Você sabe o que é ROI? Ele é o Return On Investment, ou, em português: retorno Sobre Investimento. Ele é uma das principais métricas de gestão empresarial em qualquer segmento, e mensura se o investimento feito visando melhorias, está trazendo lucros, e resultados positivos, para sua instituição.
A fórmula geral utilizada para calcular o ROI da instituição é:
ROI = (GANHO OBTIDO – INVESTIMENTO INICIAL) / INVESTIMENTO INICIAL
Podemos dizer que o ROI é bom ou ruim dependendo, além do resultado, do tempo que você investiu para consegui-lo.
Se o valor for negativo, o ROI significará prejuízo, e, na teoria, sempre pensamos que se o resultado é positivo isso significa lucro. Entretanto, levando em conta o tempo, as coisas ficam um pouco diferentes:
Pegue o valor do lucro e cruze essa informação com o tempo do investimento. Caso seja de 3 a 5% ao dia podemos considerar que este investimento valeu a pena.
Caso essa percentagem tenha sido obtida apenas depois de 6 meses ou mais, não necessariamente esse será um bom investimento, pois devemos considerar taxas e impostos incididos sobre esse valor.
É importante saber quais investimentos dão mais retorno, e sempre buscar maneiras de aumentar o ROI da instituição, e é sobre isso que falaremos neste artigo.
Como aumentar o ROI de uma instituição de saúde
Agora que você já sabe o que a sigla significa, chegou a hora de botar os conhecimentos em prática!
Invista em tecnologia
O investimento em tecnologia numa instituição de saúde engloba todos os setores, desde o atendimento, até a realização de procedimentos. Mais do que isso, é importante possuir um setor voltado para isso dentro da instituição.
Apesar de ainda haver certa resistência por parte dos gestores, ter um setor de TI na área da saúde, traz muitos benefícios. Além disso, outros recursos tecnológicos externos à instituição podem trazer mais lucro.
Um investimento que com certeza trará lucros é a possibilidade do agendamento online! Esta é uma forma prática e rápida de garantir que o usuário consiga agendar suas consultas e procedimentos. Isso fideliza pacientes antigos e traz outros novos para a instituição!
Otimize suas estratégias de marketing
Já abordamos, em artigos anteriores, a importância do marketing na área da saúde. Neste artigo falaremos mais sobre como ele irá aumentar o ROI da instituição.
Invista em bons profissionais de marketing e presença online
Isso fará com que a instituição fidelize seus pacientes, e conquiste novos. Existem várias formas de aplicar o marketing em um hospital, clínica ou laboratório. Uma delas é o agendamento online que falamos anteriormente.
Além disso, a presença online se destacou em meio aos profissionais da saúde. Entretanto, ela deve ser cuidadosa e discreta seguindo a legislação que rege a profissão médica.
Apesar de rigorosa, médicos e instituições de saúde podem possuir contas em redes sociais. Porém, não devem prestar qualquer tipo de consultoria através destas ou por meio de sites.
Possuir outros canais de comunicação com o público externo, além dos convencionais, também gera uma atmosfera positiva e bons resultados. Os atuais ou futuros pacientes se sentem mais acolhidos e a interação acontece com mais facilidade.
É importante também se atentar à presença nos primeiros resultados de busca no Google. Criar mais visibilidade e credibilidade é muito importante para conseguir novos clientes. Devemos nos lembrar que as pessoas recorrem ao Google em 98% das vezes que busca informação.
Segmente e conheça seu público alvo
Segmentar o público-alvo significa, basicamente, dividir o mercado em grupos, de acordo com algumas características dos consumidores.
Isso não quer dizer que sua gestão irá focar toda a atenção para um único tipo de paciente, e sim que atenderá melhor cada grupo.
É importante delimitar as especialidades médicas presentes na instituição de modo a atrair mais pacientes com perfis correspondentes. Desta forma, a fidelização se tornará mais viável, pois a instituição entenderá exatamente quais são as necessidades de seus pacientes.
Isso, resultará na satisfação do paciente, que será atendido melhor. Isso automaticamente, contribuirá para o aumento do lucro da empresa.
Treine sua equipe
O título deste tópico pode até parecer clichê, frase feita, mas é uma das principais medidas para trazer resultados positivos a instituição.
Investir em treinamento especializado e contínuo para cada funcionário, fará com que eles entendam exatamente a missão da instituição. Desta forma será mais fácil exercer suas funções de maneira a proporcionar melhores experiências para o paciente.
A importância do ROI
Quando calculado corretamente, o ROI apresentará aos gestores detalhes ricos sobre quais investimentos deram mais, ou menos resultados.
Isso permite que eles descubram quais são os próximos passos a serem dados e qual caminho seguir para atingir seus objetivos. Além disso, será possível pensar em novas alternativas, eliminar gastos desnecessários e modificar suas estratégias focando no que deu certo.
Resumindo, é o ROI quem diz ao gestor quais investimentos estão dando certo e quais não estão.
Depois de entender melhor o que é o ROI, como fazer o cálculo, e aumentá-lo, acreditamos que você poderá dar melhor segmento nos projetos.
Para que você não esqueça, os 4 passos são:
- Invista em tecnologia;
- Otimize suas estratégias de marketing;
- Segmente e conheça seu púbico-alvo;
- Treine sua equipe.