Um dos maiores obstáculos da área de saúde é o atendimento. Os softwares para agendamento de consultas online surgiu no Brasil há pouco mais de 5 anos, e agora que começa a se popularizar no país.
O número de adesão de instituições de saúde e pacientes que estão utilizando o serviço tem crescido significativamente nos últimos meses.
O agendamento online dá a possibilidade de o paciente e a organização possuírem um novo canal de comunicação, para agendar seus procedimentos, de maneira extremamente melhor do que a forma de como é feito em um call center.
Além disso, qualquer medida que seja tomada para facilitar esse processo de comunicação e diminuir o stress entre os envolvidos (paciente e atendente) é válido.
Mas também devemos levar em consideração que soluções caras, principalmente neste momento de crise que o país tem vivido, não são muito bem vindas.
Abaixo, vamos citar as principais vantagens de se ter um software para agendamento de consultas online:
- Otimização do tempo;
- Redução de custos;
- Flexibilidade para o paciente;
- Redução de erros de agendamento;
- Segurança;
- Diminuição da taxa de não comparecimento.
Otimização do tempo de serviço e do paciente
Todo o agendamento online é feito num intervalo de tempo 4 vezes menor do que por telefone. Uma ligação pode demorar até 14 minutos, ou mais, por motivos de linha congestionada, diversos redirecionamentos, ineficiência operacional.
Em muitos casos, o paciente não é nem atendido de primeira.
“26% das pessoas não conseguem agendar uma consulta na primeira ligação”
Realizando o agendamento online, isso nunca irá acontecer, pois o sistema estará disponível no site da instituição a qualquer dia da semana e a qualquer hora do dia, e o problema de linhas ocupadas ou o não atendimento não existirá.
Redução de custos
Com a ferramenta de agendamento online, os custos com ligações (o custo de uma ligação no Brasil é de, em média, R$1,80) e com a contratação de funcionários para atendimento em call center diminuirá drasticamente pois não será necessário um profissional apenas para realizar esta função.
Flexibilidade para o paciente
Como disse acima, o paciente fica livre para marcar a consulta ou exame na hora em que ele considera melhor, pois o sistema funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Além disso, tendo uma conexão de internet, ele poderá agendar as consultas pelo do site da instituição através de qualquer dispositivo, seja ele smartphone, tablet ou computador.
Redução de erros de agendamento
Muitas vezes, por falta de atenção do atendente de call center, são marcadas duas consultas ou exames diferentes em um mesmo horário e com um mesmo médico, por exemplo.
Com o software de agendamento de consultas online, isso não acontece, pois como é tudo automatizado, ao marcar qualquer procedimento em determinado horário, com determinado médico, ele já fica bloqueado para qualquer outro agendamento.
Segurança
Sem dúvidas, uma das principais vantagens de um software de agendamento online é a segurança. Primeiramente pelo motivo que acabamos de abordar, a redução de erros de agendamento.
Além disso, com o software, as informações dos pacientes ficam armazenadas na nuvem, e não em papéis, dentro de um HD ou de um servidor interno.
Saiba mais: Segurança no call center: como garantir o armazenamento de informações
Na nuvem, as informações são criptografadas, o que quer dizer que só será possível identificar o que foi armazenado através de determinado código. Desta forma, é quase impossível perder ou roubar qualquer informação.
A nuvem ainda possibilita o acesso de suas informações através de qualquer dispositivo, seja pelo computador, por um smartphone ou por um tablet. Basta ter a senha e uma conexão de internet.
Diminuição da taxa de não comparecimento
Normalmente, a confirmação de consulta via e-mail ou SMS já vem integrada ao sistema de agendamento de consultas online.
É uma maneira mais simples e eficiente de confirmar, para não acabar com horários vazios em sua agenda, quando poderiam ser encaixados outros pacientes que precisassem do atendimento.
Central de Marcação Online – CMO
A CM Tecnologia nasceu para facilitar o dia a dia das pessoas, tanto dos pacientes quanto das que estão profissionalmente ligadas às instituições de saúde.
Empresa líder em Agendamento Online Integrado no Brasil, a CM Tecnologia desenvolveu soluções para a área de atendimento, que vão desde o agendamento online de consultas e exames, à confirmação de presença automática (via e-mail e SMS), pagamento de procedimentos particulares, etc.
Dentro disso, a CMO (Central de Marcação Online) é a ferramenta que engloba todo o assunto que tratamos no texto.
Ela é uma plataforma de agendamento online de consultas e exames totalmente integrada ao sistema de gestão de hospitais, clínicas ou laboratórios.
Como já dissemos acima, através deste software, é possível agendar e confirmar a consulta. Além disso, também é possível remarcar algum procedimento em pouquíssimos minutos.
Por meio da plataforma que faz todo o processo de agendamento online, existe também o serviço de cancelamento e remarcação do procedimento anteriormente marcado.
Este processo segue a mesma praticidade e facilidade do agendamento e pode ser feito num espaço mínimo de tempo.
“O cancelamento do exame pode ser feito em apenas 2 cliques.”
Com isso, o paciente poupa tempo e ganha em eficiência e satisfação. Enquanto a clínica tem menos problemas para resolver e dessa forma, consegue prestar um serviço de excelente qualidade para seu paciente.
Agora que você já sabe as maiores vantagens de se contratar um software de agendamento de consultas online, esperamos que faça a melhor escolha. E se sua instituição já conta com isso, nos conte quais os benefícios ele gera a ela.