Um dos maiores desafios encontrados por empresários e gestores em qualquer ramo de atuação diz respeito à fidelização de clientes.
E se atrair pessoas interessadas no que você tem a oferecer já é uma tarefa importante, investir em estratégias que transformem essas pessoas em clientes fiéis é simplesmente indispensável para se destacar no mercado, melhorar a imagem do negócio e garantir retorno financeiro.
Além disso, o investimento feito para fidelizar clientes também faz um enorme sentido do ponto de vista financeiro, uma vez que atrair um novo cliente pode custar muito mais que manter um cliente fiel.
Mas o que pode ser feito para conquistar e fidelizar clientes novos em sua clínica? Pois confira nossas dicas:
Conheça bem seus clientes
Para começo de conversa, é preciso entender que um bom atendimento começa com um igualmente bom cadastramento do cliente, processo que vai muito além de apenas armazenar suas informações básicas — como nome, endereço e telefone.
Investir em um cadastro detalhado de cada cliente, contendo dados como aniversário, e-mail, histórico de atendimentos, prontuário médico, preferências de pagamento e outras informações pessoais pode fazer uma enorme diferença para sua clínica, já que, em posse desses dados, você poderá oferecer benefícios personalizados e estreitar sua relação com o cliente, superando suas expectativas e garantindo, assim, sua satisfação.
Faça da tecnologia sua aliada
A tecnologia pode ser uma ferramenta de comunicação extremamente eficiente e com um custo relativamente baixo para sua clínica. Nesse cenário, um site bem elaborado e de fácil navegação, além de um formulário de contato ou um e-mail sempre atualizado são necessidades básicas de qualquer negócio atualmente. Mas já pensou que outros meios de comunicação podem representar um diferencial e tanto no atendimento, a fim de realmente encantar o cliente?
Manter um perfil constantemente alimentado nas redes sociais, oferecer uma plataforma para a marcação de consultas online e se manter aberto para responder a perguntas e questionamentos dos clientes, seja por meio do Facebook, Twitter, WhatsApp ou SMS, além de disponibilizar números de telefone fixo e de celular são ótimas formas de melhorar o relacionamento e fidelizar o cliente.
Esteja sempre aberto a críticas
Uma das formas mais garantidas de perder um cliente é desconsiderar suas críticas ou minimizar sua insatisfação. Por isso, sempre que um cliente expressar qualquer tipo de descontentamento com o atendimento recebido, o serviço prestado ou qualquer aspecto de sua clínica, procure entender exatamente o que ele está dizendo e busque maneiras de resolver os problemas de forma rápida e eficiente.
Não deixe de dar um retorno ao cliente, expressando a posição da clínica e quais providências foram tomadas para resolver o problema e melhorar a imagem da empresa. Lembre-se de que para cada cliente descontente que faz uma crítica podem existir vários outros com a mesma opinião e que simplesmente não se expressaram!
Invista em bons profissionais
Garantir a satisfação do cliente desde o momento do agendamento de qualquer atendimento até o momento em que ele sai de sua clínica é fundamental para conquistar um cliente fiel. E para isso é necessário investir na qualificação da equipe e na contratação de bons profissionais.
A recepcionista que atende o telefone, a secretária que recebe o cliente, o manobrista que estaciona seu carro e o funcionário responsável pela limpeza da clínica: todos devem ter como objetivo a satisfação do cliente.
Afinal de contas, um cliente que se sente bem-vindo e tem uma experiência positiva em sua clínica com certeza se tornará um cliente fiel!
Uma boa estratégia de fidelização de clientes é indispensável para o sucesso de sua clínica e o bom andamento dos negócios. O investimento feito na satisfação do cliente sempre oferece um retorno positivo! Então nos conte: como você lida com isso na sua clínica? Tem alguma dica extra para conquistar o cliente que gostaria de compartilhar conosco? Deixe seu comentário e enriqueça nosso post!