Saiba mais sobre o futuro da inteligência clínica na área da saúde

Sua clínica ou seu hospital é inteligente? Por mais que, a priori, a pergunta possa parecer estranha, há aí muita relevância! Para que a clínica ou o hospital seja inteligente, não basta simplesmente contar com profissionais de saúde devidamente capacitados, receitas financeiras à disposição e muita tecnologia, se não souber aproveitar o potencial desses recursos.

Pois o que a inteligência clínica propõe é justamente utilizar as ferramentas tecnológicas existentes a favor do negócio, otimizando os recursos existentes e trazendo mais benefícios para sua instituição, sejam eles financeiros, de segurança ou, é claro, de cuidado com o paciente.

Pronto para saber mais sobre esse conceito e suas aplicações? Então confira:

O que é a inteligência clínica?

Inteligência clínica se refere à categoria de TI que reúne e analisa dados criados durante a prestação de serviços médicos, com o objetivo de dar suporte aos gestores e aos profissionais da saúde na hora de tomarem as melhores decisões para o negócio.

Isso quer dizer que essas tecnologias produzem conteúdos relevantes, que de fato dão assistência e funcionam como uma ferramenta de apoio, trazendo, com isso, resultados cada vez melhores e mais eficientes.

E a perspectiva é promissora, já que, à medida que a tecnologia for se desenvolvendo, a inteligência clínica se tornará cada vez mais comum e eficaz. Nesse cenário, novas técnicas ocasionarão mudanças nos processos clínicos e na maneira de se pensar o negócio na área, de maneira que se espere para o futuro uma personalização cada vez maior no atendimento ao paciente.

Como ela pode ajudar sua instituição?

Marcação de consultas

Em um mundo com tantas tecnologias, onde as pessoas estão sempre conectadas e digitar e clicar é muito mais fácil e rápido que pegar o telefone, às vezes é difícil entender por que alguém se daria ao trabalho de ligar para marcar uma consulta, não é verdade? Pois o agendamento online aparece aí como uma opção muito prática para seus clientes, possibilitando a marcação de consultas e exames com mais rapidez a qualquer momento do dia e da semana.

Além da facilidade para o cliente, essa ferramenta também traz mais comodidade para os funcionários da empresa, uma vez que não requer grandes mudanças e sua instalação e utilização não apresentam grandes dificuldades. Assim todo mundo sai ganhando!

Linhas cirúrgicas e de serviços

Muitos erros de medicação ou mesmo cirúrgicos poderiam ser evitados se certas tecnologias e ferramentas adequadas fossem utilizadas.

A implementação da inteligência clínica nesse setor traz mais segurança ao gestor, mais efetividade à instituição e mais conforto a seus clientes. E a verdade é que muitas dessas tecnologias já estão disponíveis no mercado, desde microrrobôs capazes de realizar cirurgias microscópicas até medicamentos que causam menos efeitos colaterais e diminuem o tempo de tratamento, mas se tornarão ainda mais comuns nos próximos anos.

Essa é uma boa hora para procurar saber quais são as mais adequadas para sua clínica ou seu hospital, avaliando quais trarão mais retorno.

Por que adotar a inteligência clínica?

Um estudo feito pela HIMSS Analytics sobre Clinical & Business Intelligence em 2015 demonstrou um aumento de 6% no número de organizações que adotam alguma solução de inteligência clínica desde 2013, e a tendência é que esse número continue crescendo.

Isso nos mostra que as instituições de saúde estão, sim, reconhecendo a importância das análises clínicas e de negócios e os respectivos benefícios trazidos por elas nas tomadas de decisão, nos retornos financeiros e nos serviços e produtos oferecidos aos clientes.

A lógica é simples: uma clínica inteligente atrai profissionais inteligentes, pois profissionais da área de saúde capacitados procuram por instituições que ofereçam as ferramentas tecnológicas mais modernas, eficazes e bem adaptadas para, em troca, prestarem um serviço com muito mais qualidade e segurança.

Os clientes também são beneficiados, uma vez que passam a contar com um tratamento completo e preocupado com sua qualidade de vida como um todo. E, finalmente, sua clínica ou seu hospital será igualmente contemplado, tornando-se reconhecido como uma instituição desenvolvida e funcional, tanto pelos médicos quanto por seus clientes. O resultado é mais retorno e sucesso!

Uma clínica de saúde que não está inserida no mundo da tecnologia inteligente não conseguirá acompanhar as demandas cada vez mais exigentes do mercado e dos clientes. Você quer ficar para trás ou se tornar um líder na área da inteligência clínica? Então, fique por dentro das nossas redes sociais e assine nossa newsletter ao lado.

Gostou? Compartilhe este artigo com seus colegas.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Nuria © 2012-2023         Feito com ❤️ em Belo Horizonte