Um bom relacionamento com o paciente é vital para o sucesso de uma instituição de saúde. Seja ao enviar um sms, e-mail ou mesmo agenda, qualquer esforço é valido para manter o relacionamento com o paciente.
O paciente, por ser quem vai rentabilizar a instituição de saúde, deve ser o foco de todas as atividades feitas dentro dela, desde a excelência na realização do procedimento até o relacionamento pós atendimento.
É por meio da atração, conquista e fidelização dele que a organização de saúde conseguirá adquirir um lugar no mercado e melhorar ainda mais seus serviços.
Não adianta imaginar que uma instituição é diferente do mercado. Sem dinheiro, é impossível evoluir!!!
E você leitor, que conhecer uma ferramenta que tem sido usada com frequência para relacionamento com pacientes?
Basta prestar atenção no trabalho realizado por academias, restaurantes e lojas, para verificar que é o envio de SMS por exemplo é algo que deve estar sempre na vista do gestor hospitalar!
Quer entender um pouco melhor como isso pode ser feito?
Enviar um SMS como meio de relacionamento na saúde
Já fizemos um artigo bem completo falando da importância do SMS na área de saúde, principalmente na redução da taxa de no show (pacientes que agendam um procedimento e não comparecem). Mas é claro que as aplicações dele vão muito além disso.
É de conhecimento de quase todos os gestores que o custo de manter um cliente é até 5 vezes menor do que buscar um novo, independentemente do mercado de atuação da empresa/instituição.
Por isso, toda forma de comunicação com o paciente que o torne mais engajado nos serviços oferecidos pela instituição de saúde podem trazer grandes benefícios financeiros e fortalecimento da marca.
Quer saber quais são as vantagens desse tipo de estratégia? Vamos lá então!
Primeira vantagem de se enviar um SMS – menos invasivo
Qualquer tipo de contato que seja extremamente invasivo gera mal estar com o paciente. Ninguém gosta de ser interrompido por uma ligação quando está em casa em momento de lazer ou descanso, por exemplo.
É conhecido também que serviços de telemarketing possuem alta efetividade apenas no mercado B2B, enquanto no B2C, é extremamente mal visto.
Logo, é melhor não comunicar com o seu público do que usar ligações para isso (a não ser em caso de urgência). Como já diziam vários poetas, é melhor não falar nada do que falar bobagem!
Comerciais de TV também costumam incomodar da mesma forma, já que interrompem um momento de lazer do usuário.
E o Whats App quando usado como meio de divulgação de material institucional não possui muito engajamento, já que os usuários do sistema estão ali normalmente a lazer e no máximo, fazem parte de um grupo ou outro de trabalho.
E essa mudança de perfil do consumidor, que substituiu o envio de SMS pelo uso de aplicativos de comunicação, possibilitou que as mensagens de texto fossem melhor usadas como meio de comunicação e engajamento do consumidor.
O que eu quero dizer com isso? Agora que nossas caixas de mensagens não ficam lotadas como antigamente, passamos a dar um pouco mais de atenção para o conteúdo que ali chega.
Agora enviar SMS possui um efeito muito maior, comercialmente falando, do que antes. O seu paciente pode ficar sabendo de promoções, condições especiais e até evento que sua instituição está organizando.
Segunda vantagem de se enviar um SMS – mais barato
Muitas pessoas utilizam o Whats App sem ter muita noção dos custos gerados por ele.
Agora que temos na pauta das telecoms colocar limite de consumo de dados dos usuários, muitas pessoas vão começar a ter noção do quanto o uso constante do aplicativo do Facebook pode gerar.
Segundo dados da Ericson, o envio de 20 mensagens de textos e 2 vídeos consomem em média 15 MB.
Agora imagina uma rede de saúde com vários pacientes. Só o consumo de banda que o aplicativo irá gerar aumentará drasticamente o custo com a internet.
Já enviar SMS é algo extremamente barato. O custo para uma operadora hoje fica em torno de R$ 0,00082, só para você ter uma noção.
Então, já deu para termos uma noção clara de qual deles é mais barato!
Terceira vantagem de se enviar um SMS – não precisa de um operador
Diferente do Whats App que pode ter apenas suas mensagens automatizadas, o SMS funciona em conjunto com o sistema de gestão da instituição de saúde.
Dessa forma, não é necessário um operador humano para gerenciar o processo e todas as respostas do paciente em relação a confirmação de agendamento do procedimento é feito de forma automática.
O custo trabalhista é extremamente baixo e o processo se torna extremamente automatizado, aumentando a lucratividade e facilitando o trabalho de gestão de pessoas, já que os times de agendamento serão mais enxutos.
Conclusão
Relacionamento com o paciente é a chave para o sucesso de qualquer instituição na área de saúde. É impressionante como um consumidor satisfeito sempre retorna!
Por isso, quanto mais assertiva for a comunicação com o público alvo, maior será o retorno sobre o investimento(ROI).
Entretanto, nós, até pelo fato de trabalharmos com ferramentas ligadas ao atendimento do paciente, sabemos que esse tipo de campanha costumava ser muito cara de ser feito, sem contar que na maioria das vezes o contato era feito de forma analógica.
Mas com as novas ferramentas de disparo automático de SMS, estruturados unicamente para a área de saúde, ficou ainda mais fácil conversar com os pacientes e acompanhar o ROI de todas as ações.
E sua instituição, como tem se comunicado com seus pacientes? Aposto que enviar SMS não estava na sua cabeça, não é mesmo?! Mas, agora que você sabe das vantagens, vai abrir mão de tentar? Espero que não!
Caso queira conhecer mais sobre essa forma inovadora de utilizar o SMS, converse com nossos especialistas. Tenho certeza que conseguiremos realizar um excelente trabalho em conjunto!