Comum entre os profissionais e instituições de saúde, o não comparecimento às consultas pode ocorrer por uma série de motivos, entre conflitos pessoais e questões além do indivíduo. A falta de aviso prévio do cancelamento, nesse sentido, pode significar uma série de problemas para as organizações, geralmente dúvidas das atendentes sobre o que está prestes a acontecer. Afinal, esperar mais um pouco ou assumir que o cliente não chegará?
Embora soe como irresponsabilidade por parte de quem solicita o serviço, isso pode acontecer pela dificuldade que o paciente tem ao entrar em contato por telefone com a instituição, por falta de tempo para fazer a ligação (que, sabemos, pode demorar bastante), por esquecimento ou até mesmo por algum imprevisto em seu dia.
Abaixo, vamos abordar as principais vantagens da mensagem de cancelamento de consulta através de SMS (como a redução no número de faltas nos horários agendados, a otimização de tempo e de trabalho a redução de custos com o atendimento) e como aderir a esta estratégia.
Visão geral: O brasileiro e o uso do telefone celular
Segundo pesquisa realizada em 2015 pela Global Web Index, o Brasil é o terceiro país do mundo que mais passa tempo no celular, ficando atrás apenas da Tailândia e Arábia Saudita. Em um outro estudo, desta vez divulgado pela Opus Software, os dados apontam que aproximadamente 73% dos brasileiros que possuem smartphone não saem de casa sem ele
Para os jovens, é ainda o item mais importante a ser levado de casa a um evento, antes mesmo de documentos ou dinheiro.
Além disso, 88% dos brasileiros que possuem smartphone usam o aparelho para a troca de mensagens. Apesar de o percentual de jovens ser obviamente mais alto, 70% dos usuários com mais de 55 anos realizam operações do tipo.
Ainda há a vantagem de que o SMS não depende da internet para que seu envio seja efetuado, atingindo assim um maior público e com mais agilidade. Vemos, desta maneira, que o uso das mensagens de celular e a possibilidade de cancelamento por ela pode ser proveitosa e eficiente.
Vantagens da mensagem de cancelamento de consulta
Redução no número de faltas
Como citamos, existem vários fatores que levam o paciente a não comparecer em uma consulta ou procedimento sem avisar. Com a possibilidade do SMS, o paciente pode confirmar ou cancelar o atendimento por mensagem no momento que considerar mais oportuno.
O recurso difere bastante das ligações telefônicas, nas quais há o risco de o paciente não poder atender no momento e não retornar para a clínica.
Otimização no tempo e serviço de atendimento na instituição
Utilizando a ferramenta que permite ações através de SMS, o tempo gasto com confirmações e cancelamentos feitos manualmente pode ser concentrado no melhor atendimento presencial do paciente que já está na instituição.
Além disso, a comunicação paciente-instituição fica mais eficiente devido ao uso constante dos celulares. Uma entrevista da revista Time revela que 60% dos brasileiros checam o dispositivo móvel pelo menos uma vez a cada 30 minutos.
Redução de custos
O custo das ligações de confirmação pode ser reduzido quando isto é feito através do envio de um SMS.
O custo de uma ligação no Brasil é de, em média, R$1,80, um dos mais caros do mundo segundo a UIT (União Internacional de Telecomunicações).
Se o paciente não atende, há perda de tempo e dinheiro, pois o atendente terá de ligar repetidas vezes.
Além disso, fazer uso do envio de SMS ainda possibilita a redução de custos com a mão de obra, pois torna desnecessária a presença de algum funcionário para realizar e receber as ligações para confirmação/cancelamento dos procedimentos.
Como acontece o cancelamento via SMS
A mensagem SMS tem uma restrição de 160 caracteres. Sendo assim, ela é mais sucinta, fazendo com que o receptor tenha maior tendência a ler o que está escrito.
Dentro disso, vou te mostrar um exemplo de mensagem a ser enviada, que pode ser:
Oi, Clara. Você tem uma consulta marcada amanhã, às 15h, no Hospital X. Se for comparecer, responda com a palavra SIM. Se precisar cancelar, envie NÃO.
A mensagem pode ser enviada de outras maneiras e respondida por e-mail, mas via SMS, há mais praticidade e agilidade.
CM Confirma
Através da ferramenta CM Confirma, uma mensagem de confirmação é enviada para o paciente via SMS e/ou e-mail em um prazo determinado (24 ou 48 horas) antes da realização do procedimento.
Respondendo a ela, o indivíduo confirma se irá ou não poder comparecer no horário agendado previamente.
Ratificando a consulta, a plataforma transfere automaticamente a resposta para a base de dados da instituição dentro do sistema de gestão e a notifica com o status de paciente confirmado. Já cancelando, o horário é desmarcado também automaticamente e liberado para alguém que esteja precisando marcar.
Redução da taxa de não comparecimento, praticidade, conforto para o paciente e otimização do tempo e serviço da atendente da clínica ou hospital são apenas algumas das vantagens de se contratar o CM Confirma.
E você, já utiliza algum recurso para confirmar e cancelar consulta marcada em sua organização? Se sim, conte para nós quais foram os resultados e em como isso ajuda no seu dia a dia. E se restarem dúvidas, estamos à disposição para ajudar a resolver!