O bom atendimento em uma instituição de saúde tem como objetivo fazer com que seu paciente tenha a melhor experiência possível, e para isso, torna-se necessário fazer uso de ferramentas e soluções que colaborem nesse processo de melhorias.
Muitas instituições começam ou já fazem uso da tecnologia, como aliada nessas fase de mudanças que só tendem a beneficiar o paciente e a instituição, em setores como o de atendimento.
Através delas o contato com o paciente se torna mais próximo e mais prático. Muitas soluções tecnológicas agilizam o processo, melhoram a qualidade do atendimento, aproxima o paciente da instituição, e causa um impacto positivo no hospital, clínica ou laboratório, com resultados próximos aos 100% de aproveitamento.
Abaixo citamos três opções tecnológicas de impacto positivo no atendimento, que além de criar uma ótima relação entre paciente e instituição, também impacta na redução de gastos.
1- SMS para engajar o paciente e confirmar consultas
Entre os motivos que levam o paciente a se afastar da instituição, os principais são: dificuldade em marcar consultas e/ou exames, atraso no atendimento, mal atendimento na recepção ou durante a realização do procedimento, falta de infraestrutura adequada ou abandono do paciente.
Uma ótima solução para evitar este tipo de situação é o envio automático de SMS, para os pacientes. Através desse recurso, é possível diminuir o número de desistências, por meio de mensagens utilizando as informações que a instituição tem do paciente como por exemplo nome, telefone.
Além de ser um recurso extremamente barato, ainda permite à instituição se aproximar um pouco mais de seus clientes.
O SMS também pode ser usado para confirmar consultas. Na maioria dos casos, um contato menos pessoal para este fim, via SMS ou e-mail, pode soar muito mais agradável.
Para uma consulta ser confirmada via call center, existe o custo da ligação (bem mais alto do que o custo de um envio de SMS: média de R$1,60 por ligação, enquanto um SMS custa, atualmente, R$0,50) e além disso, a ligação pode ser invasiva.
O contato pode acontecer quando o cliente não puder atender ao telefone. O que irá gerar perda de tempo e de serviço, pois deverão ocorrer inúmeras tentativas até que ele atenda.
Já por SMS, o paciente recebe e responde quando puder.
CM Confirma
O CM Confirma é um serviço que a CM Tecnologia oferece para clínicas, hospitais e laboratórios.
Esse sistema dispara SMS e E-mail para os pacientes com um prazo de antecedência pré-determinado (24 horas, 48 horas antes do procedimento), e além do lembrete da consulta, há também a possibilidade de confirmação ou cancelamento do procedimento agendado.
O sistema consegue fazer a leitura as respostas e passar para o sistema de gestão, utilizado pelo cliente, imediatamente.
2- Agendamento online de consultas
Essa constitui a primeira etapa do agendamento, que é quando o paciente acessa o seu site e posteriormente é redirecionado para o sistema de agendamento online.
Dentro da ferramenta é aonde ele vai agendar o exame dentro da clínica.
“26% dos pacientes não conseguem marcar seu procedimento na primeira ligação”
Fazendo uma comparação de como é feito via call center. Onde o paciente teria que pegar o telefone, esperar para ser atendido (na grande maioria dos call center brasileiros há uma longa fila de espera para ser atendido), conversar com a atendente, ver se tem horário e depois marcar horário. E caso, ele precise remarcar o procedimento terá que passar pelo mesmo processo novamente.
Por outro lado o agendamento online de exames pode ser feito em apenas 4 passos e tem uma duração média de 2 minutos e meio, que são:
- Escolha do exame a ser realizado;
- Escolha do horário para realizar o procedimento;
- Verificação das escolhas feitas previamente;
- Confirmação do agendamento.
Além disso as pessoas tem pouco tempo disponível. Devido a vida cotidiana corrida do século XXI, e como uma ligação dessas demoraria no mínimo dez minutos. Geraria transtornos e baixo nível de satisfação.
O agendamento online de exames é um processo muitos simples e é feito de maneira totalmente conectada ao sistema de gestão da instituição. Fazendo com que a organização não precise de pessoas trabalhando para manter o agendamento em funcionamento.
CMO – Central de Marcação Online
O CMO é uma plataforma de agendamento online de consultas e exames totalmente integrada ao sistema de gestão de hospitais, clínicas ou laboratórios.
Através deste software, é possível agendar e confirmar uma consulta, além de remarcar algum procedimento em pouquíssimos minutos.
Por meio da plataforma que faz todo o processo de agendamento online. Existe também o serviço de cancelamento e remarcação do procedimento anteriormente marcado.
Com isso, o paciente poupa tempo e ganha em eficiência e satisfação. Enquanto a instituição tem menos problemas para resolver e dessa forma, consegue prestar um serviço de excelente qualidade para seu paciente.
3- Prontuário eletrônico
O prontuário eletrônico do paciente (PEP) é uma ferramenta da atualidade que faz a gestão da informação e dos prontuários da clínica, hospital ou consultório. Ele tem ajudado os médicos a lidarem com suas atividades cotidianas.
Feito antigamente no papel e caneta. Hoje em dia os dados do paciente ficam armazenados na nuvem, e isso gera. Além da garantia de segurança de tais dados, uma maior praticidade e agilidade do profissional de saúde ao realizar seu trabalho.
Isso irá refletir positivamente no atendimento ao paciente. Já que o profissional irá ter seus dados “a mão” a com rapidez a qualquer momento. Permitindo assim que o contato pessoal seja otimizado.
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