Independentemente do tamanho da sua clínica, é sempre possível se beneficiar da melhoria de processos, sejam eles internos ou externos, e aumentar o faturamento. Nesse cenário, vale lembrar que enquanto os processos internos envolvem o controle dos funcionários e da produção, os externos lidam com a relação da empresa com seus clientes e seus fornecedores.
E todas essas etapas precisam estar em sintonia para que a clínica produza cada vez mais de preferência com menos recursos. Quer descobrir como melhorar os processos da sua clínica de modo a aumentar o faturamento? Confira aqui as nossas dicas:
Conheça bem os processos
É fundamental ter uma visão geral do funcionamento da clínica e de todos os processos que se fazem necessários para que um serviço alcance os clientes da melhor maneira possível.
A análise desses processos pode se dar com o uso de indicadores de performance, com o estabelecimento das atividades realizadas e de seus respectivos responsáveis ou com o relato dos funcionários, por exemplo. É imprescindível dar a devida importância a essa avaliação antes de partir efetivamente para a ação.
Envolva toda a equipe
Conte com a ajuda de toda a equipe para encontrar quaisquer erros, atividades sem valores e movimentações desnecessárias. É essencial garantir que não haja um desperdício da criatividade de seus funcionários no momento de definir estratégias na busca da qualidade e da produtividade, já que são eles são os diretamente envolvidos nos processos internos e externos.
O segredo está em se esforçar para tornar a melhoria dos processos uma atividade envolvente e prazerosa para todos na clínica. Isso sem contar que, ao engajar o funcionário nessas decisões, ele passa a valorizar mais a empresa o próprio papel que desempenha alo, empenhando-se com cada vez mais afinco para cumprir suas funções, atingir as metas e otimizar a qualidade dos serviços prestados.
Elimine processos inúteis
De nada adianta aumentar o esforço e o trabalho da sua equipe para desenvolver processos que em nada contribuem para o alcance dos objetivos da empresa ou para a satisfação dos clientes. Além de serem inúteis, atividades assim acabam desmotivando seu time de funcionários, que não vê sua energia se transformando em benefícios.
Por isso, ao encontrar erros grosseiros, processos inadequados ou atividades duplicadas, corrija-os rapidamente. Você verá como essa postura não deve tomar muito tempo ou exigir muitos investimentos, mas trará resultados imediatos.
Otimize os serviços prestados
A maior prioridade ao alterar os processos de sua clínica deve estar no aumento da satisfação dos clientes. E é aí que entra a otimização dos serviços prestados, significando reduzir o tempo de espera, facilitar a interação dos clientes com a clínica, tornar mais prático o agendamento de exames com um bom sistema de marcações online e acelerar a emissão de resultados, dentre outros.
Abuse da melhoria contínua
Ao contrário da melhoria radical, a melhoria contínua não busca uma quebra de paradigmas ou a mudança completa de um processo, tentando apenas trazer mudanças pequenas e frequentes para a clínica de modo a ir incrementando aos poucos os processos já existentes. Assim as melhoras aparecem a longo prazo.
Isso significa que você não precisa alterar o sistema de agendamento de exames de uma só vez, por exemplo, eliminando completamente o setor de call center. Mas por que não complementar esse serviço com um software de agendamento online?
Você vai ver como essa pequena mudança já reduzirá os gastos do negócio, o tempo perdido pelos funcionários agendando e confirmando consultas, além de que facilitará a vida do cliente, que poderá agendar suas consultas e seus exames a qualquer momento do dia, a partir de qualquer dispositivo eletrônico.
Gostou das nossas dicas? Então aproveite para conferir agora mesmo nosso post sobre o que leva um cliente a escolher sua clínica e não deixe de assinar nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades do blog!