Você sabe o que é acreditação hospitalar? Ela se trata de um procedimento de avaliação do nível de qualidade de uma instituição de saúde. Esta metodologia é uma espécie de certificação, assim como a ISO 9001—normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão —, mas específica para o campo da medicina.
Utilizando um método criado por iniciativa das instituições brasileiras, a acreditação hospitalar, segundo a Organização Nacional de Acreditação (ONA), tem como base três princípios fundamentais:
- é voluntária, feito por escolha da organização de saúde;
- é periódica, com avaliação das organizações para certificação e durante o período de validade do certificado;
- é reservada, ou seja, as informações coletadas em cada organização de saúde no processo de avaliação não são divulgadas.
Estes recursos buscam melhorar o gerenciamento da instituição e garantir uma assistência de qualidade, com segurança e eficiência. Por precisar cumprir várias exigências para ser “acreditada”, ao conquistar esse selo, consequentemente a entidade torna-se mais reconhecida no setor da saúde.
Objetivos da acreditação hospitalar
Agora que você já entendeu o que é acreditação, saiba que seu objetivo central é proporcionar uma gestão mais organizada, com procedimentos estratégicos e competentes. Além disso, foca em:
Melhorar a administração
Todo o processo de acreditação estimula a organização de saúde a manter-se atualizada e, como consequência, mais preparada para alcançar resultados satisfatórios.
Segundo o manual da ONA (Organização Nacional de Acreditação), é necessário organizar uma metodologia didática com os funcionários de todos os cargos da instituição. Dessa forma, as metas e objetivos que a entidade deseja alcançar tornam-se mais claros para que facilmente consigam a certificação.
Aprimorar procedimentos
O sistema de acreditação também auxilia a desenvolver uma logística das informações geradas ao longo dos processos internos da unidade. Assim, posteriormente, há uma análise crítica do que foi documentado, com todas as evidências de melhorias geradas por meio da acreditação.
Entre os principais programas, destacam-se:
- Organização Nacional de Acreditação (ONA);
- Joint Commission International;
- Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde (NIAHO);
- Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS);
- Accreditation Canada.
Modelos de acreditação
Independente do tipo da acreditação, ela não avaliará um serviço ou departamento isolado, mas a instituição inteira, já que o objetivo é comprovar que as estruturas e os processos do hospital são interligados e que juntos interferem diretamente nos resultados.
Vale lembrar que, apesar de haver maneiras diferentes de conseguir a acreditação hospitalar, a principal emissora do Brasil é a ONA, buscada por 37,3% das instituições do país. Confira demais modelos abaixo!
Organização Nacional de Acreditação (ONA)
Para ser elegível neste processo, é necessário que a instituição cumpra alguns pré-requisitos, como por exemplo:
- enquadrar-se na definição de organização prestadora de serviços de saúde;
- estar legalmente constituída há pelo menos um ano;
- possuir alvará de funcionamento;
- apresentar licença sanitária;
- dispor de todas as licenças pertinentes à natureza da atividade.
Ao cumprir os requisitos, a instituição torna-se apta a participar da avaliação, mas, caso não consiga a certificação ela poderá tentar novamente depois de um ano.
Dentro do processo de acreditação existem três níveis de avaliação. São eles:
Nível 1: acreditado
Neste primeiro estágio, o foco é na segurança do paciente, sendo imprescindível que a estrutura física esteja adequada para a execução das tarefas.
Também deverá ser garantida a manutenção dos processos mediante a política interna da instituição, além de contar com funcionários habilitados para as funções que exercem.
Nível 2: acreditado pleno
Analisa-se minuciosamente, neste nível, se o processo de assistência médica garante um bom desempenho por meio do foco na gestão integrada. Este ponto engloba treinamento, auditoria interna e estratégias para tomada de decisão.
Nível 3: acreditado com excelência
Inclui a avaliação do entendimento do uso das informações obtidas nos dois primeiros níveis. É exigência dessa categoria que haja provas do uso da tecnologia da informação em prol da segurança do paciente.
Joint Commission International
A Joint Commisison International é uma organização não governamental que atua em mais de 90 países realizando acreditação hospitalar. Seus critérios de avaliação incluem:
- direitos dos pacientes e familiares;
- obtenção de indicadores internacionais de segurança;
- gerenciamento de medicamentos;
- capacitação dos recursos humanos;
- gerenciamento das informações hospitalares.
Acreditação Internacional Integrada para Organizações de Saúde (NIAHO)
A NIAHO é uma certificação internacional que estabelece normas na área de segurança assistencial, patrimonial e gestão do corpo clínico.
A certificação da NIAHO se direciona pelo conjunto de requisitos para garantir a segurança e proteção à vida e infraestrutura hospitalar. Seu foco está em resultados assistenciais eficientes.
Um dos seus diferenciais é possuir uma abordagem focada em gestão de riscos, segurança predial e proteção do paciente. Estão entre as principais vantagens de se obter a acreditação NIAHO:
- abordagem focada em gestão de riscos;
- ênfase na segurança das instalações físicas ligada à proteção da vida e saúde do paciente;
- planejamento de alta hospitalar;
- avaliação rígida do corpo clínico.
No Brasil, ela é realizada por auditores americanos que verificam detalhadamente a conformidade das organizações de acordo com as normas.
Accreditation Canada
A acreditação hospitalar canadense é um processo focado em três princípios:
- governança clínica;
- medicina baseada em evidências;
- redução da sobrecarga em colaboradores no processo de acreditação.
O processo orienta e monitora os padrões de alta performance, qualidade e segurança. O Accreditation Canada é focado no conhecimento pleno dos processos e na eliminação de qualquer padrão que não agregue valor.
Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS)
A HIMSS é uma organização sem fins lucrativos, em que a missão é otimizar a assistência por meio da tecnologia. Ela também define as condições básicas que um hospital precisa apresentar para implementar recursos de inovação.
Programa de acreditação Amil
A Amil foi a primeira operadora do Brasil a lançar um programa de incentivo à acreditação em unidades de odontologia. O programa disponibiliza consultoria gratuita e condições exclusivas de financiamento com o Instituto Brasileiro para a Excelência em Saúde (IBES).
Vantagens e desafios resultantes da acreditação hospitalar
Existem diversas vantagens provenientes da acreditação, sendo uma das principais a melhoria da gestão e da assistência ao paciente.
Pela acreditação hospitalar, a instituição consegue realizar um diagnóstico claro a respeito do desempenho de seus processos. Isso inclui atividades administrativas e cuidado com o usuário.
A certificação também melhora a reputação e a confiança nas instituições, fazendo com que seja possível identificar as áreas que ainda precisam de melhorias. É importante ressaltar que os desafios ligados à implantação e manutenção da acreditação são facilmente solucionados com um bom treinamento da equipe.
Razões para buscá-la
Os motivos para participar de um processo de acreditação vão muito além de obter um certificado. Seja como elemento estratégico ou para estimular iniciativas de melhoria de qualidade nos serviços de saúde, os resultados são extremamente satisfatórios, como:
- garantia de segurança aos pacientes e profissionais;
- maior eficiência no atendimento;
- desenvolvimento e aprimoramento do RH;
- aperfeiçoamento da utilização de recursos.
Buscar melhorias e soluções é indispensável para uma instituição, que deve, mais que almejar uma certificação, priorizar também o bem-estar dos pacientes.