A evolução dinâmica da vida, inevitavelmente, afeta os sistemas de saúde gerando significativas mudanças, e destaca o marketing como um indispensável elemento para as instituições. Entenda agora como o uso de estratégias de marketing pode impactar na jornada do paciente, e mudar o cenário da sua healthcare. Confira ainda algumas dicas para aumentar a sua prática!
“Como a filosofia e as técnicas de marketing em outros campos não encontram aplicabilidade nos serviços de saúde, às instituições precisam de uma abordagem própria, e apresentam certas características que não são encontradas em outras indústrias.” (Thomas RK. Health Services Marketing, A Practitioner’s Guide, 2008, Ed. Springer).
Por sua especificidade, o marketing na saúde é um campo interdisciplinar, pois utiliza certos conceitos, métodos e técnicas tanto do marketing clássico quanto do social, dessa forma, sua aplicação no campo das healthcares foi imposta pelos crescentes problemas de saúde na sociedade, e a demanda de seus pacientes.
Assim, as estratégias de marketing exercem um importante papel em ajudar os profissionais da saúde ao comunicar e gerar valor para o paciente durante sua jornada. O interesse genuíno deve ter base no desejo de construir um relacionamento sustentável, e oferecer encantamento durante sua passagem pela instituição de saúde.
“Uma abordagem de marketing eficaz envolve a investigação aprofundada das necessidades dos pacientes, identificando necessidades latentes e oferecendo novos serviços de saúde que os pacientes não solicitaram explicitamente.” (Purcarea VL. Marketingul Ingrijirilor de Sanatate – curs Universitar, 2017, Ed. Universitara “Carol Davila”).
A prestação de serviço na saúde deve ter sua condução em conformidade com os requisitos do paciente, e a exerção das atividades devem ser projetadas para o atendimento desses requisitos.
A satisfação do paciente deve ser o principal objetivo de qualquer organização de saúde, exigindo um conhecimento profundo de suas necessidades e expectativas.
Para conquistar a confiança dos consumidores, as organizações e suas equipes especializadas devem estar mais receptivas aos desejos, sugestões, e queixas dos pacientes, tornando-se mais sensíveis às suas preocupações.
Para te ajudar, separamos 3 estratégias fundamentais que precisam ser incluídas no plano de marketing de qualquer instituição de saúde:
1- Construa uma presença digital para a Experiência do Paciente
Um ótimo design de site médico coloca o foco na experiência do usuário, fornecendo valor claro e imediato, assim que o paciente o acessa. Explicando quem você é e o que você faz.
Afinal, hoje, o envolvimento do consumidor tornou-se ainda mais complexo à medida que o setor da saúde muda para experiências virtuais, como a telemedicina.
Um site é a porta de entrada da sua organização. E quase sempre, é a primeira coisa que os pacientes veem, se não estiver otimizado, pode ser a última vez que eles irão cogitar sua instituição.
2- O uso de telemedicina e agendamento on-line são obrigatórios
A telemedicina e o agendamento de consultas on-line eram bons como um componente de marketing de saúde antes do COVID-19, durante, se tornou prioritário, agora, é absolutamente essencial para fazer negócios.
Antes de tudo, obtenha landing pages em seu site, além de anúncios nas mídias sociais sobre sua solução de telemedicina.
Em seguida, saiba que quando se trata de agendamentos on-line, é necessário ter essa opção disponível nos canais de comunicação utilizados pela sua instituição. Afinal, é o que um paciente espera hoje em dia, pois graças à facilidade de acesso, é um dos passos cruciais dentro da sua jornada.
3- Mantenha contato com seus atuais pacientes
Embora não se compare ao marketing digital, as referências boca a boca devem sempre fazer parte de sua estratégia geral de marketing de saúde. Continue acompanhando seus pacientes, lembrando-se que a jornada do paciente não termina após uma consulta ou procedimento.
O relacionamento instituição e cliente precisa estar sempre em nutrição, por isso a importância de se utilizar um CRM (Customer Relationship Management) em integração à outros sistemas de saúde. O envio de cartões de aniversário personalizados, ou simplesmente perguntar aos pacientes se estão bem após a consulta ou procedimento, são cruciais na manutenção de um relacionamento positivo.
Os pacientes sempre irão apreciar o tempo reservado para entrar em contato, pois gostam de se sentirem cuidados. E com um encantamento assim, se esforçam mais para recomendar a instituição para amigos e familiares.