A jornada do paciente no agendamento de consultas e exames

A experiência positiva do paciente deve ser sempre uma das principais preocupações de uma instituição que atue na saúde, e melhorias no atendimento só contribuem para isso.

E neste mercado, o cenário está se encaminhando cada vez mais para a informatização e facilidade de atendimento.

Num primeiro momento já é possível, ao invés de precisar ligar para a clínica ou hospital, basta entrar no site da instituição e realizar o agendamento online, com poucos cliques.

Adotar o sistema de agendamento online em sua instituição trará segurança, conforto e otimização do tempo para os dois lados, tanto para o da instituição, quando para o do paciente.

Agora você pode proporcionar ao paciente diversas novas facilidades no seu atendimento que trazem inúmeros benefícios para ambas as partes.

Além disso, o paciente pode confirmar todos os procedimentos agendamento com apenas 1 click e pagar seus procedimentos particulares online e de maneira automática.

Não parando por ai, a instituição tem ainda em suas mãos ferramentas para garantir a interação no pós consulta. Facilitando o contato com o mesmo.

Portanto, iremos apresentar como é toda a jornada do paciente que deseja marcar qualquer procedimento online na organização que possui o sistema de agendamento online da CM Tecnologia, empresa líder em Agendamento Online Integrado no Brasil. No final iremos te mostrar como os produtos se comunicam entre si e podem trabalhar em conjunto.

CMO (Central de Marcação Online)

A CMO é uma plataforma de agendamento online de consultas e exames totalmente integrada ao sistema de gestão de hospitais, clínicas ou laboratórios.

Em um primeiro momento, o paciente acessa o website da instituição ou o link disponibilizado a plataforma e posteriormente é redirecionado para o sistema de agendamento online.

Dentro da ferramenta é aonde ele vai agendar o procedimento dentro da instituição.

Recomendamos pra você: como o agendamento online pode ser mais vantajoso que o call center

Fazendo uma breve comparação com o agendamento que é feito via call center: Enquanto pelo call center o paciente tem que pegar o telefone, esperar um longo tempo para conseguir completar a ligação (na grande maioria dos call center brasileiros há uma longa fila de espera para ser atendido), ser redirecionado algumas vezes, conversar com a atendente, ver se tem horário e depois marcar horário. E caso, ele precise remarcar o procedimento terá que passar pelo mesmo processo novamente.

“26% dos pacientes não conseguem marcar seu procedimento na primeira ligação”

Por outro lado o agendamento online pode ser feito em apenas 4 simples passos e tem uma duração média de 2 minutos e meio, que são:

  • Escolha do procedimento a ser realizado;
  • Escolha do horário para realizar o procedimento;
  • Verificação dos dados selecionados;
  • Confirmação do agendamento.

Para o usuário, o caminho é simples. Basta cadastrar os seguintes dados no site da instituição:

  • CPF;
  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Sexo;
  • Email;
  • Celular;
  • Telefone;
  • Criar uma senha.

Após isso, ele escolhe se a consulta será feita pelo convênio ou se será particular. Caso seja a primeira opção, ele deve escolher:

  • Convênio;
  • Plano;
  • Número da carteirinha.

Depois, é só fazer o cadastro e escolher a especialidade médica na qual o paciente precisa ser atendido, o horário, o profissional e pronto, o procedimento já está agendado.

Da próxima vez que o paciente precisar agendar uma consulta na mesma instituição, basta usar o CPF e senha que ele já cadastrou, tornando o processo ainda mais rápido.

Vale frisar que as pessoas nos dias de hoje tem pouco tempo disponível, devido a vida cotidiana corrida do século XXI, e uma ligação como essa demoraria no mínimo uns dez minutos, gerando um transtorno enorme e um nível de satisfação baixíssimo.

“O agendamento online funciona 24/7, ou seja, 24 horas por dia 7 dias por semana”

Com isso, o paciente poupa tempo e ganha em eficiência e satisfação, enquanto a instituição fica com menos problemas para resolver e dessa forma, consegue prestar um serviço de excelente qualidade para seu paciente.

Dessa forma, a experiência do paciente passa a ser bem melhor, além da redução de custos propiciada com a solução: reduz 80% os custos com atendimento.

CM Pague

O CM pague é uma plataforma de pagamento de consultas e exames particulares que está inserido dentro da plataforma de agendamento online (Central de Marcação Online), que foi mencionado no tópico anterior.

A ferramenta garante uma maior facilidade na realização do pagamento, sem correr o risco de inadimplência. Ou seja, o risco de não receber é zero.

Além de oferecer ótimas condições de pagamento para quem está agendando consultas ou exames na instituição.

Isso tudo sem falar na tranquilidade e praticidade ao ser possível realizar o fluxo completo de agendamento e pagamento da consulta de uma só vez, e ao chegar na instituição no dia da consulta, o atendimento ser mais ágil e eficiente, pois o pagamento já terá sido realizado.

Dessa forma, além de facilitar as atividades do dia a dia da instituição de saúde, o CM Pague irá aumentar a satisfação e melhorar significativamente a experiência do paciente.

Todos os clientes que utilizam a plataforma de agendamento online CMO podem aderir ao CM Pague, que funciona da seguinte maneira:

Primeiramente, o paciente acessa nosso sistema de agendamento online no site da instituição. Após isso, escolhe agendar seu procedimento como “Particular”, e escolhe seu procedimento, data, horário, médico, etc.

