Utilizar uma estratégia no Instagram para clínica médica tem sido uma prática cada vez mais difundida entre instituições e profissionais de diversas especialidades médicas. Isso se deve, principalmente, ao fato de que, atualmente, o Instagram é a segunda rede social mais utilizada pelos brasileiros, são 35 milhões de perfis ativos segundo relatório da própria empresa, o que significa muitas oportunidades para entrar em contato com potenciais pacientes.
Antes de começar a explorar essa rede social, porém, a clínica médica precisa estar atenta aos mecanismos e técnicas de marketing digital mais adequados.
A primeira estratégia no Instagram para clínica médica é criar a persona
Uma persona é a representação fictícia de um potencial paciente ou pessoa interessada nos serviços que a sua clínica médica oferece. Saber exatamente como chegar a essa persona é decisivo para o sucesso do seu estabelecimento.
Esse sucesso será medido, inicialmente, pelo número de seguidores e indicadores de engajamento com as postagens. Curtidas e comentários também ajudam a identificar como os conteúdos estão sendo recebidos, sendo quase um termômetro para medir o quanto as suas estratégias estão alcançando o público.
Use imagens que deixem claro a sua especialidade
O Instagram é uma rede social baseada no compartilhamento de imagens e vídeos curtos (com mais ou menos um minuto). Assim, é importante produzir imagens que reflitam, de forma genuína, o dia a dia da clínica e dos seus profissionais.
Embora essas imagens permitam alguma descontração, elas precisam ser de alta qualidade e estar de acordo com o que determina a ética médica para publicidade.
Imagens que chamam atenção e passam uma mensagem positiva são excelentes formas de compartilhar informações úteis sobre a sua clínica.
Outra ótima estratégia é publicar fotos que mostrem o dia a dia da clínica (sem expor nenhum paciente). Isso engaja os seguidores e mostra, de uma maneira mais íntima, os bastidores da instituição.
Por falar em ética médica, fique atento às regras!
O capítulo XIII do Código de Ética Médica trata da publicidade para clínicas e profissionais. Adicionalmente, o CRM publicou uma série de critérios para médicos utilizarem de forma correta as redes sociais.
Como mencionado anteriormente, é vedado o uso de imagens expondo pacientes antes e depois de tratamentos, mesmo com autorização. Também deve-se ter cuidado ao comentar sobre técnicas e tratamentos, para que não transpareça aos pacientes que a sua clínica tem exclusividade sobre eles.
Uma boa estratégia no Instagram para clínica médica abrange postagens de imagens que fazem referência à determinadas patologias, explicando, de forma didática, seus sintomas e possíveis tratamentos. Esse tipo de postagem é a mais indicada para a rede social. Também é possível criar vídeos com conteúdo útil e que gerem engajamento social, como informativos sobre hábitos saudáveis, por exemplo.
Agende suas postagens e abuse das hashtags
Em uma estratégia no Instagram para clínica médica, o uso de hashtags — termos precedidos do caractere # — é fundamental. Elas funcionam como uma espécie de sinalizador para determinados assuntos, atraindo pessoas que se interessem por esses temas.
Quer um exemplo?
Ao usar a hashtag #cirurgiaplastica nas fotos, os interessados no assunto encontrarão o seu perfil ao pesquisarem pelo termo no Instagram.
Agendar postagens também é uma forma eficiente de alcançar seguidores e fidelizar aqueles já existentes. O alcance orgânico no Instagram funciona como no Facebook! Quanto mais regulares forem as postagens, maiores as chances de manter elevados a audiência e o engajamento.
Anúncios como estratégia no Instagram para clínica médica
A criação de campanhas no Instagram foi facilitada depois da integração à plataforma de anúncios do Facebook. Agora, é possível analisar o ROI (Retorno Sobre Investimento) junto aos anúncios no Facebook, viabilizando a integração de estratégias para ambas as redes — isso aumenta alcance e retorno.
As campanhas no Instagram deverão sempre evidenciar:
- Conteúdos de interesse dos pacientes;
- Mostrar como a clínica pode ajudar no diagnóstico e prescrição de tratamentos.
Assim, preserva-se a ética, sem deixar de explorar os recursos da rede social.
Sobre o autor
Bruna Rezende é economista, especializada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestranda em Administração em Gestão na Saúde pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Empresária com mais de 10 anos de experiência em marketing, é fundadora e CEO da E-saúde, agência de marketing especializada na área da saúde.