Já é de conhecimento da gestão da maioria das instituições de saúde que a presença digital vem sendo cada vez mais importante dentro das mesmas. E isso pode ser através de redes sociais ou do próprio site da empresa.
Apesar de vivermos em um mundo cada vez mais digital (e talvez seja até mesmo por isso), muitas instituições deixam seus sites esquecidos e desatualizados, não dando a eles a atenção necessária.
Porém, mesmo tendo as redes sociais como objeto principal nessa nova era de presença digital, o site da instituição tem sua importância, e não é pouca. É nele que estará presente seu sistema de agendamento e entrega de exames online, o endereço e contato da instituição, e qualquer informação necessária para seu paciente.
Por isso, é importante que o site seja sempre atualizado, com design de fácil entendimento e navegação, e que seja responsivo (que se adapte na tela de qualquer dispositivo, seja de computadores, seja de celulares, tablets e afins).
A seguir, confira as melhores práticas a serem adotadas para se ter um site pensado totalmente na experiência de quem irá acessá-lo, o seu paciente.
Tenha seus serviços online em destaque no site
O site tem que ser comercial e “vender” a sua solução de agendamento online, ou entrega de exames, por exemplo. Um banner na página inicial, botões visíveis que levem a essas funções, ou um link direto são algumas das sugestões.
Mantenha seus conteúdos atualizados
Ter um blog dentro de seu site é uma estratégia eficiente de manter-se sempre presente no mundo digital e transmitir informações para quem acessa o site.
Conteúdo de relevância para seu público alvo é uma forma de reforçar ainda mais sua presença digital e gerar credibilidade e autoridade, representando um investimento de baixo custo com efeitos duradouros.
Chamar a atenção para sua instituição através de artigos de referência pode ajudar a melhorar o relacionamento de sua instituição de saúde com os pacientes e gerar conclusões importantes a respeito do seu público-alvo.
Incentive o engajamento com calls to action atrativas.
Atente-se à linguagem
O seu público-alvo, que irá acessar o site de sua instituição, provavelmente não tem conhecimento de uma linguagem científica muito comum entre profissionais de saúde.
Portanto, seja em conteúdos de relevância, seja em serviços, é importante se atentar a uma linguagem que possa ser entendida por todos que o acessem. Lembre-se que o público pode ir de crianças a idosos, por isso, ela deve ser a mais simples possível.
Permita interações
Para a melhor comunicação do paciente com a instituição. Disponibilize formulários para contato e cadastro para realizar de maneira mais fácil e rápida os agendamentos. Ou mesmo receber newsletter com novidades da instituição.
Isso significa que o seu site deverá ser integrado a sistemas de e-mail marketing (em que a pessoa que visite seu site possa se cadastrar para receber informações com certa frequência). E a outras mídias sociais das quais a instituição faz parte. Como o Facebook, Youtube, Google+, Twitter, entre outras.
O Google Maps é uma extensão de extrema importância para que o paciente consiga a localização correta da instituição. Sem se preocupar em olhar mapas só depois que sair do site.
Possua uma ferramenta de agendamento online
Automatizar a área de atendimento traz vantagens para todos. O paciente, o estabelecimento e os funcionários saem ganhando por lidarem com uma estrutura mais simples, ágil e, acima de tudo, eficiente.
Dentro disso, a CMO (Central de Marcação Online). É uma plataforma de agendamento online de consultas e exames totalmente integrada ao sistema de gestão de hospitais, clínicas ou laboratórios.
Por meio da plataforma que faz todo o processo de agendamento online. Existe também o serviço de cancelamento e remarcação do procedimento anteriormente marcado.
Este processo segue a mesma praticidade e facilidade do agendamento e pode ser feito num espaço mínimo de tempo.
Lembre-se de seguir a dica citada no primeiro tópico: dê destaque à ferramenta dentro do site.
Conclusão
Para que o site da instituição consiga ser de fácil utilização para o paciente e futuro paciente. Não são necessárias enormes mudanças. Mas sim coisas pontuais que irão fazer toda a diferença na experiência de quem irá acessá-lo.
É válido investir na contratação alguma empresa de design. Que possa desta forma construir o site exatamente de acordo com as necessidades da empresa. E claro, do público que irá acessá-lo.
Se tiver outra sugestão para ter um site que enriquecerá ainda mais a experiência do paciente. Compartilhe conosco nos comentários!