Ter uma boa gestão, seja qual for a área de atuação, é essencial para atingir o sucesso. Para entender melhor o que é gestão, procurei primeiro uma daquelas frases inspiradoras, e aqui está uma que me fez refletir bastante.
“Gestão é uma arma poderosa, que faz com que as organizações obtenham excelência em suas realizações.”
Daiany de Sousa Santana
Muito além de uma simples frase, ela explica o que significa uma boa gestão e o sentido desta dentro de uma empresa.
Para ter uma boa gestão é importante entender como ela funciona, saber aplicar e ter as melhores ferramentas que irão ajudar a fomentar um processo perfeito, onde tudo esteja conectado. Isso resulta, claro, em um crescimento gigantesco na produtividade com qualidade.
A área da saúde não foge a regra! Devemos priorizar uma boa gestão hospitalar acima de tudo. Pois, além de serem processos mais complexos essa gestão está ligada diretamente a cuidar de vidas.
Logo, a boa gestão impacta não somente nas questões administrativas, mas também no atendimento correto de um paciente.
Como comentamos anteriormente, é muito importante ter uma boa gestão hospitalar para o sucesso da instituição, mas não é bem isso o que se vê por aí.
Percebe-se a desorganização de um hospital, já no primeiro contato, com o atendimento.
Alguns sinais que demonstram que a instituição possui alguns problemas são:
- Longas filas de espera;
- Demora no atendimento;
- Dificuldade na marcação de consultas;
Estes são apenas alguns dos problemas que interferem na boa gestão e que causa a insatisfação do paciente.
Pontos que a instituição deve considerar
Por se tratar de um segmento cheio de complexidades e ramificações, a organização pode ser considerada o pilar para que todos os outros processos estejam alinhados.
O método dos “5s”, desenvolvido pelo Dr. Kaoru Ishikawa para gestão, é um bom caminho para entender e implementar um plano estratégico.
Desta forma, alguns aspectos fundamentais da empresa começaram a apresentar melhorias rumo à qualidade total.
Se você não está entendendo nada que eu estou falando, ou não entendeu o porque fui parar no Japão, calma! Eu vou explicar todos os detalhes.
Sobre Kaoru Ishikawa
O Dr. Kaoru Ishikawa, foi um químico, que depois da guerra se envolveu nos esforços primários para promover a qualidade.
Suas atividades de controle da qualidade e atividades de padronização, contribuíram tanto para a indústria japonesa quanto para outros sistemas organizacionais.
Seu sistema obteve reconhecimento mundial, principalmente pelos seus trabalhos com os Círculos de Controle da Qualidade (CCQ).
Ishikama criou o método do 5s, que tem como objetivo cuidar da base facilitando o aprendizado e a prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Isso inclui cuidar de ambientes, equipamentos, materiais, métodos e especialmente pessoas.
O que os 5s tem a ver com gestão hospitalar
Esse método tem sido aplicado em diversas empresas dos mais variados segmentos, e o setor da saúde pode se beneficiar consideravelmente de alguns métodos que colaboram com a eficiência e com a boa gestão hospitalar.
Para você entender melhor, vou explicar um pouco sobre cada um dos 5s e como ele impacta o seu hospital.
A sua implementação gera aumento na produtividade, eficiência, segurança e motivação. Além de ser aliado aos requisitos para a certificação ISO.
Então vamos ao 5s:
#1 Seiri – organização, utilização e liberação da área;
O resultado desse primeiro passo do programa 5s, é um ambiente de trabalho estruturado e organizado de acordo com as principais necessidades de cada empresa.
#2 Seiton – ordem e arrumação;
Assim, agilizam-se os processos e há maior economia de tempo.
#3 Seiso – limpeza;
O principal resultado é um ambiente que gera satisfação nos funcionários, por trabalharem em um local limpo e arrumado. Além da organização de equipamentos, e gera menos possibilidades de erros ou de quebra, por conta da constante fiscalização.
