Um dos problemas mais críticos enfrentados pelas instituições de saúde é para atrair e reter clientes. À medida que os hospitais e as clínicas tentam combater essa tendência, surgem inúmeras ferramentas tecnológicas como solução para ajudar os CEOs e diretores de marketing na retenção e atração de pacientes.
Esses conceitos de marketing têm relação também com um conceito de implementação chamado funil pirata growth, método muito usado em startups para ampliação de atração, vendas e retenção de clientes.
Em primeiro lugar, é fundamental que as instituições de saúde saibam comunicar aos pacientes atuais e futuros sobre os serviços que prestam, o porquê de sua organização ser diferente de outras, e até mesmo recomendações para os pacientes otimizarem seus cuidados de saúde. Isso faz sentido se você pensar sobre isso. Nos momentos mais cruciais em que as instituições de saúde precisam se comunicar com os pacientes, elas não conseguem.
Quando os pacientes entram em um pronto-socorro, clínica ou porta de entrada de um hospital, a interação com a pessoa que faz o check-in é sempre breve. Todos os envolvidos em uma consulta ao hospital são sensíveis ao tempo. Os pacientes, os médicos e a equipe de enfermagem querem usar a consulta com sabedoria, e de uma forma que beneficie o cuidado. Mas a falta de ferramentas disponíveis em suas instituições pode dificultar as boas intenções.
Como muitas outras coisas no ambiente de saúde de hoje, a tecnologia permitiu avanços no desenvolvimento de redes de comunicação com o paciente. Utilizar inteligências artificiais para facilitar todo o caminho dos pacientes sobre sua doença, por exemplo, é maravilhosamente vantajoso. E é o principal responsável para a atração e retenção de pacientes.
Por isso, a CM separou três ferramentas tecnológicas que toda instituição de saúde precisa ter para atrair e reter pacientes de forma eficaz:
1- Chatbot:
Chatbot é uma ferramenta com inteligência artificial que é capaz de conversar por áudio ou por texto. De uma forma já pré-programada, simula um diálogo e interage em tempo real com a pessoa que está do outro lado da tela.
Esta habilidade faz com que muitas operadoras de saúde incluam o serviço no seu atendimento do cliente. Afinal, o chatbot gera uma otimização na recepção de pacientes. Além de executar tarefas repetitivas, como fornecer soluções, enviar e-mails, geração de leads, análise de resultados, etc.
2- Sistema de gestão hospitalar:
Basicamente, um sistema de gestão de saúde é uma estrutura de gerenciamento médico na web baseada em nuvem que registra e incorpora os dados de cada departamento para automatizar todas as atividades internas.
O sistema procura cobrir uma ampla gama de tarefas. Desde simplificar o fluxo de trabalho para médicos até fornecer uma experiência superior ao paciente, além de reduzir custos administrativos e erros.
Adotar um sistema de gestão hospitalar traz inúmeros benefícios para a administração e o operacional das instituições. Com protocolos promovendo a inteligência clínica é possível definir as condutas que serão seguidas, e determinar um novo olhar sobre o papel da tecnologia da informação na saúde. Dessa forma, é mais fácil de gerar uma experiência tranquila, simplificada e sem dor de cabeça para os pacientes.
3- CRM (Customer Relationship Management) de saúde:
Um CRM de gestão médica é um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente projetado especificamente para uso no setor de saúde. Os CRMs de saúde reúnem várias fontes de dados para fornecer uma visão abrangente dos hábitos e atividades do paciente. O seu principal objetivo é envolver, adquirir e reter pacientes.
Dessa forma, as organizações de saúde podem personalizar o alcance e a comunicação da instituição enviando uma variedade de mensagens centradas no consumidor com base nas preferências de comunicação, como conselhos de bem-estar, lembretes de compromissos, notas de acompanhamento e comunicações pós-alta. Para enriquecer ainda mais os insights disponíveis para personalizar a jornada do paciente , um CRM de saúde deve estar integrado à um sistema de gestão.