Vantagens da integração de sistemas na saúde

Vantagens da integração de sistemas na saúde

A integração de sistemas na saúde torna os processos mais fluidos, já que facilita o acesso ao histórico e dados de cada paciente.

Seja em um hospital ou clínica médica, se todos os setores puderem acessar os mesmos dados, ocorre agilidade no atendimento, assim como na prescrição de medicamentos ou outros procedimentos.

Mas, ter informações completas dos pacientes, e de fácil acesso, não só agiliza os processos durante o atendimento, como também contribui com um atendimento mais seguro.

Como é realizada a integração de sistemas na saúde?

Consideramos um mesmo estabelecimento de saúde, em que existem diferentes setores. Se estes utilizarem sistemas integrados, ambos os setores terão acesso às informações dos pacientes.

Para isso, existem no mercado hoje, diferentes formas de integração entre sistemas.

Além disso, pode ocorrer por um mesmo software ou vários deles, sendo que no compartilhamento de informações, eles utilizam um mesmo banco de dados.

Entre os sistemas que podem ser utilizados em conjunto em um consultório, clínica ou hospital, estão: arquivo de imagens, cadastro de pacientes, agendamento de consultas e prontuário eletrônico.

parcerias-health-techs

Por que investir na integração entre sistemas para saúde?

São muitos os benefícios de investir em integração entre sistemas para saúde. Alguns são:

1. Processos menos burocráticos

Uma vez que o paciente preenche as informações, ele não precisa repeti-las para conseguir um atendimento. Isso torna a jornada mais fácil e rápida, além de reduzir a fila de espera.

2. Redução de erros

Quando um só funcionário preenche as informações do paciente, diminui as chances de erros de digitação e, caso ocorra, no próximo atendimento, quando o paciente tiver que confirmar seus dados, é possível identificá-los, apenas corrigindo-os.

Diferentemente disso, quando as informações precisam ser registradas mais de uma vez, aumenta a possibilidade de erros de digitação, bem como de falhas de comunicação, especialmente quando setores diferentes precisam acessar estes dados.

3. Conveniência aos pacientes

Para oferecer cada vez mais conveniência, muitas clínicas estão apostando em um novo formato, alterando assim, o modelo tradicional na assistência médica. Atualmente, as pessoas querem mais facilidade, unida a segurança de suas informações.

Pensando em agradar os pacientes, algumas das melhores operadoras de planos de saúde, e empresas que oferecem convênio médico em parceria com operadoras, estão investindo em portais, apps e outros sistemas em saúde.

Entre as vantagens, oferecem em um mesmo lugar informações sobre profissionais, resultados de exames, consultas, boleto e outros. Um exemplo são os aplicativos que reúnem informações úteis, como sobre atendimentos emergenciais e diversas outras facilidades ao cliente.

4. Análises de imagens disponíveis a diferentes setores

É bastante comum que em planos de saúde, o sistema seja interligado, o que vem facilitando bastante a comunicação entre diferentes setores.

Assim, se um paciente faz um exame de imagem no pronto atendimento, por exemplo, e precisa ser atendido em um consultório médico, o especialista terá acesso às imagens, sem o paciente precisar levar o exame. 

E mesmo dentro do hospital, ao realizar um Raio X, por exemplo, automaticamente o médico que está atendendo o paciente receberá as imagens em seu sistema, sem precisar de impressão do resultado. Isso funciona para diferentes procedimentos, como tomografia, ressonância magnética e outros.

Como você viu, estes são alguns exemplos de como a integração de sistemas na saúde é essencial. Afinal, contribui para a execução de processos, em que diferentes especialistas e profissionais, em geral, podem encontrar um padrão para maior eficiência no atendimento ao paciente.

integração de sistemas na saúde - cm connect

Gostou? Compartilhe este artigo com seus colegas.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Nuria © 2012-2023         Feito com ❤️ em Belo Horizonte