Com a chegada da internet e sua popularização surgiram alguns problemas como a não acessibilidade para idosos.
Em contrapartida, varias pessoas (inclusive idosos) usam esse recurso como forma de socializar e aquisição de novos conhecimentos.
Por terem nascido na era tecnológica, os jovens já acham a tecnologia algo muito natural. Já os idosos, veem aprendendo, aos poucos, a se inserir no mundo tecnológico atual.
A terceira idade tem estado mais ativa e representam atualmente uma significativa parcela da população mundial.
Cenários
Com o aumento da expectativa de vida, houve o aparecimento de um nicho, com atividades voltadas ao entretenimento e cultura deste público que vai aos poucos aderindo às tecnologias.
Com a criação desse novo nicho, surgiram novas oportunidades de negócio que afetam diretamente alguns setores. Falaremos no tópico seguinte sobre o mais importante deles, a saúde.
Saúde
O envelhecimento populacional já é ha muitos anos um gargalo para essa área. A rapidez com que o fato se deu, tem superado o planejamento e a execução de ações que visam oferecer melhor qualidade de vida aos idosos.
Para sustentar esta nova realidade, as instituições de saúde (públicas e privadas) devem adequar seus serviços às necessidades e expectativas deste público.
Como exemplo, podemos citar a capacitação de mais profissionais na área de geriatria e o aumento da capacidade de atendimento nos setores emergenciais.
Chega a ser estranho imaginar que as pessoas deixam buscar auxílio ou realizar exames preventivos pelo tempo gasto e desgaste que sofrem para serem atendidos. Infelizmente essa é uma triste realidade em nosso país mesmo que por telefone, ou presencialmente essas coisas acontecem.
Se para os jovens, passar minutos no telefone aguardando atendimento para marcar consulta, já é algo extremamente desagradável, imagine para um idoso…
Desafios
Ainda existem muitos obstáculos para que a inclusão digital ocorra. Algumas delas são decorrentes da idade avançada, como a dificuldade motora física e/ou sensorial.
Os sites que existem hoje são voltados para as pessoas que nasceram na era digital e não para os idosos.
Para mudar isso, é muito importante que os sites de interesse desse público, como por exemplo:
- Sites de farmácias;
- Redes sociais;
- Site de pesquisas;
- Instituições de saúde e outros.
Sejam muito bem adaptados, com interface amigável e auto explicativa que permita a navegação desses usuários. Os desenvolvedores devem pensar sempre na diversidade de pessoas que vão acessar o site.
Até mesmo na hora de uma simples marcação de exame ou consulta a acessibilidade à internet pode facilitar muito as coisas.
Agendamento online de consultas
Com a solução oferecida pela CM Tecnologia, o paciente acessa o site da instituição, através de um computador, tablet ou smartphone, entra na plataforma e consegue marcar sua consulta com facilidade para o dia, horário e profissional que desejar.
Complementar à Central de Marcação de Online (CMO), existem outras soluções como o CM Result. Ele possibilita que o paciente, tenha acesso aos resultados de seus exames do conforto de seu lar de forma rápida e segura.
Se a internet está cheia de novas possibilidades para os idosos, porque não facilitar a experiência deles com relação à sua clínica ou hospital?
A interface desenvolvida pela CM Tecnologia é amigável, de fácil entendimento, e atualmente já temos aderência deste público.
Com o agendamento online, o paciente tem acesso aos horários livres da instituição para os exames e/ou consultas que ele desejar.
Além disso, o agendamento online também é vantagem para a instituição, que terá uma considerável redução de custos do call center. Todos os nossos sistemas são automatizados, não sendo necessária mão de obra para operá-los.
Como o envelhecimento tem afetado sua instituição? Quais providências foram tomadas?