De uma coisa não restam dúvidas: os últimos meses têm sido decisivos quando pensamos no setor nacional de saúde. Em meio a uma grande necessidade de atendimento, que aumenta a cada avanço do novo coronavírus, quem trabalha em organizações médicas se viu em um dilema: como lidar com a baixa infraestrutura de parte das companhias e, ao mesmo tempo, dar conta de toda a demanda diante da pandemia?
É dentro desse contexto que as soluções tecnológicas das health techs — startups do ramo da saúde — ganharam e continuam ganhando destaque.
Isso porque, com a crise atual, funcionalidades antes opcionais acabaram se tornaram necessidade. As plataformas de Telemedicina, por exemplo, têm se mostrado fundamentais para garantir o acompanhamento à distância e sem riscos (sobretudo após sua regulamentação), junto das ferramentas que otimizam a higiene e o diagnóstico das doenças dentro dos laboratórios, hospitais e clínicas. Mas elas não são as únicas.
No artigo a seguir, nós te apresentamos grandes nomes que estão transformando digitalmente a área da saúde no Brasil e destacamos os pontos onde cada empresa tem atuado. Da gestão clínica à análise de dados cirúrgicos, conheça cinco startups para não perder de vista!
Saiba quem está transformando a saúde através da tecnologia!
Memed
O grande diferencial da Memed, à ativa desde 2012, está justamente em sua solução, uma Prescrição Digital inteligente que conecta, prestadores, pacientes e farmácias rapidamente.
Através de um banco digital com mais de 60 mil medicamentos registrados, tudo que o profissional precisa é prescrever virtualmente, assinar o documento pelo próprio aplicativo e enviar ao paciente via SMS ou e-mail. Daí em diante, o paciente acessa as orientações pelo smartphone e consegue até mesmo comprar os remédios online. Prático, não?
Para se ter uma ideia de sua proporção, estima-se que, em junho de 2020, 1,1 milhão de prescrições de medicamentos foram feitas por meio da plataforma.
Além de bastante útil no dia a dia, a missão da empresa é nobre: transformar a forma como as receitas médicas são encaradas hoje. A ideia é fomentar um ecossistema de prescrições digitais, de forma que os pacientes consigam sair das consultas apenas com a versão digital de suas receitas — e sem se preocuparem com rasuras ou a perda dos documentos.
Beep Saúde
Desde 2016, a Beep investe no atendimento médico em casa, o que é uma ótima opção principalmente para membros do grupo de risco durante a pandemia.
O processo também é bastante prático, assim como no caso da Memed. O paciente só tem de baixar o app, agendar o procedimento em questão e pronto: o serviço escolhido vai até a ele. Ao todo, são mais de 29 especialidades e 30 opções de vacinas disponíveis até o momento!
Junto da praticidade, a companhia se destaca como poucas no quesito segurança. Toda a rede de médicos, laboratórios e clínicas passa por uma criteriosa avaliação com base em documentos antes de ficar à disposição do paciente, que pode ser atendido sem se preocupar com a qualidade do procedimento.
Laura
Há quem diga que a startup Laura é um dos nomes mais populares do mercado de saúde, tamanha a repercussão midiática de seus feitos. Seu carro-chefe, um software de mesmo nome, é uma ferramenta de inteligência artificial que gerencia riscos e ajuda a reduzir casos de sepse que levam à morte. Um vez identificada a gravidade do caso clínico, os médicos são notificados e conseguem iniciar o cuidado o quanto antes.
Desde o começo da pandemia, a empresa tem buscado formas de auxiliar a triagem de pacientes infectados pela Covid-19, lançando assim o P.A. Digital. Dessa maneira, as organizações conseguem acessar uma plataforma digital e verificar o fluxo de pessoas atendidas, bem como o nível de gravidade da situação.
Aliás, você sabia que, há uns meses, a health tech doou à Prefeitura de Curitiba uma dessas plataformas para triar mais efetivamente os casos do vírus? Uma ajuda louvável de um nome que garante reduzir o índice de mortalidade em 25%.
Fin-X
Enquanto as opções acima são mais voltadas para o atendimento, a Fin-X evita que instituições de saúde percam dinheiro ao atuar diretamente no combate às glosas.
Os planos são diversos e variam de acordo com a necessidade de cada situação. O “Visão”, por exemplo, é um app para médicos registrarem seus procedimentos e controlarem quanto/quando receberão os honorários. Já o “Gestão” e o “Performance” têm como foco toda a administração hospitalar, que consegue registrar e identificar os recebimentos, além de preencher e enviar as guias para convênios.
Neomed
Com uma cultura que coloca o paciente no centro, o propósito da Neomed é claro: alcançar os melhores resultados em telemedicina por meio de diagnósticos precisos. É inovação no DNA e vontade de facilitar a medicina diagnóstica com um marketplace de laudos médicos eletrônicos.
Mas, afinal, no que consiste a plataforma da Neomed? A solução conecta clínicas que solicitam exames a médicos dipostos a os laudarem (o número de checagens ultrapassa as 18 mil hoje). O interessante é que, além do suporte 24/7, todos os profissionais que fazem parte do corpo clínico são escolhidos rigorosamente: devem ser especialistas em alguma área de atuação e apenas quem é capacitado para o tipo de exame em questão pode analisá-lo.
Na prática, a agilidade do processo gerado pela Neomed se traduz em laudos muito mais rápidos, que chegam para os pacientes em tempo recorde. Resultados aguardados por uma semana, dependendo do caso, podem ser visualizados em apenas um dia. Todos agradecem.
Ficou interessado(a) em alguma dessas soluções?
Nós te ajudamos! Além de utilizar as ferramentas das startups citadas acima, você pode adquiri-las já integradas pelo nosso Conector Ágil de Sistemas, e o processo é muito prático.
Basta acessar a aba “explore” do nosso Marketplace, selecionar exatamente o nome que te interessa e preencher os dados do seu negócio. Em até 24 horas, uma mensagem da CM dará prosseguimento à integração. Simples assim!