O uso de tecnologias para hospitais é uma tendência crescente. Seja para melhorar a experiência dos pacientes dentro das instituições ou organizar processos, as inovações são o futuro da saúde.
Não é possível avançar sem que haja investimento em modernização. Nesse contexto, até a administração hospitalar é beneficiada com a adoção de sistemas de gestão e softwares que otimizam processos.
No setor da saúde, as inovações têm a função de melhorar a vida das pessoas. Assim, possibilitam digitalizar processos, incrementar a cultura organizacional e a aumentar o nível do acolhimento.
As tecnologias vestíveis (ou wearables), por exemplo, permitem acompanhar os pacientes a distância e antecipar intercorrências nos tratamentos. E, a tecnologia da informação otimiza processos, melhorando o uso do tempo dos colaboradores e reduzindo custos.
Isso é possível por uma relação de causa e efeito, que alinha setores e fornece métricas. Um dos efeitos desta adoção é que os recursos de conectividade deixam a instituição mais perto de conquistar certificações de qualidade.
Vantagens do uso de tecnologias para hospitais
Existe um movimento mundial de automação da indústria hospitalar. Os recursos transformam o mercado da saúde são um grande diferencial competitivo.
Além disso, contribuem para redução de custos, segurança de dados, criação de indicadores e auxilia no crescimento, como pode ser visto a seguir:
Redução de custos
Mesmo que o investimento em tecnologia seja alto, ele é recompensado a longo prazo. Essencial para reduzir custos em diferentes áreas, existem inovações que reduzem o desperdício de insumos ou substituem atividades manuais.
A automação de marcações de consultas otimiza o tempo dos colaboradores. Com isso, contribui para a redução das despesas operacionais, não sendo necessário ficar ligando para confirmar consultas e exames.
Ao armazenar dados digitalmente, há a economia de espaço e diminuição de gastos com papel.
Segurança de dados
A segurança das informações é fundamental para o bom funcionamento das unidades de saúde. E, afeta diretamente a qualidade do serviço prestado, a gestão hospitalar e a satisfação dos pacientes.
A praticidade de um bom sistema de gestão faz com que todas as informações fiquem centralizadas em um único local. Assim, é mais fácil administrar e manter a segurança, por meio de backups e criptografia.
Criação de indicadores
As tecnologias permitem o gerenciamento de estatísticas. Tudo é feito de acordo com os dados registrados nos programas, viabilizando a criação de indicadores.
Com isso, os gestores podem fazer planejamentos estratégicos, estimar investimentos e precificar corretamente os serviços. Sendo possível, também, agir com mais rapidez para corrigir falhas e resolver problemas.
Auxílio no crescimento
Com a grande concorrência que existe no setor, a satisfação dos pacientes é determinante para que uma instituição se destaque. A adoção de programas e maquinários, além de melhorar o tratamento de doenças, ajuda na excelência do atendimento.
Consequentemente, isso reflete no modo como a empresa é vista no mercado. Portanto, quanto mais equipado tecnologicamente o hospital está, melhor será a sua gestão e o fortalecimento da imagem da instituição. E, o crescimento e amadurecimento da entidade implica em diferenciais competitivos.
Por todos esses fatores, é preciso repensar a automatização, a atualização dos processos e a racionalização de plataformas.
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