Os 5s da Gestão Hospitalar

Ter uma boa gestão, seja qual for a área de atuação, é essencial para atingir o sucesso. Para entender melhor o que é gestão, procurei primeiro uma daquelas frases inspiradoras, e aqui está uma que me fez refletir bastante.

“Gestão é uma arma poderosa, que faz com que as organizações obtenham excelência em suas realizações.”

Daiany de Sousa Santana

Muito além de uma simples frase, ela explica o que significa uma boa gestão e o sentido desta dentro de uma empresa.

Para ter uma boa gestão é importante entender como ela funciona, saber aplicar e ter as melhores ferramentas que irão ajudar a fomentar um processo perfeito, onde tudo esteja conectado. Isso resulta, claro, em um crescimento gigantesco na produtividade com qualidade.

A área da saúde não foge a regra! Devemos priorizar uma boa gestão hospitalar acima de tudo. Pois, além de serem processos mais complexos essa gestão está ligada diretamente a cuidar de vidas.

Logo, a boa gestão impacta não somente nas questões administrativas, mas também no atendimento correto de um paciente.

Como comentamos anteriormente, é muito importante ter uma boa gestão hospitalar para o sucesso da instituição, mas não é bem isso o que se vê por aí.

Percebe-se a desorganização de um hospital, já no primeiro contato, com o atendimento.
Alguns sinais que demonstram que a instituição possui alguns problemas são:

  • Longas filas de espera;
  • Demora no atendimento;
  • Dificuldade na marcação de consultas;

Estes são apenas alguns dos problemas que interferem na boa gestão e que causa a insatisfação do paciente.

Pontos que a instituição deve considerar

Por se tratar de um segmento cheio de complexidades e ramificações, a organização pode ser considerada o pilar para que todos os outros processos estejam alinhados.

O método dos “5s”, desenvolvido pelo Dr. Kaoru Ishikawa para gestão, é um bom caminho para entender e implementar um plano estratégico.

Desta forma, alguns aspectos fundamentais da empresa começaram a apresentar melhorias rumo à qualidade total.

Se você não está entendendo nada que eu estou falando, ou não entendeu o porque fui parar no Japão, calma! Eu vou explicar todos os detalhes.

Sobre Kaoru Ishikawa

O Dr. Kaoru Ishikawa, foi um químico, que depois da guerra se envolveu nos esforços primários para promover a qualidade.

Suas atividades de controle da qualidade e atividades de padronização, contribuíram tanto para a indústria japonesa quanto para outros sistemas organizacionais.

Seu sistema obteve reconhecimento mundial, principalmente pelos seus trabalhos com os Círculos de Controle da Qualidade (CCQ).

Ishikama criou o método do 5s, que tem como objetivo cuidar da base facilitando o aprendizado e a prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Isso inclui cuidar de ambientes, equipamentos, materiais, métodos e especialmente pessoas.

O que os 5s tem a ver com gestão hospitalar

Esse método tem sido aplicado em diversas empresas dos mais variados segmentos, e o setor da saúde pode se beneficiar consideravelmente de alguns métodos que colaboram com a eficiência e com a boa gestão hospitalar.

Para você entender melhor, vou explicar um pouco sobre cada um dos 5s e como ele impacta o seu hospital.

A sua implementação gera aumento na produtividade, eficiência, segurança e motivação. Além de ser aliado aos requisitos para a certificação ISO.

Então vamos ao 5s:

#1 Seiri – organização, utilização e liberação da área;

O resultado desse primeiro passo do programa 5s, é um ambiente de trabalho estruturado e organizado de acordo com as principais necessidades de cada empresa.

#2 Seiton – ordem e arrumação;

Assim, agilizam-se os processos e há maior economia de tempo.

#3 Seiso – limpeza;

O principal resultado é um ambiente que gera satisfação nos funcionários, por trabalharem em um local limpo e arrumado. Além da organização de equipamentos, e gera menos possibilidades de erros ou de quebra, por conta da constante fiscalização.

