Entenda neste artigo como a gestão de agendamentos pode ser um fator crucial para a percepção que os pacientes têm da postura de atendimento que sua instituição de saúde presta às pessoas.
Atualmente, qualquer segmento da sociedade que não conte com soluções tecnológicas, tende a ter processos morosos e excesso de etapas manuais para poder cumprir seus objetivos de gestão.
No ecossistema da saúde não é diferente, contudo, a realidade observada neste ramo não está tão ligada a falta da tecnologia em si, mas sim na lacuna de integração entre essas tecnologias, e isso interfere negativamente em um ponto crucial para qualquer negócio: a satisfação do consumidor final, neste caso, o paciente.
Processos de gestão de atendimento ou de gestão de agendamentos são ineficientes quando os profissionais que operam os sistemas lidam com diferentes aplicativos e soluções para atender um mesmo paciente no momento da recepção ou triagem.
É comum às instituições de saúde terem diferentes software para cada objetivo, como por exemplo:
- Programa de cadastro do paciente
- Sistema para triagem inicial
- Portais de diferentes planos de saúde para registro do atendimento
- Sistema de gestão de agendamento de consultas
- Aplicativos para confirmação de compromissos
- Software de agendamento de exames
- Sites para disponibilização de resultados de exames
Essas e muitas outras soluções costumam estar presentes em instituições de saúde que sistematizam os processos na intenção de manter a segurança dos dados.
Todavia, a grande dor desse ramo reside justamente no tratamento dos dados. Mesmo que esses dados estejam armazenados em banco de dados ou seguros na nuvem, estamos diante de uma realidade:
Dados que não se integram, são apenas informações desconexas que podem atrapalhar um overview gerencial da situação da instituição.
Com base nesta realidade que abordamos acima, queremos esclarecer o conceito de Interoperabilidade entre os sistemas de gestão de agendamentos, cuja capacidade é estabelecer conectividade entre esses sistemas, melhorando assim a qualidade do atendimento.
O que é interoperabilidade de dados em sistemas de gestão de agendamentos?
Interoperabilidade é a capacidade de fazer com que sistemas distintos trabalhem em coletividade em um mesmo fluxo, permitindo a troca de informações rápidas entre pessoas e tecnologias.
A interoperabilidade na gestão de agendamentos impacta positivamente as instituições de saúde, pois ela é capaz de entregar ao usuário uma integração de dados entre os sistemas e as diferentes unidades de saúde, sem necessidade de exportação de planilhas, relatórios, e evitando a transferência manual de dados entre duas ou mais soluções.
Quais as vantagens da interoperabilidade entre os sistemas
Agora que entendemos o que é a interoperabilidade, e também como ela amplia a capacidade de gestão de agendamentos, chegou a hora de saber quais vantagens ela entrega às instituições de saúde. Além disso, iremos abordar aqui uma solução especializada em interoperar sistemas ligados à área da saúde.
Vamos então conhecer primeiramente as vantagens de interoperar os diferentes sistemas de gestão de agendamentos usados na sua instituição de saúde.
Integração dos sistemas como o ERP principal da Instituição de saúde
Já imaginou sua equipe podendo operar em formato multicanal, ou seja, integrar agendas compartilhadas e ter a liberdade de agendar consultas e exames em uma mesma interface, e tudo isso conectado com o seu ERP?
Só o fato de os sistemas paralelos usados nas fases de atendimento já serem interoperáveis com o ERP, isso já reduz uma série de trabalhos manuais de imputação de dados e redigitação de informações.
Melhoria na experiência do paciente
O atendimento hospitalar ou de empresas ligadas à saúde lida justamente com uma das situações mais delicadas do dia a dia das pessoas, a dor e o mal-estar.
Esta é a realidade que impera nas recepções de todas as instituições, e é exatamente por este motivo que a interoperabilidade entre sistemas deve existir.
Sistemas integrados, permitem que você consulte com facilidade os dados que você precisaria consultar em sistemas individuais.
A realidade de muitas instituições ainda consiste em um operador que abre mais de 5 telas, cada qual com seu login e senha, e cada qual com sua lógica operacional.
O resultado disso é a demora no atendimento e, como mencionamos, as pessoas estão em uma situação de sensibilidade e dor, por este motivo, um acolhimento ágil é exatamente o momento em que o processo se torna humanizado, pois leva em consideração que a prioridade do momento é o paciente e sua necessidade de ser atendido com agilidade.
Aumento no número de consultas e exames (LTV)
O LTV é uma taxa muito conhecida na área de gestão, que significa Life Time Value (inglês), ou seja, o valor da permanência de um paciente na carteira de clientes da instituição.
O tempo de permanência (LTV) tem tudo a ver com a fidelização de pacientes, ou seja, garantir o retorno do paciente à sua instituição resulta no aumento dessa taxa.
