As mudanças no setor da saúde tem se destacado muito nos últimos anos. O aumento dos esforços em atender melhor e mais rapidamente uma grande demanda, faz com que haja um constante investimento na área. É nesse espaço que a tecnologia se instala, a fim de solucionar a demanda com os agendamentos online e a aplicação de baixos custos.
No Brasil a taxa de não comparecimento em consultas e exames pode chegar a 30% no setor privado e a 20,5% no sistema público, por motivos diversos.
Muitas das vezes eles podem, inclusive, estar relacionados ao absenteísmo do paciente, por desorganização da agenda do profissional, longo tempo de espera nas salas de atendimento, e outros motivos.
Todos esses fatores que causam o não comparecimento, geram prejuízos anuais que podem chegar a milhões. Dependendo do porte do hospital ou clínica, isso impacta diretamente no faturamento e na produtividade.
Como evitar
Seria engano acreditar que os sistemas usados para resolver esses problemas são caros e complexos. Atualmente temos no mercado empresas que adaptam seus serviços às necessidade e possibilidades de seus clientes.
É importante lembrar que o retorno desse investimento vai muito além da redução de custos. Ele também fará com que a instituição alcance novos patamares de qualidade e eficiência no atendimento e na infraestrutura tecnológica.
A solução para minimizar a taxa de não comparecimento requer que os gestores estejam sempre atentos aos números para saber qual software se encaixa melhor às necessidades da instituição.
Além de acompanhar os números, também é importante tomar outras providências como as que falaremos logo abaixo.
1# Qualifique melhor o atendimento da sua clínica ou hospital
Treinar toda equipe da instituição sobre as melhores práticas de atendimento é algo que ajuda muito.
Um paciente bem atendido, antes e durante a consulta fica satisfeito, retorna e indica sua instituição para outras pessoas.
É importante entender que o paciente é a peça principal dos negócios em saúde, e um bom atendimento unido a satisfação, pode ser um fator favorável à imagem da instituição.
2# Invista em infraestrutura tecnológica
Além de ambiente agradável, é necessário manter boa infraestrutura, que significa bem mais do que maquinário e espaço físico. Isso está fortemente ligado a investimentos tecnológicos como:
- Sistemas de ERP,
- soluções de agendamentos online;
- Novas alternativas de comunicação entre instituição e pacientes, entre outros.
Esses sistemas têm um impacto direto nos processos e na produtividade de uma instituição. Por isso é essencial possuir softwares que integram todos dados dos setores para que não haja retrabalhos.
Novo comportamento da população
Hoje as pessoas estão muito mais conectadas aos seus dispositivos móveis e a internet. Em 2015 uma pesquisa realizada pela TIC Domicílios, informou que mais de 59,7% da população tinham acesso à internet.
Destes, 89% se conectavam via smartphones; (40%) via computador de mesa; (39%) através de computadores portáteis ou notebook; (19%) tablet.
Esses dados nos mostram duas coisas:
1 – A forma de atender um cliente não é a mesma, e continua mudando
Hoje, empresas que disponibilizam seus serviços ou facilitam a comunicação online são as que mais crescem.
2 – As empresas que não possuem sites responsivos, perderão posição no mercado
Desde 2015, o dispositivo mais utilizado pelas pessoas para acessar a internet, eram os celulares. Isso significa que os sites não responsivos deixam de atingir mais de 89% dos usuários que acessam internet.
A solução
Através da Central de Marcação Online,o paciente tem acesso à agenda dos profissionais e marca sua consulta para o horário que melhor lhe atender. O melhor de tudo é que não existe a necessidade de realizar o agendamento no horário comercial, pois a plataforma funciona 24 horas por dia 7 dias por semana.
Os agendamentos online têm trazido grandes resultados para os clientes que utilizam a nossa Central de Marcação Online(CMO).
A CM viu que poderia ajudar a melhorar a área de atendimento das instituições de saúde e criou um produto que realiza a confirmação automática dos procedimentos.
O CM Confirma evita que o paciente falte aos procedimentos agendados, além, é claro de agregar valor à instituição.
Alguns de nossos clientes relataram a redução de até 34% da taxa de não comparecimento.
O grande diferencial, é que com a confirmação automática não será necessário que atendentes realizem essa função. Sabemos muito bem, que call center é cheio de problemas como:
- Acúmulo de tarefas;
- Alta rotatividade da equipe;
- Alto nível de stress;
- Congestionamento de linhas telefônicas e outras coisas que afetam negativamente a instituição, o atendente e o paciente.
Assim como todas as nossas soluções, o funcionamento do CM Confirma é super simples! Durante a integração (com qualquer ERP) não há necessidade de interromper o trabalho da equipe.
Conclusão
O agendamento online é a solução para as instituições que desejam aumentar o ganho operacional e reduzir custos em até 80% por agendamento. Além de ser um grande diferencial competitivo.
Combinando agendamento online (CMO) com a confirmação automática de procedimentos, o ganho para a instituição cresce de maneira catastrófica.
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