Se você é diretor de um hospital, gerente de uma clínica ou responsável pelo TI de um serviço de saúde, sabe que oferecer o melhor serviço a seus clientes ao mesmo tempo em que controla os gastos dos recursos é sempre um grande desafio, não é verdade?
Como a eficiência na gestão hospitalar depende dos mais variados fatores, uma avaliação mais profunda deve ser feita por meio da análise de métricas dessa gestão.
Quer saber por que você também deve tornar a gestão do seu hospital mais eficiente e produtiva? Em quais métricas de gestão é preciso ficar de olho para que isso se torne realidade? Pois acompanhe agora mesmo nosso artigo e descubra:
Qualidade de serviços
O principal motivo para garantir a eficiência na gestão hospitalar é conseguir manter os serviços na mais alta qualidade dentro dos recursos devidamente disponíveis para eles. Esse aspecto é fundamental para que todos os outros processos da gestão ocorram dentro do desejado.
Para atingir essa meta é importante prestar atenção nos índices de qualidade que avaliam cada uma das etapas dos processos hospitalares, analisando os resultados obtidos em cada setor. Ficando de olho nesses valores e buscando sempre soluções mais eficientes, que gerem o melhor resultado para a saúde do paciente, a qualidade do atendimento e, consequentemente, sua satisfação será garantida.
Retorno dos pacientes
A taxa de recompra se refere à porcentagem de clientes que retornam ao serviço após a primeira negociação. O termo é comumente usado em e-commerce, mas consegue ter seu significado expandido também para a área de saúde.
Nesses ambientes, a taxa de recompra equivaleria aos pacientes que buscam o hospital novamente por terem sido bem atendidos na primeira vez ou pela rapidez com que tiveram seus problemas satisfatoriamente resolvidos.
Quanto mais pacientes retornarem, menos será necessário gastar na conquista de novos clientes e na divulgação do serviço hospitalar.
Finanças organizadas
O controle das finanças também é importante para a eficiência na gestão hospitalar, sendo que uma das melhores métricas para sua avaliação é o EBITDA — Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, termo que pode ser traduzido como “lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”.
O cálculo do EBITDA envolve a receita bruta, as despesas operacionais, os juros de empréstimos e os valores de depreciação e amortização do período.
O valor final dessa matemática representa o rendimento e a produtividade da empresa sem considerar muito do seu contexto.
Pacientes satisfeitos
O índice de satisfação dos pacientes ajuda os gestores a conhecê-los melhor — desde suas vontades e seus anseios a suas discordâncias com o sistema.
É, principalmente, um meio de dar voz aos pacientes de modo a facilitar e agilizar o processo de identificação de problemas e melhorar o serviço oferecido, já que, com a avaliação do índice, torna-se claro quais dimensões são realmente importantes para sua satisfação e para sua lealdade.
Além disso, o índice ajuda a demonstrar o valor que a empresa dá à opinião dos clientes e seu interesse em sempre melhorar sua gestão e seus produtos.
As métricas de gestão devem sempre ser analisadas em conjunto, para que a verdadeira realidade da empresa seja avaliada de forma correta.
Uma gestão hospitalar eficiente garante clientes satisfeitos e processo internos organizados e alinhados com os objetivos do gestor. Com tudo em ordem, as métricas de gestão só vão demonstrar toda a melhora!
E então, gestor, como anda seu hospital? Existe mais alguma métrica de gestão que o ajuda no dia a dia e torna mais fácil a tarefa de alcançar a eficiência na gestão hospitalar? Comente aqui e compartilhe suas experiências conosco!