A informatização dos processos hospitalares modernizou completamente o campo da saúde, trazendo as facilidades dos softwares de gestão, da telemedicina, dos prontuários eletrônicos e do agendamento online, dentre diversos outros serviços.
Esses recursos, apesar de exigirem um investimento financeiro considerável, trazem incontáveis benefícios tanto para o hospital como para os pacientes.
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Quer descobrir quais são esses benefícios e por que você deve informatizar os processos do seu hospital ou clínica o quanto antes? Pois então é só continuar a ler nosso post:
Banco de dados confiável
Com o sistema informatizado e devidamente integrado, todo o registro dos pacientes passa a ficar disponível em um único banco de dados, desde o cadastro das informações pessoais e o agendamento de consultas e exames até a descrição de procedimentos e o período de internação, por exemplo, ou pode ser restrito entre os responsáveis.
Esse banco de dados garante um acesso seguro e extremamente confiável a partir de todo e qualquer computador cadastrado na rede. A simples padronização dos registros já garante que todas essas informações acerca dos serviços oferecidos ao paciente serão propriamente coletadas, não havendo registros incompletos ou eventuais dúvidas.
Redução dos custos
Com a informatização do sistema, os procedimentos realizados em computadores — seja a busca do prontuário de um paciente, a requisição de um exame ou a emissão de um medicamento pela farmácia — passam a ser bem mais rápidos e simples, já que automatizam o diálogo entre os diversos setores e colaboradores responsáveis pela realização da função. Ao reduzir intermediações, a informatização hospitalar demanda menor tempo de trabalho para que uma mesma função seja executada, otimizando os recursos e aumentando a produtividade e a eficiência. O agendamento online, por exemplo, ao permitir que o próprio paciente marque suas consultas em qualquer momento do dia, inclusive em horários não comerciais, reduz em até 80% os custos operacionais antes direcionados ao call center. Acesse nossa calculadora para ver o custo de cada agendamento em seu call center.
Processos mais ágeis
Com a informatização hospitalar, a integração do sistema de serviços médicos com os serviços administrativos do paciente — desde o agendamento da consulta até o faturamento da conta — passa a ser possível, o que garante buscas cada vez mais rápidas, acesso imediato aos dados e menores chances de problemas de comunicação entre os diversos setores.
Melhor gerenciamento
Os softwares de gestão, em geral, contam com a tecnologia de Business Intelligence (BI), cujo painel oferece ao gestor dados estatísticos a partir de todas as variáveis dos bancos de dados integrantes do sistema do hospital.
Assim, disponibiliza-se diversos indicadores do funcionamento hospitalar, como o número de pacientes atendidos, os serviços oferecidos, os equipamentos e os materiais necessários, além dos indicadores do desempenho e da performance dos processos como um todo, que ajudam a avaliar o uso de novos protocolos ou novos medicamentos.
O acesso a essas informações dá ao gestor o poder de tomar decisões mais rapidamente, fazendo, assim, com que essas decisões tenham um impacto maior e mais efetivo no andamento da rotina do hospital.
Dessa maneira, pode-se oferecer serviços cada vez mais eficientes aos pacientes.
Pacientes mais satisfeitos
Com todos esses benefícios, a informatização dos sistemas hospitalares vai ter como resultado final um serviço bem mais ágil, simples e eficiente, além de melhorar o desempenho médico e as decisões de gestão.
Tudo isso é comprovado com a maior satisfação dos pacientes, que passam a ter o tempo de espera reduzido e a se sentirem mais valorizados e bem atendidos, o que os deixa mais dispostos a retornarem e a recomendarem o hospital ou a clínica.
Parte essencial da assistência moderna à saúde, a informatização hospitalar agiliza os processos e articula os sistemas em todos os setores, gerando uma fonte de dados completa, confiável e segura, que permite uma análise instantânea de informações e facilita a tomada de decisão pelos gestores.
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