#4 Seiktsu – padronização;
Garante ainda mais equilíbrio e bom desempenho no trabalho, contribuindo ainda mais para o andamento do processo rumo à qualidade total.
#5 Sheitsuke – disciplina e autodisciplina.
A disciplina pode ser considerada a palavra-chave do programa 5s. Acontece quando, cada um exerce seu papel para a melhoria do ambiente de trabalho e do desempenho à saúde pessoal, sem que ninguém tenha que cobrar ninguém por isso.
As ferramentas que vão lhe ajudar
O método dos 5s, é um dos muitos estudos criados por grandes gênios da gestão, para melhorar o ambiente corporativo visando a qualidade e produtividade. Todos esses métodos, sem uma boa ferramenta, não irão surtir o efeito desejado.
As etapas Seiri e o Seiton, recomendam organização e ordem. Já temos atualmente no mercado da saúde, ferramentas que trazem soluções como:
- Desenvolvimento de projetos;
- Redução de fila de espera;
- Otimização de tempo;
- Realocação de pessoas.
Estes são os principais recursos que uma boa ferramenta deve ter para atender clínicas e hospitais. De forma que sua gestão hospitalar tenha uma maior desenvoltura e consiga entregar ao paciente um atendimento rápido e moderno.
Agilidade, solução e satisfação, são conceitos que fidelizam e fazem com que as pessoas recomendem e divulguem sua instituição gratuitamente. Não há nada melhor que sugerir para os amigos, aquilo que nos faz bem.
Na área da saúde, segurança e rapidez são tudo para o paciente. Entretanto, trazer essas atitudes para o atendimento (onde se concentra a maior parte das reclamações por parte dos usuários) não é uma tarefa fácil se você opta atualmente por processos manuais.
Os gargalos são:
- Telefones ocupados;
- Ruídos na comunicação;
- Horários restritos;
- Insatisfação do paciente;
- Stress da equipe.
Esses são uns dos fatores que causam problemas de comunicação já na primeira etapa da jornada do paciente.
Segundo o Dr. Kaoru Ishikawa, o primeiro “S” fala sobre organização e liberação de área.
Implementando algumas ferramentas em sua gestão hospitalar, você começa a automatizar processos e evita falhas, têm custos reduzidos, gera uma satisfação maior dos seus pacientes e faz com que o setor funcione de uma maneira mais eficiente.
Uma das ferramentas importantes para melhorar os processos em clínicas e hospitais, é o Centro de Marcação Online.
Com o CMO o paciente não precisa gastar muito tempo para agendar sua consulta, não pega filas para atendimento e fica contente com o apoio prestado pela instituição.
A ferramenta agiliza, simplifica e gera a acessibilidade para o paciente, que consegue agendar uma consulta ou exame sem complicações a qualquer hora do dia.
O CM Online possui uma tela altamente amigável. Isso permite que usuários de qualquer faixa etária consiga marcar suas consultas sem nenhum problema.
Para a instituição, alguns dos benefícios são:
- Redução de custos com equipe (pois a plataforma é 100% automatizada);
- Organização do processo de agendamento;
- Diminuição do tempo de espera;
- Maior produtividade no setor;
- Aumento na satisfação do paciente.
Conclusão
O grande desafio de uma boa gestão hospitalar é gerar satisfação para o paciente e ter rapidez no atendimento do mesmo. É preciso organizar e padronizar os processos para fazer fluir toda a rotina, e ter uma gestão eficiente é o primeiro passo para que tudo isso aconteça.
Com as novas tecnologias isso fica cada vez mais fácil. É imprescindível ter as ferramentas certas para gerar o valor que o paciente espera. Pois, no fim das contas, isso é o que de fato importa.
Fique ligado nos canais da CM Tecnologia para mais dicas e conteúdos sobre a gestão da sua instituição de saúde!