Tem sido cada vez mais difícil economizar, reduzir custos, e principalmente, aumentar o lucro e o faturamento. Se isso já acontece em nossa vida pessoal, imagine dentro de uma organização de saúde.
Reduzir custos não é uma tarefa fácil, porém, com bons profissionais de gestão e alguns passos que abordaremos ao longo do texto, a jornada fica mais tranquila e bem direcionada para este objetivo.
Continue lendo esse artigo e você saberá como conseguir aumentar o seu faturamento.
Como reduzir custos dentro de sua instituição de saúde
Em pequenas etapas detalhadas abaixo falaremos sobre algumas atitudes que ajudarão você a reduzir custos dentro da instituição sem prejudicar os pacientes e os profissionais.
Identifique pontos de melhoria
Definir o público-alvo e analisar suas demandas são os primeiros e mais importantes passos para entender o que pode ser aproveitado e o que precisa ser aprimorado nos processos e nas operações da sua instituição.
A partir dessa análise, o gestor terá informações suficientes para definir uma estratégia que seja realmente adequada, de acordo com o caminho que deseja seguir e os resultados que pretende alcançar, e não irá tomar decisões que podem ser desnecessárias, e automaticamente, gerar custos desnecessários.
Por isso, o progresso do ambiente estrutural e operacional da clínica deve considerar tanto oportunidades, quanto riscos do negócio, para que não ocorram perdas.
Estabeleça metas e objetivos a cumprir
A partir da identificação dos pontos fortes e dos fatores passíveis de melhorias, pode-se passar para a definição das metas a serem alcançadas.
Os resultados almejados podem ser divididos em metas ou planos quantificados de ações.
Isso, futuramente, dará ao gestor uma base para analisar as métricas de desempenho, a fim de perceber se elas foram verdadeiramente obtidas.
Envolva a equipe na gestão
Por mais que a gestão de qualidade envolva muitos conceitos, os principais são básicos e perfeitamente aplicáveis no caso das instituições de saúde:
- Foco na satisfação da jornada do paciente;
- Melhorias contínuas dos processos (para promover aprendizado e proatividade dos seus colaboradores);
- Promoção do sentimento de pertencimento (aumentar a participação e o envolvimento dos profissionais).
Nesse cenário, o gestor deve estimular o compromisso de seu time com a boa realização dos processos e apreciar as funções organizacionais como uma série de passos interligados, cada um dos quais poderá ser individualmente melhorado.
Utilize a tecnologia a favor da instituição e contrate um software de agendamento online
Que tal modernizar alguns de seus processos mais tradicionais como a marcação de consultas?
Nesse caso, você pode implementar um serviço de agendamento de consultas e exames online, o que ajudará a reduzir custos relativos à sua equipe de call center. Alguns dos benefícios são:
- Diminuição da sobrecarga de serviço dos colaboradores;
- Mais comodidade aos clientes;
- Probabilidade quase nula de falhas humanas;
- Superação dos concorrentes que, no fim das contas vai gerar mais lucros!
Se tudo isso vem em um único pacote, por que não aproveitar?
O agendamento de consultas online é um passo necessário para as instituições que desejam propiciar um novo canal de comunicação, aumentar a rapidez e a satisfação da marcação, além, é claro de reduzir custos.
Será possível reduzir custos pois não existirá a necessidade de um atendente para operar o sistema e os processos são totalmente automatizados.
A Central de Marcação Online funciona de maneira intermitente, ou seja, 24 horas por dia 7 dias por semana.
O paciente tem a possibilidade de marcar a sua consulta no horário que ele desejar. Não existindo, portanto, a necessidade de que esse agendamento seja feito no horário comercial.
Basta preencher algumas informações e ela te informará o quanto você está gastando em média com sua equipe.
Uma estratégia que também tem dado grandes resultados é combinar o agendamento online com a confirmação automática de consultas e/ou exames.
Aumentando o faturamento
Agora que você já sabe quais medidas são importantes para economizar e reduzir custos dentro de sua instituição, saiba algumas dicas valiosas para, além disso, aumentar o seu faturamento!
O que exatamente é faturamento?
O faturamento depende de diversos setores da instituição, como, por exemplo:
- Enfermagem;
- Farmácia;
- Diagnóstico;
- Laboratório;
- Nutrição, etc.
Por este motivo, o faturamento é delicado e deve receber atenção redobrada para que não ocorram erros nas informações.
Para que o setor de faturamento execute plenamente suas funções. É necessário que todos os setores da instituição cumpram uma sequência de atividades de maneira eficiente até chegar ao faturamento.
Ele é basicamente o órgão responsável pela confecção das contas hospitalares dos pacientes, e como todo setor, este também pode ser otimizado.
Elimine processos inúteis
De nada adianta aumentar o esforço e o trabalho da sua equipe para desenvolver processos que não contribuam para alcançar os objetivos da instituição ou a satisfação dos pacientes.
Além de serem inúteis, estas atividades desmotivam o time, que não vê sua energia se transformando em benefícios.
Por isso, ao encontrar erros grosseiros, processos inadequados ou atividades duplicadas, corrija-os rapidamente. Assim você perceberá como essa postura não deve tomar muito tempo ou exigir muitos investimentos, mas trará resultados imediatos.
Abuse da melhoria contínua
Ao contrário da melhoria radical, a melhoria contínua não busca uma quebra de paradigmas ou mudanças completas do processo.
A melhoria contínua traz mudanças pequenas e frequentes para a instituição de modo a incrementar os processos aos poucos.
Otimize os serviços prestados
A maior prioridade ao alterar os processos de sua instituição deve ser o aumento da satisfação dos pacientes.
Aí entra a otimização dos serviços prestados cujos objetivos são:
- Reduzir o tempo de espera;
- Facilitar a interação dos clientes com a clínica;
- Tornar mais prático o agendamento de exames com um bom sistema de marcações online;
- Acelerar a emissão de resultados, etc.
Conclusão
Não é tarefa fácil reduzir custos e economizar dentro de uma instituição de saúde, mas vimos no artigo acima que não é impossível.
Pequenas mudanças já serão capazes de reduzir custos, o retrabalho e desperdício de recursos. Sem contar que a maioria das alterações influenciará na satisfação de seu paciente, o que sabemos que é de extrema importância.
Estabelecer metas e organizar os setores são os passos iniciais. Depois disso, seguir os pontos que citamos ao longo do texto, é o caminho para o sucesso!
Se ainda restar alguma dúvida, conte conosco, não hesite em perguntar!