Por consequência de um atendimento humanizado, ágil e eficiente, você ganha a atenção dos pacientes que, nada mais são do que os clientes finais da sua instituição.
Desenvolver melhor o processo de atendimento, agilizando os agendamentos, não é só uma questão de praticidade para equipe, mas também um ponto positivo para construção da sua marca.
Se o seu posicionamento como instituição de saúde for sólido em relação ao atendimento rápido e humanizado, a instituição, consequentemente, acaba sendo reconhecida pelas pessoas em relação à qualidade de suas entregas. Este ponto se torna ainda mais relevante àquelas instituições que buscam estar alinhadas à gestão da qualidade na área da saúde.
Redução de custos com treinamento de pessoas
Conforme mencionamos na seção anterior, a realidade de muitas instituições de saúde o ainda apresenta um cenário com uma diversidade de softwares, onde o profissional precisa de diferentes acessos para cada situação do atendimento.
Diferentes sistemas requerem diferentes treinamentos para o pessoal envolvido nas etapas de atendimento, e essa capacitação precisa ser de forma individual, ou seja, o profissional obviamente precisará receber um atendimento referente a cada sistema.
Com os dados interoperáveis, é possível unificar as operações em uma única interface, conectando os dados dos diferentes sistemas, facilitando assim o dia a dia de quem atende centenas de pessoas em uma recepção clínica ou triagem.
Solução ideal para interoperabilidade dos sistemas de gestão de agendamentos e das unidades
Corroborando com todas as vantagens exemplificadas acima, a Nuria apresenta soluções capazes de garantir a interoperabilidade entre os sistemas das instituições de saúde.
Dentre essas soluções, apresentamos aqui uma delas que é totalmente focada na automação dos processos de agendamento e integração entre diferentes unidades de saúde: Nuria Smart Schedule.
A Nuria Smat Schedule é um conjunto de APIs desenvolvidas para conectar os sistemas de gestão de agendamentos online internos e externos da instituição.
A API Smart Schedule é viável para a realidade de qualquer instituição, independentemente dos sistemas que utilizam para gerir as diferentes áreas, desde o atendimento até o ERP e Sistema Financeiro.
Esta API cria ambiente multicanal de agendas compartilhadas entre as unidades de negócio. Além disso, permite automatizar e aprimorar todo o processo de agendamento, independente de qual plataforma e recurso que sua instituição utiliza.
Nossas soluções, seguindo todos os parâmetros de compliance da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), integrando-se aos principais ERPs de saúde do mercado.
Funcionalidades da API Smart Schedule na Gestão de Agendamentos
Dentre as funcionalidades desta API, destacamos aqui alguns recursos que fazem a diferença no dia a dia de quem opera as soluções de atendimento.
Listagem de Especialidades
- Acesse a listagem das especialidades oferecidas por cada unidade de saúde.
- Auxilie os pacientes na busca por profissionais especializados em determinadas áreas, garantindo um agendamento mais preciso e eficiente.
Histórico de Agendamentos
- Acesse o histórico de agendamentos dos pacientes, fornecendo uma visão abrangente de consultas e exames anteriores.
- Facilite o acompanhamento do paciente e permita um melhor planejamento de cuidados médicos.
Busque em tempo real de Slots disponíveis
- Busque em tempo real de slots disponíveis para agendamento, permitindo a filtragem por diversos níveis, como unidade, especialidade, convênio ou, ainda mais especificamente, por profissional ou plano de saúde.
- Ajude os pacientes a encontrar horários disponíveis que atendam às suas necessidades de forma ágil e conveniente.
Confirmação e cancelamento de agendamentos
- Permita aos pacientes a facilidade de confirmar ou cancelar agendamentos de forma rápida e conveniente.
- Ajude a evitar a perda de tempo e recursos, permitindo um gerenciamento eficiente do fluxo de atendimentos.
O que você está esperando para transformar sua área de atendimento ao paciente
A Nuria adequa-se à realidade de seus clientes, pois entende que muitas estruturas já estão consolidada com soluções em modo de operação constante, por isso, nos especializamos na integração com os principais softwares e plataformas ligadas ao ecossistema da saúde, na intenção de abranger o máximo de instituições possíveis com nossas soluções.
Ao longo de nossos 11 anos de atuação, otimizamos a rotina de grandes instituições como Rede Dasa, Rede Mater Dei de Saúde, Grupo NotreDame Intermédica e Hospital São Cristóvão, dentre outros.
Se você é responsável ou se possui influência na área de atendimento da instituição onde atua, converse com a equipe Nuria para entender como nossas soluções podem tornar real a interoperabilidade nos seus processos de atendimento e gestão de dados.