Hoje, não é incomum se dirigir a alguma instituição médica e acabar se deparando com situações desanimadoras. Afinal, da sala de espera ao consultório, todos os setores médicos parecem recheados de pequenas questões que, quando acumuladas, podem tirar qualquer paciente do sério. Embora seja senso comum falar da infraestrutura baixa e o descaso médico, esses certamente são apenas a ponta de um iceberg mais profundo.
Em primeiro lugar, ficar doente é algo que ninguém deseja. Nesse sentido, além de todos os problemas acarretados pela doença, ter que enfrentar problemas dentro das instituições pode afastar seu público ainda mais do estabelecimento. Isso porque o sonho de todo paciente é ser rapidamente atendido e já ir para o seu próximo compromisso. Mas, infelizmente, alguns fatores acabam impedindo que esse processo ocorra de forma rápida. Quer saber quais são?
4 situações que mais incomodam os seus pacientes diariamente
As grandes filas
Filas, filas e filas.
Já parou para pensar na quantidade de filas que temos que enfrentar em uma mesma instituição para algo que talvez seja muito simples ou que se não for, aí sim é que deveria ser bem mais rápido?
Passamos pela fila da senha, pela fila do registro de dados, pela fila da triagem e… ufa, finalmente pela fila do atendimento. Basta pensar no quão bom seria se essas várias filas fossem cortadas, no mínimo, pela metade.
A demora da atendente para preencher os seus dados
Você também já teve que repetir o seu nome várias vezes ou perdeu a paciência porque, além do fato de estar doente, teve que ficar de pé esperando a moça do atendimento registrar dado por dado? Isso sem contar a consciência de que o processo ainda está apenas começando? Pois é. A vida poderia ser muito mais fácil e organizada.
O tempo de espera para ser atendido na triagem
Pronto. Passada a fila dos dados, você repete suas informações algumas vezes, coloca a identificação e agora já até comemora porque logo será atendido na triagem.
Todavia, acaba de descobrir que esse processo está mais longe de terminar do que parece e deverá ficar mais algum tempinho esperando. Será mesmo que os hospitais não percebem que isso tem que mudar?
Superlotação dos hospitais
Como se já não bastassem as filas, também sabemos que nem sempre os hospitais têm lugares para todos os doentes sentarem e, às vezes, é mais fácil desistir do que ficar por tanto tempo sem a garantia de que você será atendido.
Se alguma coisa você já chegou a um pronto atendimento, olhou para a quantidade de pessoas doentes que estavam lá e deu meia volta para ir para casa, sabe muito bem do que estamos falando.
Mas será que não existe nada para organizar melhor toda essa gestão de pessoas?
Algumas formas de resolvê-las
Atualmente, vivemos a era da tecnologia. Mas o que é a tecnologia e qual o impacto da mesma na vida das pessoas? As novidades tecnológicas são primeiramente testadas na informática, na engenharia e na medicina. Então, nada mais justo do que aliar inovações tecnológicas à área da saúde.
Será que há uma forma simples e prática de esquematizar o atendimento na área da saúde para que as pessoas sejam atendidas melhor e mais rapidamente? Já adiantamos que sim! Pois saiba que o benefício não se limita aos pacientes, mas também aos médicos e hospitais como um todo. Confira!
Check-in automático
Entendemos claramente como a automatização do atendimento na área de saúde salva o tempo e o bem estar de pacientes e profissionais. Em um país no qual 20% das mortes por infarto poderiam ter sido evitadas, as soluções para os problemas citados merecem uma certa urgência.
Pensando nisso, a maneira mais inteligente de resolver esses problemas é implantando uma ferramenta de atendimento automatizado que terá como consequência uma gestão mais eficaz de pacientes nos prontos atendimentos do país, como é o caso do check-in automático. Conheça algumas de suas vantagens:
Fornecimento de dados pessoais controlada pelo próprio paciente
Com essa ferramenta, o paciente, ao se dirigir ao hospital, preenche sozinho os seus dados pessoais, incluindo aqueles que se referem ao plano de saúde utilizado. A plataforma dá autonomia ao usuário e permite que ele coloque as informações por meio de uma tela intuitiva e autoexplicativa, com todo o conforto e no seu próprio ritmo.
Paciente direcionado diretamente à triagem
O Check-in elimina várias etapas e, consequentemente, as filas excessivas. Ao chegar no hospital, o paciente só deverá aguardar a triagem. Em outas palavras, isso significa mais tempo, mais conforto e menos frustrações.
Melhor funcionamento dos hospitais
Quanto mais organizado um hospital é, mais ele cresce e mais felizes ficam os profissionais e pacientes. Este recurso tecnológico permite que os pacientes já cheguem bem direcionados e tenham um atendimento mais agilizado.
Redução da superlotação
Sabemos que a superlotação é dada principalmente em função da ociosidade e da demora no atendimento. Aplicando essa ferramenta automatizada, a instituição é capaz também de ajudar o hospital a atender mais pessoas em menos tempo.
Ou seja…
A tecnologia chegou para tornar a experiência de todos melhor, seja do time de atendimento e pacientes. No final, saem todos ganhando.
Ao tornar a experiência do paciente melhor, é grande a chance de ele buscar a instituição de saúde sempre que precisar de atendimento. No final das contas, quanto melhor é a Jornada do Paciente, mais ele estará disposto a indicar o serviço que lhe foi oferecido.
A CM Tecnologia oferece a ferramenta que descrevemos acima. Ficou curioso e quer saber como a CM tem trabalhado para melhorar a Jornada do Paciente, reduzindo custos das instituições? Fale conosco!