Na medicina, a confiança no profissional é algo fundamental! O médico desenvolve um papel de grande importância social e é imprescindível que o status de especialista reflita na identidade visual da clínica.
Alguns elementos consolidam a impressão de autoridade e conhecimento, são eles:
- Identidade visual com logotipo bem desenhado;
- Projeto de fachada funcional de bom gosto;
- Paredes e nos materiais de papelaria com cores adequadas;
- Sinalização eficiente para orientar os pacientes.
Neste artigo, mostraremos as vantagens que uma identidade visual pode trazer para clínicas e como providenciar esse serviço com agilidade e preço justo.
Quais os benefícios de criar uma identidade visual para a sua clínica?
Um ambiente bonito e agradável faz diferença principalmente quando somos submetidos a uma situação de estresse. Infelizmente, estresse é apenas um dos sentimentos vivenciados pelos pacientes que auxílio médico.
Não há nada melhor do que encontrar um lugar aconchegante para amenizar tudo isso, certo? Todo esse “suporte” tem de ser transmitido, por meio da identidade visual, antes do paciente entrar na clínica.
Mais que a criação de um logotipo, quando falamos de identidade visual, nos referimos aos elementos:
- Cores;
- Formas;
- Fontes (tipografia);
- Símbolos.
Eles podem proporcionar aos pacientes o sentimento de acolhimento e tranquilidade ao qual nos referimos anteriormente. Veja nos tópicos a seguir outros pontos importantes da identidade visual.
Deixe claro qual é sua especialidade
Um logotipo, que tenham relação com sua área de atuação, ajudará na diferenciação de sua clínica.
Nas clínicas pediátricas, um logotipo chamativo cai super bem! Numa clínica geriátrica, algo mais austero, com letras grandes que facilitam a leitura é a melhor opção.
Uma clínica obstétrica é outra especialidade onde um logotipo, com características femininas, ajudará o público a identificar o local. Quanto mais especializada a clínica, maior a necessidade de um logotipo criado de forma profissional.
Uma clínica ginecológica voltada para adolescentes, pode desenvolver cores e formas de uma maneira totalmente diferente daquela que atende outros públicos da especialidade.
Mostrar solidez e competência
Segundo a definição acadêmica de Philip Kotler, a marca define uma promessa do nível de qualidade de seu atendimento.
Já está consolidado na mente do público: “empresas solidas e confiáveis são aquelas que possuem marca bem definida”.
Diferenciar para destacar
Esta é outra vantagem inegável da criação de identidade visual para clínicas.
A marca consolidada facilita a recomendação da clínica por parte dos pacientes. Pois eles se lembrarão frequentemente da sua marca, suas cores, seu nome e os demais elementos visuais utilizados.
Sinalização para os pacientes
É necessário, como gestor, considerar que a sinalização da instituição pode não ser compreendida pelos pacientes. Muitas destas pessoas estão ansiosos e inseguros. Ou seja, quanto mais fácil para eles entenderem a sinalização do hospital, melhor será sua experiência.
Por meio da sinalização com placas, cartazes, panfletos e até faixas pintadas no chão tudo ficará mais simples. Além disso, como já falamos anteriormente, deve-se fazer uso da linguagem adequada para cada tipo específico de paciente.
É isso que faz da identidade visual uma vantagem real para seus pacientes e não um mero detalhe estético.
Divulgar sua marca por meio de documentos e papelaria
Divulgar sua marca e a qualidade de seus serviços são consequências de uma boa identidade visual para clínicas em sua papelaria, receituários e outros documentos.
Receber um exame num envelope bonito, um papel timbrado contribui muito para fidelizar um paciente e confere credibilidade à instituição.
A importância de um designer profissional
O auxílio de um profissional que domine símbolos, cores, formas e tipografias, pode ajudar muito nos resultados finais.
No mercado da saúde é bem fácil enxergar a diferença entre um trabalho profissional e um trabalho mal feito! Para as artes gráficas, não é diferente.
Entretanto, se a contratação de uma agência estiver fora do orçamento, considere os freelancers. Eles são profissionais que cobram individualmente por cada material ou fazem “pacotes” de materiais gráficos. Existem também os sites especializados e as chamadas concorrências criativas.
O importante mesmo é ter uma boa identidade visual que de fato traduza o valor do seu trabalho.
Gostou do conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários ou entre em contato conosco.
Este artigo foi escrito pela equipe da We Do Logos, a maior plataforma de design por concorrência criativa da América latina, uma das pioneiras no Brasil.
Na medicina, a confiança no profissional é algo fundamental. O médico desenvolve um papel de grande importância social e é imprescindível que o status de especialista reflita na identidade visual da clínica.