#4 Seiktsu – padronização;

Garante ainda mais equilíbrio e bom desempenho no trabalho, contribuindo ainda mais para o andamento do processo rumo à qualidade total.

#5 Sheitsuke – disciplina e autodisciplina.

A disciplina pode ser considerada a palavra-chave do programa 5s. Acontece quando, cada um exerce seu papel para a melhoria do ambiente de trabalho e do desempenho à saúde pessoal, sem que ninguém tenha que cobrar ninguém por isso.

As ferramentas que vão lhe ajudar

O método dos 5s, é um dos muitos estudos criados por grandes gênios da gestão, para melhorar o ambiente corporativo visando a qualidade e produtividade. Todos esses métodos, sem uma boa ferramenta, não irão surtir o efeito desejado.

As  etapas Seiri e o Seiton, recomendam organização e ordem. Já temos atualmente no mercado da saúde, ferramentas que trazem soluções como:

  • Desenvolvimento de projetos;
  • Redução de fila de espera;
  • Otimização de tempo;
  • Realocação de pessoas.  

Estes são os principais recursos que uma boa ferramenta deve ter para atender clínicas e hospitais. De forma que sua gestão hospitalar tenha uma maior desenvoltura e consiga entregar ao paciente um atendimento rápido e moderno.

Agilidade, solução e satisfação, são conceitos que fidelizam e fazem com que as pessoas recomendem e divulguem sua instituição gratuitamente. Não há nada melhor que sugerir para os amigos, aquilo que nos faz bem.

Na área da saúde, segurança e rapidez são tudo para o paciente. Entretanto, trazer essas atitudes para o atendimento (onde se concentra a maior parte das reclamações por parte dos usuários) não é uma tarefa fácil se você opta atualmente por processos manuais.

Os gargalos são:

  • Telefones ocupados;
  • Ruídos na comunicação;
  • Horários restritos;
  • Insatisfação do paciente;
  • Stress da equipe.

 

Esses são uns dos fatores que causam problemas de comunicação já na primeira etapa da jornada do paciente.

Segundo o Dr. Kaoru Ishikawa, o primeiro “S” fala sobre organização e liberação de área.

Implementando algumas ferramentas em sua gestão hospitalar, você começa a automatizar processos e evita falhas, têm custos reduzidos, gera uma satisfação maior dos seus pacientes e faz com que o setor funcione de uma maneira mais eficiente.

Uma das ferramentas importantes para melhorar os processos em clínicas e hospitais, é o Centro de Marcação Online.

Com o CMO o paciente não precisa gastar muito tempo para agendar sua consulta, não pega filas para atendimento e fica contente com o apoio prestado pela instituição.

A ferramenta agiliza, simplifica e gera a acessibilidade para o paciente, que consegue agendar uma consulta ou exame sem complicações a qualquer hora do dia.

O CM Online possui uma tela altamente amigável. Isso permite que usuários de qualquer faixa etária consiga marcar suas consultas sem nenhum problema.

Para a instituição, alguns dos benefícios são:

  • Redução de custos com equipe (pois a plataforma é 100% automatizada);
  • Organização do processo de agendamento;
  • Diminuição do tempo de espera;
  • Maior produtividade no setor;
  • Aumento na satisfação do paciente.

Conclusão

O grande desafio de uma boa gestão hospitalar é gerar satisfação para o paciente e ter rapidez no atendimento do mesmo. É preciso organizar e padronizar os processos para fazer fluir toda a rotina, e ter uma gestão eficiente é o primeiro passo para que tudo isso aconteça.

Com as novas tecnologias isso fica cada vez mais fácil. É imprescindível ter as ferramentas certas para gerar o valor que o paciente espera. Pois, no fim das contas, isso é o que de fato importa.

Fique ligado nos canais da CM Tecnologia para mais dicas e conteúdos sobre a gestão da sua instituição de saúde!

 

 

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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