Tendência crescente nos centros clínicos, optar pela contratação de uma consultoria em saúde se tornou um grande aliado na administração hospitalar. É essencial atualizar setores para se manterem a par das novas demandas que estão surgindo.
Os usuários estão mais atentos e, consequentemente, mais exigentes em relação aos produtos de saúde que consomem. Surge daí uma nova demanda para que o setor priorize a qualidade do atendimento e invista na gestão de pacientes.
É nesse ponto que a figura do consultor ganha espaço e aparece como uma nova possibilidade para os profissionais da área expandirem sua atuação. Unindo a experiência prática e conhecimentos técnicos, é possível estabelecer estratégias corporativas.
Quem trabalha com isso deve ter formação na área e unir sua vivência à técnica para oferecer as melhores propostas de melhorias de acordo com o local. Além disso, é preciso acompanhar as tendências do mercado e entender as necessidades do paciente, que certamente agradecerá lá na frente.
Vantagens da consultoria em saúde
A consultoria vem para auxiliar a administração no processo de mudanças, apontando o que e como deve ser aprimorado, tendo em vista a viabilidade econômica, social e cultural de cada caso, produzindo resultados individualizados e, por isso, eficazes.
Esse tipo de orientação se encaixa na implantação de modelos nacionais e internacionais de acreditação, gestão de processos, tecnologias de saúde, planejamento estratégico, administração e contabilidade.
As vantagens de um serviço do tipo são inúmeras: por meio de consultoria, sua instituição será mais capaz de enxergar estratégias, o que só é possível quando se tem uma visão ampla do hospital. Isso porque, no dia a dia, os profissionais acabam envolvidos em microtarefas e sequer conseguem visualizar os rumos organizacionais. Assim, diagnósticos técnicos, treinamentos com a equipe e entrevistas com as lideranças (quando feitas por especialistas) só tendem a somar.
Aplicando a consultoria em saúde nos setores
Ter um direcionamento correto é importante em qualquer área, mas quando se pensa em saúde, setor em que os investimentos são altos e o material humano é o principal agente e receptor, uma boa gestão é essencial para salvar vidas.
O grande objetivo é ajudar a unidade de saúde a desenvolver práticas seguras, com metodologias coerentes que reduzam os fatores de risco para a instituição. Estabelecer este equilíbrio é a chave do sucesso. As diversas áreas que podem receber esses direcionamentos são:
Atendimento
A delicada relação com o outro imprime um caráter complexo ao atendimento de pacientes. Por isso, é preciso analisar o processo atual e propor ações que resolvam interferências e melhorem a recepção.
Ao realizar a coleta de dados, é possível desenvolver programas de encantamento, com estratégias que visem a satisfação e fidelização de quem está se consultando.
Gestão
Abrange os aspectos administrativos, financeiros, jurídicos e estruturais das clínicas, consultórios, laboratórios e hospitais. Os resultados refletem no apoio técnico de cada etapa de implantação de programas e identifica o que pode comprometer o projeto, criando assim soluções inteligentes para os problemas.
É neste setor que se determina quais os melhores sistemas de medição e monitoramento de resultados, que vão indicar os processos estratégicos e operacionais.
Marketing
Com foco no relacionamento da unidade de saúde e o mercado, faz parte de uma iniciativa estratégica para melhorar a comunicação e a imagem da instituição. Dessa forma, influencia positivamente o relacionamento com pacientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.
Organizacional
Melhora os processos organizacionais e desenvolve lideranças em gestão de qualidade. Para isso, investe em atividades preventivas e de controle, que possam, por exemplo, minimizar o risco de infecção hospitalar.
Com essa assistência, melhora-o clima organizacional, tendo como resultado um melhor atendimento ao paciente e motivando os profissionais que atuam na unidade.
Tecnologia
A tecnologia é essencial para fazer com que as clínicas atinjam seus objetivos. Vão desde a análise dos equipamentos cirúrgicos e maquinário de exames até os sistemas operacionais implementados.
É preciso desenvolver estratégias que protejam informações e dados, além de facilitar e aprimorar a rotina. Usar um software hospitalar pode ser uma ótima opção, já que existem programas que apresentam soluções personalizadas.
É importante ressaltar que com as novas exigências mercadológicas os trabalhos ligados à otimização de rotinas adquiriram um valor incrível, e por isso merecem tanta atenção. O segmento precisa de gestores maduros e competentes.
A contratação de consultoria é uma prática saudável e muitas vezes necessária para a mudança de modelos de gestão, diagnóstico e implantação. Pois facilita o processo de inovação e preparo o centro clínico para superar os desafios deste mercado.
A saúde é uma área extremamente complexa e difícil de ser gerida, seja pelas grandes variáveis ou por fragilidades qualitativas. Nesse sentido, uma consultoria em saúde vem para facilitar esse processo, aliando-se às métricas fundamentais da gestão hospitalar.