Parece óbvio dizer que o atendimento ao paciente precisa ser uma das maiores preocupações na sua clínica. Mais do que nunca, o setor deve se adequar da melhor maneira tanto para o paciente quanto para os funcionários da instituição.
Por isso, a otimização dessa área é tão necessária, já que o mau atendimento pode colocar em risco todo o seu investimento em infraestrutura e mão de obra especializada. Nesse sentido, algumas técnicas como o agendamento de exames online são opções que têm sido bastante utilizadas pelas clínicas na atualidade.
Porém, para além dos recursos via Internet, há diversas outras formas de obter agilidade durante o atendimento ao paciente… e é sobre elas que falaremos hoje. Se interessou? Então foque nas dicas que separamos para sua instituição.
1. Estipule métricas de atendimento
Sua equipe de atendimento precisa ter objetivos a atingir.
Portanto, estipule métricas de atendimento como: prontidão (em quanto tempo responder ao paciente), tempo médio de atendimento (TMA), solução do problema do paciente na primeira ligação, entre outros.
Com métricas de agilidade estipuladas, sua equipe poderá trabalhar para atingi-las e, consequentemente, manter a satisfação do cliente nesse ponto.
2. Acompanhe os resultados
Não adianta estipular as métricas e não acompanhar para certificar-se de que elas estão sendo atingidas.
O acompanhamento dos resultados irá mostrar o que está dando certo, o que pode melhorar e pode ser feito por meio de monitorias, observação do ambiente e por pesquisas de satisfação do paciente.
As pesquisas, inclusive, podem auxiliar você a estipular o padrão de qualidade e eficiência do atendimento mais próximos ao que o paciente deseja.
3. Qualifique o profissional do atendimento
Procure realizar treinamento com a equipe e, após cada monitoria, ofereça feedbacks para que os atendentes compreendam quais são os pontos do atendimento que precisam ser aperfeiçoados e qual foi a evolução desde o último atendimento monitorado.
Uma boa opção é a contratação profissionais qualificados para o atendimento — essa prática tem minimizado gastos com treinamentos e aperfeiçoamento da equipe.
4. Use a tecnologia a seu favor
A realização de agendamentos e confirmações de comparecimento online, por exemplo, é um tipo ação que otimiza muito o atendimento na recepção.
Assim como esse procedimento, é possível oferecer a marcação de consultas e os resultados de exames pela internet. Desta forma, os atendentes podem dar prioridade às ligações recebidas e aos clientes que estão presentes na clínica.
5. Utilize a agenda
A tecnologia vai ajudar, também, no compartilhamento da agenda on-line, que facilita a marcação de consultas via web feitas pelos clientes, com a atualização simultânea — tanto para as marcações realizadas a partir de cada agendamento feito pelo paciente quanto para marcações feitas pela equipe de atendimento.
A agenda online permite a organização das consultas e facilita a busca pelos horários disponíveis. Além disso, é possível enviar lembretes de agendamentos de consulta, com a opção de retornarem para cancelamento ou reagendamento de consultas e exames.
A otimização do atendimento é importante para garantir a satisfação e reduzir o índice de taxas de desistência de marcações — e até a troca de clínica para a finalização do procedimento.
Os pacientes esperam agilidade e qualidade. Portanto, a garantia da rapidez precisa vir acompanhada do monitoramento da qualidade, a fim de garantir a humanização desse relacionamento com o cliente.
E então? Já sabe como otimizar seu atendimento? Não pare por aí. Aprenda, também, como obter boas práticas para humanizar o atendimento e gerar fidelização na sua clínica ou hospital!
Sobre a Ventrix
Baseada nos conceitos de inovação, tecnologia, qualidade e confiança há dez anos, a Ventrix leva até você as melhores soluções médicas. Por meio do desenvolvimento, produção e comercialização de dispositivos e sistemas eletromédicos.
Com o objetivo de aproximar a saúde da vida das pessoas, oferecem equipamentos de ECG portáteis capaz de realizar o exame de eletrocardiograma de repouso ou de esforço (o teste ergométrico) em qualquer lugar – clínicas médicas, academias, empresas, laboratórios de diagnóstico e até clínicas veterinárias.
A partir daí, os dados são enviados através da internet para uma central médica, onde cardiologistas de plantão emitem os laudos à distância. Como tudo isso está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, rapidamente o paciente possui o resultado e o laudo do exame, sem precisar se deslocar para outros centros de saúde.
Escrito por Ventrix Health Innovation