As instituições de saúde que querem se destacar no mercado precisam priorizar a satisfação do paciente desde o momento do atendimento. Para isso, é necessário investir em aprendizado, pois somente por meio do mesmo será possível estabelecer estratégias consistentes voltadas para a área hospitalar.
Ao longo do e-book “ O guia definitivo do atendimento em saúde”, percorre-se as principais etapas da jornada do paciente. Além de apresentar quais ações precisam ser efetuadas para garantir um atendimento eficaz.
O intuito é mostrar que um boa assistência é a peça-chave para fidelizar os usuários.
Vamos agora para uma prévia do que você encontrará no material:
Atendimento humanizado
O atendimento humanizado, com foco nas reais necessidades do paciente, pode contribuir significativamente para a recuperação de um enfermo. Ao humanizar o processo o paciente sente-se mais seguro em relação à equipe.
Vale lembrar que, unidades de saúde não devem visar somente a questão financeira, mas precisam ter consciência da dimensão do trabalho que exercem.
Admissão do paciente
A importância da admissão está vinculada principalmente à otimização do atendimento. A entrada no centro clínico acontece quando uma pessoa permanecerá no ambiente por um período igual ou superior a 24h.
Desse modo, é preciso que todo o processo de atendimento em saúde seja agradável, para proporcionar a melhor experiência possível.
Erros mais frequentes cometidos no atendimento
Os erros que não são rapidamente detectados e solucionados, podem prejudicar muito toda a gestão do hospital.
Por isso, é preciso ficar atento. Dentre as falhas consideradas comuns dentro das instituições encontram-se:
- perda de informações de pacientes;
- dificuldade ao entrar em contato;
- procedimentos não esclarecidos.
Além de apontar os erros, o e-book também explica ao leitor como solucionar e minimizar essas imperfeições.
Gerenciamento de riscos
O gerenciamento de riscos consiste em medidas de prevenção e controle para reduzir situações de perigo. Uma vez que, no caso de instituições de saúde, uma falha pode causar danos irreversíveis ou fatais ao paciente.
Estes critérios garantem tanto a segurança do usuário como a dos profissionais da saúde.
Importância da acreditação
Acreditação é um procedimento de avaliação institucional que ajuda no desenvolvimento da qualidade dos serviços. O objetivo da acreditação é que as unidades de saúde fiquem cientes dos últimos progressos tecnológicos e os usem a seu favor.
A certificação é um reconhecimento da busca pelo melhores procedimentos e altos padrões de qualidade.
Biossegurança
Biossegurança é um conjunto de normas que determina a proteção de quem trabalha nos hospitais e clínicas de saúde. Esse regulamento é de grande importância, pois um ambiente hospitalar é repleto de bactérias e, por isso, apresenta sérios riscos à saúde.
Fidelização do paciente
São vários os fatores que influenciam na fidelização de um paciente. Entre eles está a realização de procedimentos de pré e pós consulta, que podem aumentar a taxa de retorno.
As pessoas gostam de sentir importantes e que alguém se lembre delas, ainda que não estejam mais no hospital.