Os hospitais e clínicas, de maneira geral, ainda não exploram o máximo das infinitas possibilidades que os dados dos clientes oferecem.
Desde um histórico de doenças familiares narrado pelo próprio paciente até informações sobre as últimas consultas e exames feitos: tudo isso pode ser usado para reduzir os impactos na saúde do paciente e ampliar o faturamento da instituição.
Em meio a esse cenário, hospitais e clínicas precisam ter outro olhar sobre seus sistemas de dados informatizados, já que, além de oferecerem maior praticidade e rapidez, esses programas são fontes de informações fundamentais, que devem ser exploradas de forma minuciosa e permanente.
Quer entender por que os dados dos pacientes são tão valiosos para os hospitais e as clínicas? Então confira agora mesmo nosso post de hoje:
Sistema de prontuário eletrônico
Atenção: os dados disponibilizados no prontuário eletrônico do paciente não servem apenas para orientar o atendimento médico dentro do consultório!
Eles devem ser constantemente consultados para subsidiar a produção de relatórios estratégicos que podem servir como base para a implementação de futuras campanhas de prevenção e promoção da saúde — como ações de diagnóstico precoce do câncer de mama e orientações sobre como detectar os primeiros sinais do Alzheimer, por exemplo.
Marcação de consultas e exames online
A plataforma digital para marcação de exames também deve servir de base para mudanças estruturais e administrativas na instituição de saúde. Se uma especialidade está sendo muito procurada, pode ser o caso de analisar a possibilidade de ampliação dos horários e profissionais para esse atendimento.
Se algum tipo de exame de diagnóstico por imagem também tem alta demanda, talvez seja importante orçar a compra de um novo equipamento e oferecer esse exame em um horário alternativo. O importante é entender que esses dados funcionam como matéria-prima para relevantes tomadas de decisão.
Pesquisas de perfil epidemiológico
Relatórios produzidos por instituições de saúde locais e regionais e até por prestadoras de saúde também devem ser frequentemente analisados, já que contêm dados importantes sobre o perfil epidemiológico local e, muitas vezes, podem antecipar as necessidades de empresas prestadoras de serviço de saúde.
Esses dados podem deixar claro quais serviços são mais rentáveis ou requerem uma melhor negociação junto à operadora, por exemplo.
Páginas acessadas no site oficial
O número de acessos ao site oficial da instituição também pode sinalizar alguma necessidade específica do cliente e devem ser incluídos como item da gestão hospitalar. Se a página relacionada aos resultados de exames laboratoriais é muito acessada, pode-se avaliar a disponibilização de resultados de outros exames pelo site.
Se a área sobre serviços de maternidade também tem um bom número de acessos, que tal direcionar a prestação de outros serviços relacionados, como exames neonatal, a ampliação da cartela de vacinas para recém-nascidos ou até mesmo a implantação de um banco de sangue de cordão umbilical, para facilitar procedimentos relacionados a células-tronco no futuro?
Nos dias de hoje, a única certeza é que, se você tem a possibilidade de explorar esses dados e ainda não o faz, precisa urgentemente começar. Lembre-se de que a revolução está exatamente na informação! Então o que ainda está esperando?
Pois agora que você já sabe por que deve ficar atento a esses dados super valiosos, comente aqui e nos conte: como a sua instituição está em relação a esse quesito?
Ficou ainda alguma dúvida? Compartilhe seus questionamentos conosco!