Ao realizar o agendamento online, o paciente tem a facilidade e comodidade para a marcação dos exames. Online, ele define no sistema o melhor horário, a unidade mais próxima e se for de preferência o profissional.
Sempre que o paciente marca um exame, é essencial que ele tenha um preparamento em particular para cada um, pois isso auxilia para que não haja fatores que alterem os resultados dos exames.
Cada instituição possui um determinado procedimento padrão para realização dos exames, que pode variar de acordo com o tipo de procedimento adotado, no ato da coleta de amostras ou no uso dos instrumentos adequados.
Determinados exames exigem jejum por um determinado tempo, outros exigem que o paciente beba bastante água, enfim, cada um tem um procedimento particular, para que os resultados sejam os mais claros e certos possíveis. Dando um diagnóstico mais preciso, para que caso haja uma enfermidade, ela seja tratada corretamente.
O que muitos pacientes esquecem é que a maioria dos hospitais, clínicas e laboratórios, disponibilizam essas informações em seus sites. Ou até a própria telefonista informa na hora da marcação da consulta.
Porém, na maioria das vezes essas informações se perdem. Com a falta de atenção do paciente ou pela inabilidade da atendente ao repassar a informação e confirmar se o paciente entendeu todos os pontos.
Consequência
Essa falha na comunicação entre paciente, atendente e instituição de saúde. Pode causar um transtorno de diversas proporções para as instituições de saúde. Seja na insatisfação do paciente, na conduta da instituição ou no gasto de tempo e agenda.
Já que o paciente que não cumpre as devidas exigências, não consegue realizar o exame, tem como consequência um reagendamento e por último (e mais grave). Resultados incompatíveis e com alterações que podem prejudicar o laudo do médico.
Ficar atento a essas práticas é tão importante para a instituição quanto para o paciente.
Por isso é essencial que a instituição facilite e deixe o mais visível possível essas informações. De modo que nada dê errado e com isso o paciente consiga realizar seus exames, cumprindo todos as recomendações necessárias.
Como solucionar esse problema
Deixar bem claro essas informações é o primeiro passo. No caso de site é importante deixar as recomendações junto ao campo de marcação de consulta. Dando o maior destaque possível, para que seja visível para qualquer um que for marcar o exame.
Outra solução que tem maior eficácia, para que não haja ruídos no momento de informar o paciente sobre as práticas de preparo para determinados exames, é a adesão de um sistema automatizado que facilite o agendamento e que tenha à disposição do paciente, todas as informações que ele precise à sua disposição a qualquer momento.
A CM vai te ajudar!
Empresa líder em Agendamento Online Integrado no Brasil. A CM Tecnologia desenvolveu soluções para a área de atendimento, que vão desde o agendamento online de consultas e exames, à confirmação de presença automática (via e-mail e SMS), pagamento de procedimentos particulares, etc.
Dentro disso, a CMO (Central de Marcação Online) é a ferramenta que engloba todo o assunto que tratamos no texto.
Ela é uma plataforma de agendamento online de consultas e exames totalmente integrada ao sistema de gestão de hospitais, clínicas e/ou laboratórios.
Dentro do sistema existe uma área exclusiva, onde o paciente possui todas as informações sobre as práticas e preparações do exame que irá realizar em destaque. E com um campo onde o paciente confirma estar ciente que deverá realizar essas práticas.
Assim instituição e paciente estarão protegidos de demais problemas. Dado que no momento que ele confirma estar ciente que deverá praticar as devidas preparações. Não haverá interferências nos resultados do exame, não ferindo a qualidade do atendimento da instituição.