Os benefícios da tecnologia digital na experiência do paciente

E é aí que entra a tecnologia, funcionando como uma forte aliada no aperfeiçoamento da gestão hospitalar. Enquanto instituições de saúde espalhadas pelo mundo todo buscam atingir tal qualidade, alguns avanços já são percebidos.

Mas quais são os reais benefícios da tecnologia digital na experiência do paciente? Pois é sobre isso que vamos falar neste post. Então confira:

Processos simplificados

O uso da tecnologia em processos simples — como a emissão de senhas por meio de um sistema eletrônico — até sua aplicação em processos mais complexos — como a implementação de políticas de saúde preventiva após a análise detalhada do perfil dos pacientes atendidos — requerem um olhar diferenciado para as informações.

Nesse cenário, as instituições devem implementar tecnologias para realmente atender às necessidades de seus pacientes e facilitar a atuação de suas equipes clínicas, não implementando sistemas apenas para se atualizarem.

Prestar um atendimento de qualidade com base na experiência do paciente é uma realidade perseguida por muitas instituições de saúde. Mas atender com esse foco também é um grande desafio.

Prontuário eletrônico

Informatizar os prontuários é uma necessidade de qualquer instituição de saúde preocupada com a segurança dos dados de seus pacientes e com a melhoria de seu serviço de atendimento.

O importante é utilizar todas as possibilidades de que esse mecanismo dispõe, tornando o acesso aos dados muito mais rápido e eficaz. A perda de tempo para buscar fichas e exames anteriores de um paciente será evitado!

Hoje o médico trabalha com uma alta gama de informações que melhoram e agilizam a produção do prognóstico, o que agiliza os processos como um todo.

Medicina preventiva

Sistemas de saúde de todo o mundo defendem que o foco do atendimento precisa estar na prevenção, mas são poucas as instituições que realmente conseguem trabalhar esse ideal na prática.

Essa atitude pode começar com o envio de lembretes em forma de mensagem para informar aos pacientes que está na hora de fazer seu checkup anual ou que é tempo de tomar a segunda dose da vacina contra a Hepatite, por exemplo.

Afinal de contas, a maioria dos pacientes precisa ser provocada para procurar o serviço de saúde sem ter algum problema específico. É por isso que mecanismos como as mensagens via SMS podem ajudar bastante!

Facilidade de acesso

Não basta convidar o cliente a utilizar algum serviço, é preciso mostrar que o acesso realmente é rápido, facilitado e pode trazer benefícios. Softwares que permitem o agendamento de consultas e exames online, por exemplo, oferecem maior comodidade ao paciente e melhor aproveitamento dos recursos e horários médicos.

Quando a clínica, o hospital ou o laboratório trabalha com um sistema de marcação on-line, é possível desafogar o atendimento telefônico e reduzir reclamações do serviço de call center.

Além disso, consegue-se analisar quais dias e horários são mais demandados a fim de oferecer mais serviços nessas datas.

Prestar um serviço de saúde com base na experiência do usuário requer, ainda, uma atenção especial à gestão de pessoas da instituição. Não adianta oferecer excelentes aparatos tecnológicos ao paciente se os colaboradores internos não são capacitados para utilizá-los, não concorda?

Treinar os funcionários para usar sofisticados aparelhos de tomografia não trará diferencial para o seu negócio. Mostre a eles que nenhuma tecnologia, por  mais avançada que seja, substitui o olhar atencioso, a fala calma e pausada e a verdadeira intenção de resolver o problema dos pacientes.

As tecnologias contribuem — e muito! —, mas vale lembrar que para a experiência do paciente ser um sucesso, um bom atendimento não deve ser deixado de lado.

Agora comente aqui e nos conte que tecnologias ajudam a sua instituição a oferecer um cuidado baseado na experiência do paciente? Compartilhe suas experiências e impressões conosco!

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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