Acabar com as faltas na clínica é o desejo de todo o gestor em saúde. Afinal de contas, as faltas no consultório são as principais responsáveis por baixar a receita financeira e aumentar o tempo ocioso. É claro que ninguém está livre de imprevistos! Entretanto, nas agendas das clínicas médicas, essas situações são mais comuns do que deveriam.
Mesmo que não pareça, isso é um grande problema, porque a taxa de faltas de pacientes implica, também, na perda de oportunidades de negócio. O horário vago poderia ser usado para atender outro paciente.
Por isso, é extremamente importante reduzir ao máximo a taxa de absenteísmo dos pacientes.
Algumas dicas podem te ajudar a diminuir essa taxa. Você pode aplicá-las imediatamente no seu consultório.
7 técnicas para acabar com as faltas na clínica
Confirmar consultas com antecedência
Uma das principais formas de acabar com as faltas na clínica é confirmando as consultas previamente.
Em geral, consultas são marcadas com antecedência e, embora muitos pacientes sejam organizados e marquem em suas agendas, muitos outros acabam esquecendo ou confundindo o dia e horário da consulta.
Avisar o paciente sobre o agendamento na véspera pode ser uma prática muito eficaz para que ele não se esqueça do compromisso. Seja por telefone, por SMS, ou mesmo por e-mail, a mensagem deve ser sempre amigável, e comunicar que a consulta é importante e que o médico estará esperando o paciente.
Criar uma política sobre ausências
Estabelecer uma política clara sobre ausências e deixar os pacientes a par de cada norma estabelecida nos casos de falta sem comunicação ou de cancelamento em cima da hora, também são maneiras de acabar com as faltas.
Determinar um prazo para que o paciente possa cancelar a consulta, de forma que ainda seja possível entrar em contato com outra pessoa para encaixá-la no horário vago é outra alternativa.
Manter um registro atualizado de pacientes faltantes ou que se atrasam com frequência pode ajudar.
Assim, o consultório pode estabelecer um plano para lidar com esses pacientes e até mesmo impor uma taxa pelos cancelamentos constantes ou um bloqueio de marcação por algum tempo.
Independentemente da política estabelecida sobre as ausências, é importante que o paciente saiba quais são as penalidades pelo não cumprimento.
Manter um sistema de agenda inteligente
Manter uma agenda atualizada para ter controle sobre os compromissos de toda a clínica é outra estratégia. Um sistema automatizado que é compartilhado entre todos os profissionais, pode dar certo.
Isso ajuda a fazer uma análise mais assertiva da situação. O sistema pode lembrar, antes, o paciente via SMS ou e-mail sobre o horário agendado.
Para evitar isso, estabeleça um atendimento simplificado, dentro de um curto espaço de tempo, permitindo que os pacientes sejam atendidos prontamente e evitando esperas por longos períodos.
Diminuir o tempo de espera
Nenhum paciente, por mais calmo que seja, gosta de esperar muito tempo. Quando essa situação ocorre com frequência, outros compromissos acabam sendo mais importantes do que a consulta. Isso acaba estimulando atrasos e faltas.
Para garantir pacientes satisfeitos, providencie, também, uma sala de espera confortável, com entretenimento para tornar o momento menos incômodo.
O uso de uma TV Corporativa também pode ajudar a qualificar o tempo que o paciente aguarda e também facilitar a divulgação deinformações importantes, como os serviços oferecidos, novas tecnologias e especialidades, etc.
Recompensar as pessoas que não faltam
Definir uma maneira cordial de recompensar os pacientes pontuais, ou que se preocupam em cancelar ou reagendar a consulta com considerável antecedência, pode ser uma estratégia interessante para estimular os pacientes a agirem corretamente quanto à consulta. Esta atitude agrega valor, despertando reconhecimento dos pacientes.
Dar o exemplo
Para que o paciente seja estimulado a não faltar, o médico também precisa ter esse compromisso.
Mesmo que seja preciso desmarcar a consulta por parte do profissional, deve-se avisar o paciente com antecedência. Outra possibilidade é encontrar um médico substituto.
Em relação aos atrasos, é preciso seguir a mesma linha de pensamento e dar o exemplo da pontualidade.
Ser uma referência no meio digital
A partir do momento em que a clínica e os profissionais médicos se tornam referência naquilo que exercem, os pacientes faltam menos às consultas. Usar a internet para compartilhar conteúdo qualificado ajuda você a se tornar essa autoridade!
Sobre o autor
Bruna Rezende é economista, especialista em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestranda em Administração em Gestão na Saúde pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Empresária com mais de 10 anos de experiência em marketing, é fundadora e CEO da E-saúde, agência de marketing digital especializada na área da saúde e que possui vasta experiência com o segmento.