Feito isso, falta apenas pagamento dos procedimentos escolhidos, podendo ser à vista ou parcelado.

O valor para a utilização dos serviços terá seu custo apresentado na plataforma CMO e as consultas e exames agendadas só poderão ser realizadas quando o pagamento for confirmado no sistema.

Por fim, se por responsabilidade exclusiva da instituição o atendimento previamente agendado e não for realizado, a mesma tem a obrigação de restituir o valor pago ao paciente.

Lembrando que o pagamento de consultas trabalha junto com o agendamento. Se quiser conhecer melhor o produto é só acessar a página do CMPague.

A jornada do paciente no agendamento de consultas e exames

CM Confirma

Após o agendamento do procedimento concluído, o CM Confirma dispara SMS e e-mail  para os pacientes com o prazo de antecedência pré-determinado (24 horas, 48 horas antes do procedimento), mas não apenas como um lembrete, e sim também como uma mensagem de confirmação.

O sistema faz a leitura as respostas e passa para o sistema de gestão, utilizado pelo cliente, imediatamente.

O algoritmo desenvolvido por nossa equipe faz a leitura da resposta enviada pelo paciente e depois vai até o sistema de gestão informando se o paciente está confirmado ou desmarcando a consulta ou exame.

Leia mais: confirmação de consultas e exames

No caso de respostas positivas. O sistema já transfere a resposta para a base de dados da instituição e avisa com o status confirmado.

No caso da resposta negativa. O sistema já desmarca o horário imediatamente. Fazendo com que o horário seja preenchido por outro paciente que estiver precisando.

Para que esse sistema funcione corretamente deve ocorrer uma integração com o sistema de gestão (ERP). Usado pelo cliente. Possibilitando dessa forma o envio e o retorno automático das mensagens.

Esse serviço é extremamente benéfico para a instituição. Pois além de ajudar a diminuir a taxa de não comparecimento dos pacientes. Simplifica o trabalho da atendente diminuindo as ligações de confirmação que ela teria que realizar. O que por consequência reduz também os custos da empresa.

Para termos uma ideia, atualmente, 98% das pessoas abrem as mensagens de SMS, e mais de 40% já responde se vão ou não comparecer a consulta ou exame, essas estatísticas provam como o serviço do call center pode diminuir e focar apenas nas marcações.

Outro fator positivo desse serviço é o fato de ele ser menos invasivo do que uma ligação, pois com o SMS o paciente pode ler e responder quando em um momento mais oportuno.

CM Envia

Uma vantagem muito positiva do SMS é que ele é claro e direto.

Por ter uma quantidade limitada de caracteres a mensagem é, na maioria das vezes, direta ao ponto sem rodeios, por isso, é bem aceita e costuma ter uma alta taxa de abertura.

O SMS usado para se relacionar com o paciente traz benefícios para ambas as partes da moeda, profissional da saúde e paciente.

Mas por quê falamos do SMS?

Porque o CM Envia é uma plataforma que faz a comunicação com o seu paciente, de maneira efetiva por meio do SMS.

Visto que existe uma necessidade e vários clientes estavam pedindo uma plataforma para facilitar a comunicação com o seu paciente.

O CM Envia uma plataforma feita especialmente para o profissional da saúde se relacionar e manter mais próximo do seu paciente, mantendo o mesmo engajado. Tudo isso será feito de maneira muito simples e rápida. Com o intuito de tomar o mínimo de tempo do profissional.

Ele abrange um leque de oportunidades de uso por parte do profissional de saúde. Não impondo restrições de uso para as instituições. E pode ser usado por instituições de qualquer porte, de pequenos consultórios a grandes hospitais.

É um produto desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. Levando em conta todas as suas especificidades e de como o usuário irá se beneficiar da melhor maneira possível do serviço.

Além disso, ele também leva em conta a facilidade e praticidade. Visto que o serviço é feito para auxiliar nos seus resultados.

Seus principais benefícios são a redução dos gastos operacionais, mais rapidez e eficiência nas comunicações, maior discrição e objetividade, deixa sua agenda em dia, fideliza pacientes, redução da fila de espera do Call Center e da taxa de não comparecimento. Entre muitos outros.

Conclusão

A jornada do paciente tem mudado drasticamente nesses últimos anos. Podemos elencar diversos fatores que contribuíram: novas práticas de gestão, inserção de novas tecnologias, melhoria continua de processos…

Com isso, a jornada do paciente dentro do atendimento tem ficado cada dia mais satisfatória e ágila devido a inserção de novas tecnologias.

Os produtos citados no texto contribuem cada um de sua maneira para a melhoria da jornada. Além disso, trazem benefícios para todos os envolvidos.

A Central de Marcação Online (Agendamento Online) propicia uma maior rapidez, conforto, agilidade e para a instituição redução de custos com o a agendamento de consultas e exames.

O CM Pague (Pagamento de consultas) contribui junto com o CMO, nos pontos levantados no parágrafo anterior. E com inadimplência zero.

O CM Confirma ( Confirmação automática) reduz a taxa de no-show. Poupando também tempo para os envolvidos no processo

O CM Envia aumenta o engajamento entre paciente e profissional de saúde, o que reflete diretamente na satisfação do paciente.

Em breve, teremos mais soluções para melhorar ainda mais o atendimento das instituições. Buscando sempre o melhor atendimento para nossos parceiros e seus clientes.

Se você gostou do que viu e quer bater um papo com um de nossos especialistas em atendimento, fale com a gente!

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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