Você deseja que os colaboradores da sua equipe médica sejam unidos e eficientes? Se sim, você precisa investir em treinamentos para médicos.
Para isso, em primeiro lugar, tenha em mente que a capacitação contínua não serve apenas para gerar conhecimento. Ela também é extremamente importante para construir uma relação amigável entre médicos e pacientes.
Os médicos (principalmente os residentes) precisam passar por treinamento corporativo.
Desta forma eles conseguirão oferecer aos pacientes os cuidados preconizados que estão dentro do modelo idealizado pela instituição para a qual trabalham.
Como fazer isso?
Fique tranquilo! Este conteúdo foi escrito exatamente para lhe explicar como organizar e produzir treinamentos para médicos.
Programe treinamentos para médicos
Ao pensar em organizar treinamentos para médicos, você precisa, primeiramente, planejar como será essa qualificação.
Para isso, uma boa dica é entender que, quanto melhor for o treinamento realizado, mais resultados positivos serão vistos por toda a equipe.
Assim, uma pesquisa boca a boca ou via formulários Google para levantar quais são os pontos a serem melhorados em cada médico ou cada setor que deseja treinar, é um bom começo.
Feito isso, é hora de pensar sobre qual é a maneira mais adequada de ofertar esse treinamento.
Normalmente, os médicos possuem uma rotina de trabalho pesada que inclui plantões de mais de 12 horas. Ou seja, eles não têm muito tempo para participar de cursos e/ou palestras presenciais.
Ainda assim há solução! Como, por exemplo, produzir os treinamentos para médicos através de vídeos. Dessa forma, os médicos terão como acessar aos conteúdos onde e quando quiserem.
Além disso, você economiza muito por não gastar com aluguel de espaço, palestrante/professor, transporte e alimentação. Enfim, todo material de que precisaria caso fosse organizar um treinamento presencial.
A Unicamp, por exemplo, começou a incentivar a empatia em seus futuros médicos através dos vídeos.
Eles utilizaram atores para simular possíveis consultas e assim aflorar esse lado mais humano nos alunos. Essas simulações foram gravadas e editadas.
Desta forma, os alunos assistiam ao resultado para, posteriormente, discutirem juntos o procedimento.
Esse processo é interessante para intensificar a corrida por um atendimento mais humanizado e que valorize mais os pacientes.
Use plataformas de vídeos
Outra dica para otimizar e ter como mensurar se os treinamentos para médicos em vídeos estão dando certo é:
- Adotar uma plataforma para colocar os conteúdos.
Desta forma, além de treinar os médicos, você também terá como acompanhar o desenvolvimento da equipe e de cada médico separadamente, receberá feedbacks, dentre outras funções de análise e retorno do seu investimento em treinamento corporativo.
Essa é uma ótima maneira de ter controle sobre os conteúdos que realmente foram assistidos pelos médicos residentes.
É muito comum que eles recebam os vídeos e, por pensarem que já sabem tudo sobre ele, pularem direto para a prova final.
Desta forma eles podem até ir bem na prova final, mas perdem partes importantes do conteúdo.
Preocupe-se com o conteúdo
Esse processo de ensinar e treinar médicos à distância pode ser ainda mais atrativo e gerar maior engajamento caso você consiga oferecer ao médico explicações dos conteúdos como em uma aula convencional.
Realmente é uma aula como as convencionais, porém, toda gravada com uma câmera profissional ou até mesmo celular.
Para isso, procure criar um roteiro de quais temáticas são mais atrativas e convenientes ao seu time de médicos a partir do que eles mesmos disseram nas pesquisas.
Feito isso, também é importante dividir essas qualificações em vídeos curtos para que os mesmos sejam assistidos e assimilados por completo.
Convide médicos experientes para partilhar conhecimento
Durante a produção de treinamentos para médicos, outra excelente estratégia é convidar profissionais para partilhar o seus conhecimentos.
Para isso, basta orientar um médico com mais anos de atuação para que ele organize um curso com esse objetivo. A partir de suas experiências teóricas e práticas este profissional conseguirá passar adiante todo o conteúdo necessário.
Convite aceito? Ótimo! Afinal, tendo um médico experiente como o ‘cabeça’ dos vídeos de treinamento, os outros profissionais de saúde que irão passar pela qualificação se sentirão mais à vontade. Já que quem ministra a formação é um colega de trabalho.
Além disso, eles terão confiança e liberdade para:
- Questionar;
- Sugerir;
- Criticar o conteúdo ministrado
Tudo isso por meio da plataforma que foi escolhida para a armazenagem dos vídeos.
Esse feedback pode ser utilizado como base para a organização dos próximos vídeos de treinamentos para médicos.
Lembre-se de que o feedback precisa ser sincero!
Com isso, a segurança de quem manifestou a sua opinião, sendo ela positiva ou negativa, deve ser mantida. Logo, os feedbacks precisam ser anônimos.
Invista em novas metodologias de treinamento corporativo
Ao produzir treinamentos para médicos, você também precisa saber que está lidando com um público informado e, normalmente, atualizado em relação às novas práticas de uma forma geral.
Com isso, é interessante investir em novas metodologias de treinamento de pessoas como o Adaptive Learning.
O significado de adaptive learning é bastante amplo. Ele abrange um conjunto de técnicas da área de educação que têm como objetivo propor a cada aluno um ensino personalizado.
Ou seja, ao usar o adaptive learning na sua estratégia de treinamento corporativo, você estará propondo uma formação alinhada ao perfil de cada colaborador.
Essa metodologia pode ser implantada nas empresas por meio da instalação de plataformas adaptativas.
As plataformas adaptativas são softwares que propõem atividades diferentes para cada colaborador a partir da observação e da coleta de dados sobre sua performance, suas respostas e suas reações diante das tarefas.
Assim, o programa oferece ao médico um reforço sobre algum conteúdo no qual ele demonstrou dificuldade.
Desta forma será possível repetir questões para garantir mais acertos ou ainda avançar para um aprendizado mais profundo.
Viu como não é tão complicado organizar e produzir treinamentos para médicos?
Agora, é o momento de pensar na melhor plataforma que funcione como YouTube Corporativo e nas melhores técnicas para praticar o vídeo endomarketing no hospital.
Texto escrito pela equipe Aio em parceria com a CM Tecnologia