Você já se perguntou se o ambiente da sua clínica ou consultório agrada aos seus pacientes? A ideia de que a primeira impressão é a que fica pode até não ser sempre verdade. Mas projetar um impacto positivo logo no início é fundamental para qualquer negócio e área de atuação, incluindo o segmento da saúde.
Quando um paciente entra em uma sala de espera agradável e confortável, essa primeira percepção é vantajosa para a avaliação que ele fará do atendimento como um todo. Por outro lado, se a sala é apertada, desorganizada e barulhenta, o sentimento gerado é de desconfiança e falta de credibilidade com o serviço.
Por isso, é importante tirar algum tempo para pensar em como organizar a sua clínica para promover um ambiente no qual seu público se sinta confortável e à vontade – e forme uma imagem positiva do seu trabalho desde o começo!
Dicas para criar um ambiente agradável e adequado na sua clínica ou consultório
Cores e percepções
Você sabia que as cores têm grande influência na assimilação ou avaliação de um ambiente? A chamada Psicologia das Cores aponta que a percepção das pessoas em relação a produtos, locais e objetos é distinta a depender das tonalidades presentes. Por este motivo, as cores escolhidas para o seu consultório devem transmitir calma e aconchego.
Em um ambiente no qual as pessoas estão sofrendo dores ou aguardando algum diagnóstico (sem falar no estresse de eventuais atrasos), é de fato importante pensar em formas de proporcionar mais tranquilidade aos pacientes.
Nesse sentido, cores claras são boas escolhas. Optar pelo verde (associado à saúde) e o azul (que representa calma, confiança e segurança) também é uma decisão acertada. Evite que todas as paredes sejam pintadas de uma única cor. Isso passa a ideia de monotonia, o que pode tornar a espera algo mais chato, moroso e estressante. O uso parcimonioso de quadros e objetos de decoração para alegrar o espaço também é recomendado.
Ambientes planejados
Todos os espaços da clínica precisam estar limpos e organizados. Ao planejar a disposição dos ambientes, considere a circulação e a segurança dos pacientes, lembrando-se de que eles precisam se locomover com facilidade (em especial os que possuem mobilidade reduzida). Se você recebe crianças, é necessário se preocupar com os objetos que ficam ao alcance da mão, prevenindo possíveis acidentes.
No que diz respeito à exposição de diplomas e certificados no consultório, tenha em mente que o ideal é evitar excessos e exibir apenas os mais pertinentes. Esses documentos são importantes para transmitir credibilidade, mas contenção e sobriedade são atributos positivos para um médico.
Som ambiente
Se você tem um aparelho de televisão na sala de espera, é importante que ele esteja com o volume adequado para não atrapalhar a recepção e evitar desconforto auditivo.
Uma boa ideia é casar o conteúdo exibido no aparelho com as especialidades oferecidas na clínica. Você pode exibir, por exemplo, programas sobre saúde e dicas de alimentação.
Se optar por colocar música ambiente, lembre-se de que a ideia é transmitir tranquilidade.
A distração é bem-vinda
Revistas e livros são uma ótima opção. Mas fique atento para não disponibilizar publicações muito antigas – elas causam a impressão de desinteresse. Oferecer café, água, chá e algumas opções de lanche simples também ajuda a tornar o tempo de espera mais agradável.
Avalie, ainda, o número de cadeiras necessárias na recepção para que nenhum paciente tenha que esperar em pé.
O fator humano
Além do médico, existe outro profissional que influencia bastante na imagem de um consultório: a(o) recepcionista ou secretária(o). Visto que esta pessoa atua como o braço direito do médico, deve desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo, desde atender o telefone e agendar consultas a organizar a ordem do atendimento.
Por isso, é importante que esse profissional tenha facilidade em lidar com o público e que seja paciente, atencioso e esteja sempre bem informado para tirar dúvidas.
Autor: Equipe do iMedicina, software e serviços completos para aumentar o faturamento de clínicas e consultórios.
E aí, gostou das nossas dicas? Compartilhe a sua opinião com a gente nos comentários!
Ou entre contato conosco clicando na imagem abaixo.