Alguns elementos consolidam a impressão de autoridade e conhecimento, são eles:
- Identidade visual com um logotipo bem desenhado;
- Projeto de fachada funcional e de bom gosto;
- Cores adequadas nas paredes e nos materiais de papelaria;
- Sinalização eficiente para orientar os pacientes.
Neste artigo, mostraremos as vantagens que uma identidade visual pode trazer para clínicas e como providenciar esse serviço com agilidade e preço justo.
Quais os benefícios de criar uma identidade visual para a sua clínica?
Um ambiente bonito e agradável faz diferença principalmente quando somos submetidos a uma situação de estresse. Infelizmente, estresse é apenas um dos sentimentos vivenciados pelos pacientes quando procuram auxílio médico.
Não há nada melhor do que encontrar um lugar aconchegante para amenizar tudo isso, certo? Todo esse “suporte” tem de ser transmitido, por meio da identidade visual, antes do paciente entrar na clínica.
Quando falamos em identidade visual de clínicas, mais que criação de um logotipo, nos referimos aos elementos:
- Cores;
- Formas;
- Fontes (tipografia);
- Símbolos.
Eles podem proporcionar aos pacientes o sentimento de acolhimento e tranquilidade ao qual nos referimos anteriormente. Veja nos tópicos a seguir mais alguns pontos importantes aos quais você deve dar atenção acerca da identidade visual.
Deixe claro qual é sua especialidade
Um logotipo bem desenhado, que tenham relação com sua área de atuação, ajudará na diferenciação de sua clínica.
Nas clínicas pediátricas, um logotipo chamativo cai super bem! Numa clínica geriátrica, algo mais austero, com letras grandes que facilitem a leitura é a melhor opção.
Uma clínica obstétrica é outra especialidade onde um logotipo, com características femininas, ajudará o público a identificar o local. Quanto mais especializada a clínica, maior a necessidade de um logotipo criado de forma profissional.
Uma clínica ginecológica voltada para adolescentes, pode desenvolver cores e formas de uma maneira totalmente diferente daquela que atende outros públicos da especialidade.
Mostrar solidez e competência
Segundo a definição acadêmica de Philip Kotler, a marca define uma promessa do nível de qualidade de seu atendimento.
Uma empresa sem marca não atesta sua origem, não mostra quem são os responsáveis por aquele produto ou serviço.
Já está consolidado na mente do público: “empresas solidas e confiáveis são aquelas que possuem marca bem definida”.
Diferenciar para destacar
Esta é outra vantagem inegável da criação de identidade visual para clínicas.
A marca consolidada facilita a recomendação da clínica por parte dos pacientes. Pois eles se lembrarão frequentemente da sua marca, suas cores, seu nome e os demais elementos visuais utilizados.
Sinalização para os pacientes
É necessário, como gestor, considerar que a sinalização da instituição pode não ser compreendida pelos pacientes. Muitas destas pessoas estão ansiosos e inseguros. Ou seja, quanto mais fácil para eles entenderem a sinalização do hospital, melhor será sua experiência.
Por meio da sinalização com placas, cartazes, panfletos e até faixas pintadas no chão tudo ficará mais simples. Além disso, como já falamos anteriormente, deve-se fazer uso da linguagem adequada para cada tipo específico de paciente.
É isso que faz da identidade visual uma vantagem real para seus pacientes e não um mero detalhe estético.
Divulgar sua marca por meio de documentos e papelaria
Divulgar sua marca e a qualidade de seus serviços são consequências de uma boa identidade visual para clínicas em sua papelaria, receituários e outros documentos.
Receber um exame num envelope bonito, um papel timbrado contribui muito para fidelizar um paciente e confere credibilidade à instituição.
A importância de um designer profissional
O auxílio de um profissional que domine símbolos, cores, formas e tipografias, pode ajudar muito nos resultados finais.
No mercado da saúde é bem fácil enxergar a diferença entre um trabalho profissional e um trabalho mal feito! Para as artes gráficas, não é diferente.
Entretanto, se a contratação de uma agência estiver fora do orçamento, considere os freelancers. Eles são profissionais que cobram individualmente por cada material ou fazem “pacotes” de materiais gráficos. Existem também os sites especializados e as chamadas concorrências criativas.
O importante mesmo é ter uma boa identidade visual que de fato traduza o valor do seu trabalho.
Gostou do conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários ou entre em contato conosco.
Este artigo foi escrito pela equipe da We Do Logos, a maior plataforma de design por concorrência criativa da América latina, uma das pioneiras no Brasil.