Mandar SMS pode aumentar o faturamento da minha empresa?

Saiba quais são os beneficios de mandar SMS em sua empresa

Consultar em qualquer instituição de saúde não é algo fácil. Além do ambiente que naturalmente é estressante, é extremamente difícil organizar a rotina de atendimentos, logo, atrasos são comuns e a solução, por incrível que pareça, pode estar em mandar SMS.

Sim, um SMS pode fazer toda a diferença na rotina de seu hospital ou clínica e vamos explicar o porque nesse texto.

Só para deixar claro, quando falamos de SMS, não estamos falando apenas de enviar mensagens de forma avulsa e você irá entender isso no decorrer do texto.

Mas antes, vamos contar um pouco como funciona o atendimento em clínicas/hospitais de forma padrão. Assim que o paciente liga ou envia um e-mail, o responsável pelo contato realiza o cadastro no ERP e a consulta é agendada.

Antes da consulta, é necessário que o atendente realize a confirmação e mesmo assim, ocorrem cancelamentos de última hora.

Devido a isso, a instituição sofre prejuízo, já que a consulta não foi paga e o horário em questão foi fechado na agenda.

Agora você deve estar se perguntando – como mandar SMS irá resolver esse problema? A resposta é bem simples. A confirmação pode vir apenas em segundos!

 Mandar SMS – quando o velho se torna novo

Já vimos muitas clínicas e hospitais utilizarem o Whats App para agendamento de consultas e exames.

Até por isso em um primeiro momento é complicado explicar como o SMS irá ajudar sua clínica ou hospital, já que o Whats App não possui nenhum custo de operação.

Mas, o Whats App tem um grande problema que compromete toda sua operação. É necessário um operador humano, logo, ele se torna não escalável e possui custos indiretos.

Quando falamos isso, queremos dizer que quanto maior a demanda, mais pessoas serão necessárias para operacionalizar o novo processo e ele acabará se tornando mais caro.

Logo, o aplicativo que foi adquirido pelo Facebook passa a não ser a solução ideal para esse cenário!

Entretanto, em certo ponto, quem pensa que mandar SMS também não tem valor para o mercado da saúde, está correto. Sozinho, ele realmente não possui grandes funcionalidades e também não é escalável – como todo serviço que dependa de um operador humano.

Enquanto for necessário uma pessoa operando o sistema, ele não consegue trazer ganhos de produtividade e se a demanda for alta e o operador não der conta de atende-la, a experiência do paciente também será prejudicada, afetando bastante a força da marca do hospital ou clínica.

Mas, e se existisse um sistema que automatizasse todo esse processo? Como já falamos, a taxa de no show (desistências de última hora) é algo que traz bastante stress financeiro e por isso, se existir uma solução que resolve isso de forma barata, devemos buscá-la e para a sorte de todos, é sobre ela que iremos falar com você, leitor.

Mandar SMS com sistema automatizado

Nós da CM Tecnologia acreditamos que toda empresa deve focar unicamente na seu core business (foco do seu negócio).

Um hospital e clínica deve ter excelência na sua especialidade, mas, como toda instituição que atende toda a cadeia de valor – desde o atendimento até a realização das consultas – é comum que alguma parte dela seja negligenciada, até pelo know how dos gestores de saúde que é focado na área médica e não de processos.

Quando criamos um sistema que além de mandar SMS, envia diretamente os dados para o ERP, conseguimos tirar o operador humano do processo, logo, reduzir as chances de erro e ainda por cima aumentando a produtividade final do processo.

O sistema funciona da seguinte forma:

  1. Paciente agenda o exame;
  2. Os dados vão diretamente para o ERP;
  3. Em uma data previamente escolhida, o sistema envia um SMS para o paciente, perguntando se ele irá mesmo para a consulta;
  4. Assim que ele confirma, o sistema já dá baixa. Caso o paciente não confirme, o sistema tenta encaixar outra pessoa no horário.

E nós sabemos que em momentos de crise, isso é vital para manter o faturamento ou até aumentá-lo, não é mesmo?!

Para facilitar ainda mais a decisão do gestor de saúde esse tipo de abordagem com o paciente (ou cliente) já foi validada com o mercado. Muitos restaurantes que trabalham com reserva, por exemplo, já trabalham com esse sistema e estão colhendo excelentes resultados.

Porém, para não tratar o assunto de forma isolada, vale citar também as mudanças que estão ocorrendo recentemente na área da saúde, visando adequar as operações ao cenário de crise.
Saiba quais são os beneficios de mandar SMS em sua empresa

Crise como motor do desenvolvimento

Muitos parceiros nossos costumam falar que o maior motor para o crescimento e desenvolvimento de uma nação é a crise.

Isso ocorre pois as pessoas são movidas por dois parâmetros:

  • Medo;
  • Oportunidade.

Com um país em crescimento, não existe urgência para revolucionar as operações em um mercado com várias restrições à entrada como o da saúde, por exemplo.

Mas, durante a crise, mesmo sem enfrentar muitos concorrentes, como um restaurante por exemplo, é necessário reduzir custos e aumentar a produtividade, para sobreviver ou mesmo tentar aumentar o faturamento.

E como o medo é fator que mais gera urgência no ser humano, a crise tem forçado instituições de saúde a se tornarem mais eficientes e por isso, mandar SMS, agendar exames onlines, dentre outras soluções, tem sido cada vez mais utilizadas!

 Conclusão

O avanço tecnológico é um caminho sem volta. Todos os mercados, em alguma medida, estão sendo afetados pela revolução que está acontecendo no mundo.

Com a crise que está batendo no Brasil, deixar de inovar não é uma opção.

As vezes, a inovação se esconde nos atos mais simples, que vão desde mudar um modelo de negócios, automatizar processos ou mesmo mandar SMS.
E a sua instituição, como tem enfrentado a crise? Os processos estão sendo automatizados? Se quiser entender como melhorar o nível do seu atendimento e ainda faturar mais, basta entrar em contato com nosso time de especialistas!

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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