Por envolver assuntos complicados e delicados de explorar, muitas pessoas acreditam que é difícil elaborar uma estratégia de marketing digital na área da saúde. Entretanto, será que é realmente assim?
Na verdade, com o planejamento adequado, é possível atingir seus objetivos através do marketing digital, como renovar a imagem da sua clínica ou conquistar mais pacientes.
Basta usar a comunicação certa para impactar essas pessoas por meio do marketing digital na área da saúde.
O marketing digital oferece possibilidades valiosas para várias áreas que desejam chamar mais atenção do público-alvo. Isso vale especialmente para o ramo da saúde, que precisa promover a confiança das pessoas que buscam tratamentos e vínculos mais significativos.
Conheça, a seguir, cinco ferramentas para iniciar a sua estratégia de marketing digital na área da saúde.
1# Planejamento de qualidade
Parece básico, mas trata-se de um passo importante para garantir a qualidade da sua campanha de marketing digital na área da saúde.
Leve em consideração o perfil dos seus pacientes, os principais motivos que os levam a procurar os seus serviços e conheça o que outras marcas da área estão fazendo.
Elabore uma estratégia que atinja seu público de maneira inovadora e assertiva ao agregar valor à sua mensagem publicitária.
2# Site adequado
Seja qual for seu objetivo, conquistar mais pacientes, tornar-se autoridade, aumentar sua visibilidade ou melhorar sua imagem, você deve contar com um bom site. Ele deve oferecer uma navegação prática e adaptada às expectativas do seu público-alvo.
Lembre-se de garantir que o conteúdo abra corretamente em computadores e celulares, já que a maioria das pessoas prefere este último.
3# Conteúdo relevante
Uma forma bastante eficiente de impactar o seu público é oferecendo conteúdos que ele queira ler.
A área de saúde possui diversas oportunidades bem valiosas nesse sentido, sendo possível desenvolver material relacionado à:
- Qualidade de vida;
- Doenças;
- Prevenção…
Ou outros tópicos de interesse por parte dos pacientes. Ele deve ser bem otimizado para aparecer em destaque no Google e maximizar sua exposição.
4# Verba para mídia
Não pense que, mesmo sem investir em mídia paga, será possível obter bons resultados, principalmente no início da estratégia. É um erro desconsiderar a importância desse canal de marketing!
Ele é capaz de aumentar sua visibilidade para um público específico e, caso seja bem gerenciado, trazer resultados rápidos.
Faça experimentos em plataformas como Google AdWords e de anúncios em redes sociais para conferir o orçamento ideal para atingir seus objetivos.
5# Relatórios regulares no marketing digital na área da saúde
Para ter certeza de que as suas iniciativas de marketing digital na área da saúde estão dando certo, é necessário fazer um acompanhamento recorrente dos seus resultados.
Assim como se faz com a avaliação de consultas por meio do NPS, esse tipo de relatório te ajuda a saber como melhorar a estratégia.
Todas as suas campanhas precisam desse tipo de levantamento periódico. Assim, você consegue comparar o seu desempenho ao longo do tempo e detectar tendências vantajosas para os seus planos.
E agora?
Com todas as dicas em mãos, você tem tudo o que precisa para iniciar a sua estratégia de marketing digital! Seguindo todas as etapas você conseguirá chegar mais perto do seu público.
Sobre o autor
Bruna Rezende, é economista, especializada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e mestranda em Administração em Gestão na Saúde pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Empresária com mais de 10 anos de experiência em marketing, fundadora e CEO da E-saúde, agência de marketing especializada na área da saúde, possui vasta experiência com o segmento.