Como em qualquer empresa, para que uma instituição de saúde consiga exercer todas as suas funções de maneira plena (do atendimento ao paciente, à gestão interna e até mesmo aos procedimentos, como exames e cirurgias) é necessário que haja um planejamento estratégico realizado de maneira muito cuidadosa.
Devem ser traçados objetivos para todos os setores, metas a serem alcançadas e métodos de organização, para que tudo funcione da melhor maneira possível. A seguir, vamos abordar o assunto e como realizar um planejamento eficiente em sua instituição.
Logística Hospitalar
A logística, quando aplicada na administração de uma instituição de saúde, é uma ação que gerencia de maneira estratégica e racional as aquisições, movimentações e armazenamentos dos materiais médico-hospitalares, como medicamentos e quaisquer outros que são necessários para que ocorra o pleno funcionamento da instituição hospitalar, e os fluxos das informações relacionadas a ela.
Muitas vezes, uma logística e gestão incorretas podem impedir que esse objetivo seja de fato executado.
Por isso ter um planejamento é tão importante.
O processo de logística hospitalar é uma teia. E para o objetivo final ser plenamente realizado, o início, que é a gestão e logística, devem funcionar perfeitamente.
Isso traz um impacto direto (e positivo) no equilíbrio financeiro da instituição e na segurança à saúde dos pacientes.
Com as novas tendências da tecnologia na área da saúde. Principalmente as ferramentas de gestão, tudo isso pode ser realizado de maneira ainda mais fácil e tranquila.
Estamos em uma fase em que tudo está sendo automatizado, e com a devida segurança que um software de gestão deve ter, isso só pode trazer vantagens.
Além disso, é sempre bom ressaltar a importância de investir numa equipe de gestão capacitada e bem treinada. Pois é claro, de nada adianta possuir os melhores e mais modernos softwares, se os profissionais que lidam com eles não estão preparados para utilizá-los e adotar as ações da melhor forma.
Aposte em ferramentas de gestão automatizadas
Todos os profissionais da saúde já são especialistas em trabalhar e lidar única e exclusivamente com pessoas.
Portanto, estes profissionais (inclusive recepcionistas e atendentes, em geral) devem, de fato, dedicar todo o seu tempo no hospital ou na clínica com o seu principal foco: a atenção ao paciente.
Por isso, deve haver algum sistema implantado pela gestão que possa automatizar os processos internos e facilitá-los para a melhor execução do trabalho de todos estes profissionais.
O fornecimento imediato de informações e a possibilidade de análises futuras dos dados coletados após a realização dos procedimentos contribui diretamente com a otimização de processos, reestruturando melhor o trabalho da equipe para que o tempo desocupado ou improdutivo seja cada vez menor.
Desta forma, vemos que quando a tecnologia é implementada na área da saúde, são muitos os benefícios.
Como realizar um planejamento estratégico eficiente
O planejamento estratégico da gestão de uma instituição de saúde deve ser sucinto e organizado de acordo com sua realidade interna e externa.
As prioridades devem ser as soluções de problemas que podem ameaçar a estabilidade e execução das funções principais dentro da instituição. E cada objetivo deve estar totalmente claro para toda a equipe. É importante que ela seja unida para que seja possível que todos lutem pelo mesmo ideal.
Além disso, o tempo para que todos eles sejam concretizados deve ser razoável – nem longo demais, e nem curto demais. E o mais importante, toda meta deve ser realista, ou seja, algo que realmente pode ser executado.
É importante também ter um número enxuto de metas, para que a evolução de cada uma delas possa ser facilmente avaliada com a frequência necessária.
Resumindo. Para obter um planejamento estratégico eficiente, é necessário tomar algumas atitudes como:
- Definir a missão da empresa;
- Avaliar os recursos disponíveis para a realização das metas;
- Avaliar as condições externas da empresa.
E então ir modificando cada uma delas de acordo com o que for alcançado. Realizar a estratégia, e integrar sistemas de gestão, organização e controle.
Conclusão
É importante lembrar que uma visão de trabalho focada na realização de objetivos sempre realistas e eficientes. Resulta em uma instituição bem sucedida em todos os aspectos.
O planejamento estratégico, realizado de maneira correta e precisa, tem a missão de desenvolver a instituição rumo a sua máxima eficiência, e oferecer um serviço de qualidade a todos os seus pacientes.