Atualmente, o marketing aplicado nas instituições de saúde ainda é pouco utilizado, primeiramente pelo fato de os profissionais da área desconhecerem seus conceitos e benefícios, e também por ser um assunto que já foi alvo de certo preconceito, pois era visto como uma forma de “exploração” da doença e enfermidade dos pacientes.
Porém, hoje em dia este conceito está sendo desmistificado e cada vez mais instituições de saúde adotam o marketing em suas ações.
Mas para entendermos o que é o Marketing Hospitalar, devemos antes compreender o conceito de Marketing no geral.
O que é Marketing?
Segundo o American Marketing Association, o marketing é uma ação conjunto de instituições e processos feito para comunicar, criar e trocar ofertas que tenham algum valor para o consumidor, cliente, parceiro e sociedade em geral.
Assim como ele, o marketing hospitalar tem a função de otimizar os recursos da instituição de acordo com as demandas e necessidades da sociedade.
O Marketing Hospitalar
Ele também pode ser definido como um “conjunto de estratégias que permite identificar as necessidades de saúde, conforto, bem-estar e qualidade de vida do cliente / paciente, satisfazendo-as através de um atendimento humanizado, com segurança e qualidade, criando dessa forma, valor para a organização e novas oportunidades” (LUNA, 2012).
Sendo assim, vemos que o Marketing Hospitalar visa não apenas conquistar novos pacientes, mas também manter e atender da melhor maneira possível os que já foram atendidos na organização.
O que diferencia o marketing hospitalar para os outros tipos de marketing é que nele, deve-se atentar para o fato de que o hospital ou clínica não irá criar necessidades desnecessárias em nenhum paciente apenas para fazer com que ele vá à instituição com mais frequência, mas sim trabalhar para criar uma experiência sempre positiva a ele, e caso necessário, ele volte futuramente.
Para isso, é preciso entender o comportamento do cliente, futuro cliente e qualquer pessoa / empresa que se conectar com a instituição de saúde.
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Estratégias do Marketing Hospitalar
Como vimos anteriormente, o marketing hospitalar tem muito do marketing geral. Ambos possuem sua base nas mesmas teorias, mas existem algumas estratégias específicas e éticas para aquele que é voltado para hospitais, clínicas e consultórios.
A presença na internet e mídias sociais vem se destacando com o tempo em meio aos profissionais da saúde, mas ela deve ser discreta; médicos e instituições podem possuir contas em redes como Facebook e Linkedin, mas nunca prestar qualquer tipo de consultoria através delas ou de sites.
É importante também estar presente nos primeiros resultados de busca no Google, criando mais visibilidade e credibilidade (devemos nos lembrar que quando o internauta está em busca de qualquer tipo de informação, é ao Google que ele recorre, em 98% das vezes).
Possuir diversos canais de comunicação com o público externo também gera uma atmosfera positiva e bons resultados, pois o paciente ou futuro paciente se sente mais acolhido e reconhecido, e a interação acontece com mais facilidade.
A instituição de saúde deve sempre focar no problema do paciente ao invés de simplesmente dar a solução.
Potenciais paciente, de qualquer área, não estarão interessados em saber o que você tem a oferecer até que ele perceba que a sua empresa realmente entende do que ele precisa, e que tem uma solução para resolver o seu problema.
Como executar o Marketing Hospitalar
Após conhecer e compreender os conceitos do Marketing Hospitalar, chegou a hora de que você aprenda a executá-lo.
Conheça seu público
Conhecer as demandas e necessidades de seu paciente e potencial paciente é o primeiro passo para qualquer estratégia de marketing, afinal, você estará trabalhando e produzindo exclusivamente para seu público.
Treine sua equipe
O marketing hospitalar deve levar em conta a excelência e competência de seus funcionários e corpo clínico da instituição. Todos devem entender a estratégia que está sendo utilizada para cumprirem seus papéis da melhor maneira.
Atendimento Humanizado
A forma como um paciente é recebido e tratado em uma instituição de saúde faz toda a diferença desde o início. É isso que irá fazer com que ele se sinta à vontade, volte se necessário, e indique seu serviço a quem mais precisar.
Se ele não se sentir acolhido em um ambiente onde está indo em busca de cuidados, a chance de ele voltar é praticamente nula.
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SEO (Search Engine Optimization)
Quando trabalhamos com mídias sociais e internet no geral, este deve ser um conceito claro.
SEO é uma técnica de construção de texto que otimiza seu conteúdo em relação às buscas online e facilita com que sua marca ou empresa seja encontrada e lembrada por quem procura pelo assunto.
O que define a boa colocação da sua página em um resultado de um site busca como Google e Bing é a relevância das palavras chave utilizadas.
Portanto, fazendo bom uso das técnicas de SEO, sua página ficará entre as primeiras dos rankings dos sites de pesquisa.
Busque estratégias como o agendamento online
Com ferramentas como o agendamento online, o tempo do paciente com telefonemas é reduzido, e isso aumenta sua satisfação e conforto.
Além disso, o benefício é mútuo: tanto para o paciente, que terá mais praticidade, quanto para a instituição, pois os custos com call center são reduzidos.
Monitore Resultados
Novamente, como em qualquer área, os resultados devem ser monitorados para entender onde as estratégias adotadas estão levando a instituição.
Dessa forma, é possível seguir com as estratégias que deram certo, e modificar ou melhorar as que não trouxerem resultados satisfatórios.
Conclusão
É normal que hospitais e clínicas, no geral, demorem a aderir a novas tecnologias e estratégias, mas aos poucos, a área da saúde vem se livrando de antigos conceitos em relação à realização do marketing de suas instituições, e entendendo que ele não visa apenas a divulgação de instituições, mas sim a boa experiência de um paciente.
Também é importante ter consciência de que os custos com bons profissionais da área de marketing irão gerar lucros futuros para a empresa e sua boa reputação com o público externo.
A CM Tecnologia pode te ajudar a encontrar maneiras de otimizar a interação do paciente com a instituição, fazendo com que sua experiência, antes de chegar ao local de atendimento, seja mais prática, rápida e confortável.
Agora, queremos a sua opinião sobre o assunto: acha válido implantar técnicas de marketing em instituições de saúde? E se já implantou em sua empresa, obteve bons resultados?
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