Em meio ao mar de informações que são publicadas na internet todos os dias, os vídeos são o formato mais consumido nos últimos tempos. Captando a atenção do usuário em poucos segundos, o apelo visual é um dos motivos de ser tão consumido.
O sucesso dos vídeos é tanto, que as redes sociais estão privilegiando os conteúdos realizados em vídeo, principalmente os vídeos curtos, de até 1 minuto de duração.
Os reels do Instagram ou vídeos do TikTok atraem milhões de visualizações todos os dias e devem estar na estratégia de marketing de vídeos de qualquer empresa. Saiba mais!
O que é marketing de vídeo?
Qualquer estratégia de marketing digital que utilize vídeos para atrair clientes pode ser chamada de marketing de vídeo.
O marketing de vídeo pode incluir campanhas publicitárias, vídeos informativos sobre a área da saúde, institucionais com o objetivo de construir uma marca fortalecida no mercado, além de bastidores de seu consultório e outros conteúdos.
O vídeo é um formato que pode ser o centro de estratégias de marketing, inclusive as que visam gerar leads qualificados para os profissionais da saúde, mesmo que o ramo tenha suas particularidades.
Regras do marketing para a área da saúde
O marketing digital traz benefícios para todos os nichos de atuação, e para a saúde não seria diferente. Porém, o ramo possui algumas particularidades.
O Conselho Federal de Medicina criou o Manual de Publicidade Médica, que dita algumas condições para a publicidade e marketing de toda a área da saúde.
São algumas delas:
- As publicações não podem ter tom sensacionalista, além de não poderem garantir resultado em nenhum procedimento ou tratamento;
- Mesmo com autorização, é proibido usar fotos de pacientes para demonstração de resultados;
- Ao divulgar sobre equipamentos utilizados, também fica proibida a garantia de resultado ao apresentar o aparelho/técnica;
- O profissional de saúde não pode afirmar que ele é o “único capacitado” para um determinado tratamento ou procedimento.
Entre outras regras, é importante que o profissional da área de saúde esteja ciente deste Manual antes de criar sua estratégia de marketing digital.
Os benefícios do marketing de vídeo para o profissional de saúde
1. É um formato que pode abranger diversos conteúdos
O vídeo é um formato de forte apelo visual, por isso pode abranger uma infinidade de temas, especialmente sempre com conteúdo atualizado. Na área da saúde, é perfeito para informar e conscientizar as pessoas sobre doenças, problemas de saúde e apresentar dicas de como viver uma vida mais saudável.
Além disso, pode informar sobre procedimentos específicos e apresentar soluções que muitas vezes as pessoas não estão cientes. Pode tornar seus serviços mais compreensíveis ao público, gerando necessidade ou desejo.
Também pode abranger conteúdos mais leves, em vídeos curtos, para gerar conexão com o público e atrair novas pessoas para suas redes sociais.
2. Pode aumentar o tráfego orgânico das redes sociais
Por ser um formato de consumo rápido de informações, tem maior potencial de viralizar. Isso pode trazer maior tráfego orgânico para sua página.
Compartilhar conteúdos relevantes ao seu público alvo em formato de vídeo pode fazer com que seus seguidores compartilhem a publicação, aumentando ainda mais a visualização, apresentando suas redes para quem não te conhece.
Tudo isso de forma orgânica, ou seja, sem precisar realizar campanhas patrocinadas nas redes sociais e nos mecanismos de busca.
3. Alto poder de captar a atenção em campanhas patrocinadas
Falando em campanhas de anúncios patrocinados, o vídeo é um dos formatos mais utilizados nestes tipos de campanhas. Isso porque ele tem um alto poder de captar a atenção logo nos primeiros segundos, sendo ótimo para captar a atenção em anúncios patrocinados.
Se, de forma orgânica, o algoritmo das redes sociais já dá mais espaço aos vídeos, nos anúncios pagos isso seria ainda melhor. Existem formas de configurar campanhas de remarketing que mostram um anúncio para o público que assistiu seu vídeo de um anúncio anterior.
Essa ação ajuda a entender quem realmente se interessou pelo seu conteúdo e mostra ainda mais conteúdos para captar de vez este lead qualificado.
4. Perfeito para cursos on-line e conteúdos mais longos
Atualmente, é quase raro encontrar uma pessoa que nunca tenha feito um curso ou assistido a uma aula on-line. Isso acontece graças ao poder do vídeo.
E criar um curso online também pode ser uma estratégia presente no marketing de vídeos, por proporcionar um material mais específico, aprofundado no assunto e com qualidade.
Se você é um profissional de autoridade em seu ramo, criar cursos online voltados para outros profissionais ou até para o público em geral pode ser uma ótima estratégia de conseguir novos leads.
Então, agora você sabe mais sobre o marketing de vídeo aplicado na área da saúde. Inclua esse poderoso formato em suas estratégias!