Funcionários, donos, recursos intelectuais, financeiros, materiais e tecnológicos, procedimentos e diversos outros fatores se inter-relacionam para criar os processos internos de sua clínica. E manter esses procedimentos a todo vapor é essencial para usufruir de uma melhoria contínua no atendimento, concentrando suas ações no cliente de forma a garantir que o sistema produtivo da instituição seja realmente competitivo no mercado, consequentemente aumentando seus lucros.
Quer aprender a crescer e inovar voltado para os processos internos da sua clínica? Então é só conferir o nosso post:
Encontre as falhas
Qualquer insatisfação sua ou dos clientes deve ser considerada como um problema a ser resolvido o mais rapidamente possível, já que indica uma falha no andamento de algum processo.
Para identificar esses erros você deve estar disposto a vê-los, procurando-os pela clínica com um olhar positivo, focado na gestão da qualidade. Lembre-se de que cada problema encontrado é muito mais que um simples problema, devendo ser considerado, na verdade, como uma oportunidade de melhoria, de reconstrução e de reformulação do negócio.
Aprenda com os erros
Iludir-se achando que você simplesmente não errará ou que não terá problemas definitivamente não é a melhor mentalidade. Encare logo que erros e problemas ocorrerão, sim, de forma a se acostumar a não só resolvê-los, mas a aprender com eles.
Veja o problema como um alarme de que há uma falha naquele processo interno, surgindo então uma chance de alteração, obtendo dados para a criação de estratégias e ações corretivas e preventivas para evitar que o problema, seja ele qual for, acabe se repetindo em sua clínica.
Crie bons indicadores
Para analisar bem como andam os processos internos da sua clínica e como as mudanças implementadas os afetarão, é necessário criar indicadores.
Isso significa que não adianta simplesmente achar que os clientes estarão mais satisfeitos com o serviço da recepção, por exemplo, mas, muito pelo contrário, ter como base dados de pesquisas de satisfação realizadas antes e depois de qualquer mudança na clínica para confirmar ou refutar sua efetividade.
Reduza custos e otimize processos
Já é muito bom conseguir oferecer o mesmo serviço utilizando menos recursos, mas é ainda melhor oferecer um serviço mais qualificado utilizando menos recursos, não concorda?
Parece impossível, mas com a tecnologia e todos as novidades disponíveis no mercado atualmente, isso pode se tornar realidade na sua clínica!
Um software de agendamento online, por exemplo, consegue reduzir o tempo de marcação de 14 para apenas 2 minutos, ao mesmo tempo diminuindo o custo operacional da central de call center em até 80%!
Busque melhorar a qualidade
Sempre tenha em mente três ações quando estiver lidando com a gestão da qualidade em sua clínica: planejar, manter e melhorar. Assim, após a análise dos processos internos, planeje quais mudanças serão feitas para aumentar a qualidade e sanar falhas, além de avaliar quais processos não apresentam falhas e podem ser mantidos.
Mas atenção: apesar dessa divisão, a melhora deve ser sempre constante e contínua, independentemente se o processo já funciona bem ou não.
Seja mais flexível
É importante reconhecer que os processos internos são direta ou indiretamente influenciados pelos externos, como as condições de mercado, o fornecimento de materiais e de equipamentos e diversas outras questões.
Para lidar adequadamente com essa influência é preciso ser flexível em relação ao planejamento de mudanças internas na clínica, adaptando-as à medida que isso se fizer necessário.
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