A automatização de processos nos ajuda a organizar e agilizar o dia a dia, aumentando o acesso às informações.
Todos estes exemplos são coisas que nos custam muito tempo e que são muitíssimos facilitados com o uso da tecnologia.
Na área da saúde, é possível vermos o crescimento de outros setores quando contempladas pela tecnologia:
- Gestão de pessoas;
- Atendimento no setor de call center;
- Elaboração de prontuários médicos;
- Agendamento de exames e consultas;
- Controle financeiro.
Entretanto, muitas pessoas não conhecem o conceito da automatização de processos, o qual explicaremos a seguir:
O que é automatização de processos?
A automatização de processos racionaliza, otimiza e automatiza os métodos-chave que impulsionam uma instituição. Sua principal finalidade é a redução de custos.
A automatização pode, portanto, ser realizada através de uma simples integração de sistemas com objetivo de:
- Diminuir a mão de obra;
- Agilizar o tempo de realização das atividades;
- Substituir processos manuais por processos automatizados.
Com a integração e a aplicação dos itens acima, a instituição terá, sem dúvidas uma redução considerável de custos.
A automatização de processos na área da saúde
Atualmente, podemos identificar uma descontinuidade em relação aos modelos e a aplicação da tecnologia que vinham sendo usados na saúde anteriormente. As atenções estão voltadas para a obtenção de informações relacionadas à gestão clínica.
Exemplos disso são os sistemas de gestão de saúde e prontuário eletrônico integrado. Bastante utilizados pelos profissionais da saúde, eles colaboram muito para a:
- Redução de custos;
- Minimização de desperdícios;
- Automatização e consequente agilização dos processos;
- Registro eletrônico das informações dos pacientes.
Além de maior segurança para o paciente, estas tecnologias trazem muitos benefícios para as instituições de saúde. Investir em automatização de processos é uma boa saída para se destacar no mercado e melhorar a jornada do paciente.
Por que investir?
Profissionais da saúde, recepcionistas e atendentes são muito bons em lidar com pessoas, principalmente em momentos complexos que envolvem dor, etc.
Para que esse atendimento seja, de fato, atencioso é preciso que estes profissionais dediquem todo seu tempo à atenção ao paciente.
Para que isso seja possível, deve haver um sistema que realize a automatização de processos internos. Isso tornará o trabalho de todos estes profissionais muito mais fácil.
O fornecimento imediato de informações e a possibilidade de análises futuras dos dados coletados após a realização dos procedimentos contribui diretamente com a otimização de processos. Isso reestrutura melhor o trabalho da equipe de modo a reduzir a ociosidade.
A seguir, abordaremos as principais vantagens deste processo e suas possíveis aplicações, desta forma você conseguirá compreender melhor sua utilidade.
Leia também: Como a tecnologia da informação está revolucionando o trabalho em hospitais e clínicas.
Agilidade e praticidade no atendimento
Depois de automatizar os processos, será mais fácil conquistar a eficiência no agendamento de consultas. Com o agendamento online, economiza-se:
- Papeis;
- Tempo;
- Dinheiro.
Esses benefícios agradam tanto aos pacientes quanto aos funcionários da instituição. No sistema de agendamento online, todas as informações sobre cada consulta de cada paciente são lançadas automaticamente no sistema.
Isso permite que os médicos e demais funcionários chequem rapidamente as informações. Promovendo desta forma uma considerável melhora nos atendimentos.
A automatização, permite aos pacientes cancelar seus procedimentos através de SMS ou e-mail. Desta forma os funcionários poupam tempo com a confirmação ou cancelamento de procedimentos e focam em tarefas mais importantes.
Melhor dinâmica de trabalho para os atendentes
Como falamos anteriormente, a possibilidade de agendamentos e cancelamentos online, dá aos funcionários mais tempo. Isso torna o atendimento aos pacientes melhor e mais rápido.
Segurança
Uma das principais vantagens de automatizar os processos de uma instituição de saúde é a segurança! Primeiramente pela redução de erros de agendamento, através de ferramentas de agendamento online. As informações dos pacientes ficam armazenadas na nuvem, em um HD ou servidor interno, sem correr risco de perda.
Saiba mais: tecnologia na saúde: como proteger os dados da instituição.
Na nuvem, as informações são criptografadas, ou seja, só é possível dizer o conteúdo da mensagem através de determinado código. Desta forma, é quase impossível perder ou roubar qualquer informação.
A nuvem permite que o responsável acesse suas ferramentas por meio de outros aplicativos com conexão à internet. Por isso é tão vantajoso, a instituição poderá contar com a proteção total dos seus dados e dos dados de seu paciente.
Controle de estoque
O controle de estoque, fator extremamente importante para uma boa gestão, também pode ser automatizado. Depois da automatização de processos será muito mais fácil controlar a entrada e saída de materiais, além disso haverão outros benefícios como:
- Facilidade em identificar os itens de compra;
- Analisar demanda de materiais;
- Verificar mais rapidamente prazos de validade;
- Evitar o desperdício de materiais.
Melhorias na gestão financeira
A automatização de processos também possibilita uma melhor gestão financeira da instituição, que terá maior controle sobre:
- Faturamento;
- Despesas;
- Prejuízos;
- Lucros.
Como dissemos, o controle de estoque, ajuda diretamente na gestão financeira. Com maior controle sobre as informações, será possível fazer um orçamento mais claro e eficiente para a instituição.
Portanto, será mais fácil identificar:
- Alternativas de investimentos;
- Gastos a serem cortados;
- Processos mais eficientes de cobrança que controlarão a inadimplência da instituição.
CMO (Central de Marcação Online)
A automatização de processos na área de atendimento traz para a instituição: agilidade, eficiência e facilidade.
Imagine agendar consultas rapidamente quando e onde estiver, em menos de 5 minutos! É exatamente isso que os pacientes, de qualquer instituição, querem!
O CMO (Central de Marcação Online) é uma plataforma de agendamento online de consultas e exames totalmente integrada ao sistema de gestão de hospitais, clínicas ou laboratórios.
Através da plataforma que faz todo o processo de agendamento online, existe também o serviço de cancelamento e remarcação do procedimento anteriormente marcado.
Recomendamos para você: marcação de consulta online: a arma contra a ineficiência no atendimento
Este processo segue a mesma praticidade e facilidade do agendamento e pode ser feito num espaço mínimo de tempo.
Conclusão
Com as soluções da CM Tecnologia, o paciente poupa tempo e ganha satisfação. Enquanto isso, a instituição terá menos problemas para resolver e conseguirá prestar um serviço melhor.
A CM Tecnologia é a empresa líder em Agendamento Online Integrado no Brasil. Desenvolvemos soluções para a área de atendimento, algumas delas são:
- Agendamento online de consultas e exames;
- Confirmação de presença automática (via e-mail e SMS);
- Pagamento de procedimentos particulares;
- Outros.
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