O uso da tecnologia é, nos dias de hoje, simplesmente indispensável por trazer os mais diversos benefícios a praticamente todos os setores. Na área da saúde, além de dar o suporte necessário para que os profissionais se dediquem aos pacientes com todo o cuidado e a atenção de que eles precisam, os softwares também são os novos responsáveis pelo trabalho operacional, evitando a burocracia ao agilizar os processos e diminuindo a probabilidade de possíveis deslizes por meio da disponibilidade de informações na nuvem.
Para o post de hoje separamos algumas maneiras de otimizar os processos de uma instituição de saúde, considerando comodidade, segurança e facilidade no manuseio da tecnologia enquanto elimina possíveis erros. Você preza pela excelência no atendimento? Então confira as nossas dicas!
Dados na nuvem: ferramenta de agilidade na gestão hospitalar
Todas as informações que dizem respeito aos pacientes devem ser armazenadas em um mesmo banco de dados, certo? E que tal se esse armazenamento for feito na nuvem?
Dessa maneira, evita-se qualquer problema que possa surgir em decorrência de registros incompletos, possíveis dúvidas sobre pacientes, perda de informações e dados esparsos e difíceis de serem encontrados, situações comuns quando se utiliza o ultrapassadíssimo sistema de anotações em papéis ou o armazenamento nas próprias máquinas.
Prontuário eletrônico: comunicação efetiva entre profissionais
Como os pacientes normalmente estão em situações delicadas, é importante que as informações sejam analisadas de maneira rápida e precisa. Personalizar a documentação e orientar o atendimento médico propiciam uma comunicação mais efetiva entre os profissionais, impedindo falhas relativas à omissão ou a distorções de informações.
Além disso, esse recurso também ajuda na elaboração de um histórico centralizado do paciente, o que tem diversos resultados positivos, graças, mais uma vez, à nuvem.
Diagnóstico precoce: poupando o paciente de sofrimento
Esse histórico organizado possibilita diagnósticos precoces. Isso permite agir no início da doença, evitando desgastes desnecessários, ampliando as possibilidades de cura e aumentando a confiança do paciente no serviço.
Criação de demandas pelo serviço: gerando confiança e lucros
O sistema on-line também permite o agrupamento de informações essenciais que possibilitam a criação de demandas por serviços. Nesse caso, ambos os lados são beneficiados, pois o paciente se sente acolhido e considerado, sendo tratado não como apenas mais um cliente, mas como uma pessoa que merece toda atenção e apoio, enquanto, por outro lado, a instituição produz serviços de qualidade diferenciados, e, consequentemente, mais lucros.
Lembrar o cliente de fazer um check-up, oferecer a ele a possibilidade de continuar sendo atendido no hospital ou convidá-lo a eventos motivadores ou com cunho educativo relacionados ao mal que esteja enfrentando são exemplos de grandes possibilidades a serem exploradas.
Call center e agendamento eletrônico: possibilidades irrecusáveis
Uma forma muito eficiente para se evitar confusões relacionadas à marcação de consultas é a utilização de sistemas de call center ou de agendamento eletrônico, ambos com sistemas na nuvem.
Esses mecanismos poupam tanto o paciente quanto os funcionários de transtornos desnecessários e situações constrangedoras — como ligações constantes dos pacientes na tentativa de agendamento de consultas, encontro de pessoas no local de atendimento com o mesmo horário marcado e reclamações disseminadas a terceiros sobre o mau desempenho da instituição.
Todos esses possíveis problemas podem ser evitados a partir de um sistema de telefonia eficaz ou por meio da marcação de consultas online — como sugerido no texto Por que você deve oferecer a marcação de consultas online a seus clientes.
Com esse sistema baseado na poderosa nuvem, o paciente poderá ver os horários livres e escolher qual é a melhor alternativa para atender suas necessidades. Além disso, o serviço não tem restrições de horário, podendo ser utilizado 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Lembrar da consulta: outra função que esses sistemas podem abarcar
Com tantos compromissos a serem cumpridos no dia a dia, é até justificável que o paciente se esqueça de uma consulta ou outra. Como dito em nosso artigo sobre motivos para lembrar os clientes sobre o exame marcado, avisá-lo de seu compromisso contribui para sua assiduidade ou mesmo permite com que outra pessoa seja beneficiada com o horário vago, caso o cliente decida desmarcar.
O envio de uma simples mensagem como lembrete pode favorecer todos os envolvidos, causando também sentimento de acolhimento no paciente.
Dados confidenciais: nada de exposição de dados pessoais
Você acha difícil acreditar em segurança com toda a complexidade da tecnologia? Pois saiba que com a nuvem não há nada a temer! Todos os sistemas são acessados apenas por um número limitado de pessoas, que têm competência para o manuseio das informações e são devidamente identificadas. Na verdade, papeladas ou dispositivos físicos podem causar bem mais problemas e exigir cuidados até maiores para que não caiam em mãos erradas.
Se ainda restar desconfiança, é só lembrar que até mesmo bancos utilizam serviços virtuais para as mais diversas transações, de tão altas que são a confiança e a credibilidade desses serviços. Convencido?
Falhas são comuns, mas, como você viu, podem ser facilmente evitadas. E é aí que entra o uso de tecnologias na nuvem, que tornam o trabalho mais autônomo, eficiente e organizado. Como consequência, vê-se o aumento da produtividade e o ganho de tempo, além de menos gastos e erros. E não se pode perder de vista o objetivo principal: a satisfação do cliente, que aparece como consequência final dessa revolução toda.
E então, está pronto para aproveitar os benefícios da tecnologia na nuvem a seu favor? Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Use os comentários e compartilhe suas impressões conosco!