Consultoria Hospitalar: como impulsiona a gestão na saúde

As rotinas dos centros de saúde envolvem uma série de atividades que vão além do cuidado à vida. Por isso, contar com uma consultoria hospitalar pode ser o melhor caminho para gerir várias áreas diferentes.

A administração hospitalar deve ser capaz de coordenar com excelência todos os setores da instituição. Entretanto, este é um desafio que pode demandar o auxílio de um profissional especializado, ou seja, um consultor.

Na atual dinâmica do mercado, usuários estão mais exigentes e profissionais preferem trabalhar em locais com uma cultura organizacional humanizada. Pode parecer difícil atender a essas exigências, mas com o direcionamento certo, a entidade pode se tornar referência.

Realizar tais mudanças é caro e pode causar prejuízos se não for feito da maneira correta. Embora o setor demonstre certa resistência em compartilhar seus assuntos com pessoas de fora, a consultoria apresenta-se como tendência crescente.

Neste contexto é preciso que os gestores se abram à nova possibilidade. Os reflexos nas rotinas são certeiros, já que o consultor identifica deficiências e apresenta soluções inteligentes.

Tanto a tecnologia quanto o marketing e o planejamento estratégico têm uma implantação fluída se forem indicados por um especialista. Com a devida orientação, é possível realizar melhorias com um bom custo-benefício e resultados expressivos.

As demandas podem nascer de um desejo de crescimento da empresa ou para suprir uma deficiência observada. De qualquer forma, o consultor externo agrega ao processo sua expertise e uma visão externa à instituição.

Quem presta uma consultoria hospitalar?

De forma geral, prestam consultorias hospitalares profissionais formados na área da saúde e conhecidos por terem vasta experiência em sua função. Treinamentos corporativos, pareceres específicos e palestras sobre tendências de mercado são algumas das atividades realizadas pelos consultores, que devem estar atentos em relação ao que acontece no setor.

Compreendo seus benefícios

Parece óbvio afirmar que consultorias do tipo podem ser o que sua instituição precisa para ter um bom funcionamento.

Entre seus benefícios, podemos ressaltar a ajuda para ampliação da visão estratégica do hospital, bem como novas sugestões de como apresentar sua marca. Caso esteja enfrentando crises organizacionais, elas também podem ser úteis para auxiliar nas tomadas de decisão e resolver gargalos internos.

Escolhendo a sua

Antes de contratar uma consultoria hospitalar é preciso realizar uma avaliação interna para saber que resultado esperar da ação conjunta. É essencial que haja comprometimento dos colaboradores com os planos e ações que serão implantados.

O consultor indica o caminho, mas quem trilha é o gestor e toda a sua equipe. Por isso, é preciso monitorar todo o processo e os resultados, para alinhar o que ficar, ocasionalmente, perdido.

Todo o aconselhamento eficiente deve encontrar o equilíbrio entre as particularidades de cada centro clínico. Nada deve ser imposto, mas sim adaptável, tendo por base as melhores práticas do mercado, referências acadêmicas e protocolos necessários.

O questionamento que vai reger as mudanças é: qual a melhor forma de incorporar determinado processo em cada lugar?

Existem diversas empresas no mercado que oferecem a consultoria voltada para a área da saúde. Abaixo, seguem algumas e exemplos dos serviços disponíveis:

Planos consultorias

  • Elaboração de planejamento estratégico
  • Implantação de modelo de gestão
  • Avaliação de Viabilidade de Negócio

Convergence Saúde

  • Planejamento orçamentário
  • Diagnóstico organizacional
  • Análise de regulamentação e apoio às demandas da ANS

XHL Consultoria

  • Gestão Financeira
  • Projetos de Viabilidade
  • Gestão de Custos para Operadora

CM Tecnologia

  • Levantamentos situacionais
  • Modelagem de processos (BPM)
  • Estruturação e capacitação em TI

Usando a consultoria para melhorar processos

Existem serviços de direcionamento voltados especificamente para a potencialização dos processos hospitalares. Isso envolve a implantação de tecnologias e recursos estratégicos que melhorem a rotina dos colaboradores e a gestão de pacientes.

Um ótimo exemplo disso é a CM Tecnologia. Com profissionais capacitados e metodologia adequada, a empresa trabalha para reduzir custos e aumentar o conforto dos usuários.

A consultoria prestada tem o objetivo de suportar os requisitos de negócio, com as melhores práticas de mercado e soluções transparentes. Sendo um adicional importantíssimo à implantação dos produtos de automatização que oferece.

A avaliação do profissional permite definir políticas para normalizar a infraestrutura de ERPs, softwares e rede. Com a melhora dos sistemas de TI e decidindo quais as tecnologias serão aplicadas, há uma boa relação entre preço e qualidade.

As vantagens desse tipo de serviço incluem o aumento da vida útil dos equipamentos, facilidade na gestão e na manutenção.

Os serviços de consultoria hospitalar ofertados pela CM Tecnologia, por exemplo, são:

Levantamentos situacionais

O levantamento situacional tem como objetivo apresentar um raio-x operacional e funcional dos processos e negócios. Assim, aponta em qual estágio produtivo a instituição está, considerando:

  • processos – entende o funcionamento padrão da instituição;
  • negócios – analisa o core business da instituição;
  • aplicabilidade sistêmica – mapeia as funcionalidades sistêmicas e faz uma análise de usabilidade do usuário operacional;
  • levantamento de requisitos – faz um book com todas as considerações relevantes do processo.

Modelagem de processos

Realiza a aplicação do desenho dos processos da instituição na metodologia BPM.

Estruturação e capacitação

Otimiza o ERP da instituição atuando na verificação das tabelas cadastrais, usabilidade e capacitação funcional do sistema.

Entendendo a metodologia BPM

Business Process Management (gerenciamento de processos de negócio), ou simplesmente BPM, é um conjunto de metodologias de gestão.

Usado para criar uma administração sistêmica, que integre os diferentes setores da empresa, aplica-se muito bem ao setor da saúde. O método envolve atividades e colaboradores de modo harmônico, para tornar o processo mais qualificado e rentável.

A grande sacada deste conceito está na unificação eficaz de duas áreas essenciais para o funcionamento da entidade: o gerenciamento da qualidade e a tecnologia da informação.

Aplicando métricas na gestão

Além de contar com uma boa orientação, para garantir o desenvolvimento das instituições, é preciso identificar pontos de melhoria. Isso é possível pelo uso de indicadores que vão apontar quais as falhas e sucessos do processo.

Mesmo antes da chegada do consultor, o gestor é capaz de fazer um levantamento prévio da situação atual. Assim, pode estabelecer quais áreas devem ser foco de mudanças e aprimoramentos.

Entretanto, enquanto a consultoria hospitalar, por qualquer motivo, não puder ser contratada, existe uma solução temporária. As métricas melhoram as rotinas dos centros clínicos, sendo o primeiro passo para a boa gestão.

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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