5 estratégias para otimizar os processos da clínica médica

Atualmente, as estratégias para otimizar os processos da clínica médica envolvem, necessariamente, recursos tecnológicos que automatizam, facilitam o atendimento e qualificam os serviços prestados aos pacientes.

Assim como a utilização do marketing digital voltado para a área da saúde, o uso de técnicas para melhorar processos em todos os setores da clínica deve ser um dos objetivos principais dos gestores em saúde. As instituições que não investem neste sentido, acabam ficando bem atrás dos seus concorrentes e perdendo competitividade.

Quer saber como otimizar os processos da clínica médica? Então, continue lendo este artigo e coloque em prática todas as dicas.

5 dicas para otimizar os processos da clínica médica

1. Análise dos processos atuais

Em primeiro lugar, é preciso analisar os processos atuais da clínica para reconhecer quais deles precisam ser otimizados. Observe todo o contexto das atividades atuais dessas áreas:

Após essa análise, é possível compreender quais atividades necessitam de otimização e melhoria nos resultados. Outro ponto positivo desta análise é que ela possibilita, também, visualizar aqueles procedimentos que não estão gerando efeitos positivos para, assim, eliminá-los.

2. Inclusão de tecnologia nos processos

Esta, provavelmente, é a dica mais importante para otimizar os processos da clínica. O uso de tecnologias garante, por exemplo, uma gestão financeira adequada a cada situação. As plataformas informatizadas permitem agilidade nas atividades diárias da equipe, no faturamento das atividades clínicas e nos estudos econômicos da instituição.

Para isso, existem softwares destinados a controlar ações clínicas e hospitalares, nos quais é possível quantificar gastos e uso de produtos por paciente, além das despesas excedentes, que não se referem aos serviços prestados.

3. Melhorias na gestão financeira da clínica

Por falar em gestão financeira, essa é uma das áreas onde a automatização de processos também é possível, para se alcançar melhores resultados, tendo em mãos o controle sobre a receita, as despesas, os custos e o lucro que a clínica obteve.

O conhecimento pleno destas informações possibilita a formulação de um orçamento muito mais claro e eficiente para a clínica.

Além de facilitar as possibilidades de investimento, encontrar quais são os gastos que podem ser cortados na hora de economizar e, ainda, ter um sistema muito mais eficiente de cobrança, passando a emitir notas fiscais, gerar boletos e controlar a inadimplência.

4. Atualizações constantes

As novidades relativas às otimizações de gestão para clínicas estão aí para serem usadas a favor da instituição.

Os perfis nas mídias sociais, os sistemas de automação e, até, as novas maneiras de facilitar a comunicação da equipe são ferramentas para otimizar os processos da clínica médica.

E, para saber onde implementar as atualizações, faça uso da primeira dica e inicie as mudanças nos processos mais deficientes.

Outro ponto que deve ser levado em conta é o perfil da clínica, para se saber o que realmente é útil para ela. Para isso, pode ser realizado uma avaliação das tecnologias disponíveis antes que as mesmas sejam incorporadas na instituição.

Exemplo disso é quando a clínica não possui um departamento de marketing próprio.

Uma boa alternativa de otimização no processo de divulgação da instituição seria a terceirização das atividades, com a contratação de uma agência de marketing especializada na área da saúde.

5. Reuniões periódicas para receber feedback da equipe

Sua equipe tem muito a acrescentar com ideias para otimizar os processos da clínica médica. Saber o grau de satisfação de todos com as atualizações das atividades também é muito importante.

Portanto, é necessário realizar reuniões periódicas e analisar quais processos de trabalho não estão satisfazendo as expectativas.

Alguns problemas simples, como a falta de comunicação eficiente podem atrapalhar bastante a rotina dos médicos. Estas questões devem ser solucionadas o quanto antes. Coloque as dicas acima em prática e comece a obter resultados cada vez mais positivos para o seu negócio!

Sobre o autor

Bruna Rezende é economista, especialista em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestranda em administração em gestão na saúde pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Empresária com mais de 10 anos de experiência em marketing, é fundadora e CEO da E-saúde, agência de marketing digital especializada na área da saúde e que possui vasta experiência com o segmento.

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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