As instituições de saúde ainda sofrem com altas taxas de não comparecimento em consultas e exames agendados, levando a índices de no-show que variam entre 10 % a 30% das marcações eletivas. Com a correria do dia-a-dia das pessoas, os hospitais, clínicas e laboratórios não podem contar apenas com a memória de seus pacientes, tendo, assim, a responsabilidade de realizar a confirmação de suas presenças para as consultas e exames.
Hoje em dia, existem aplicações que automatizam esse processo de confirmação de consultas e exames, através da uma jornada de engajamento do paciente, com envio de lembretes e estratégias para a confirmação, considerando os diferentes perfis de pessoas e seguindo níveis cadenciados de disparos de mensagens por diferentes redes sociais. O paciente além de confirmar, tem acesso rápido a todos os pré-requisitos e dados necessários para o seu comparecimento.
Implementar a jornada de engajamento do paciente, confirmando consultas automaticamente, significa melhorar os resultados da sua instituição, reduzindo as taxas de absenteísmo e os custos operacionais, otimizando a experiência do paciente e, ainda, como por exemplo, potencializando a central de atendimento, visto que já que não é mais necessário que os atendentes percam horas realizando ligações, que muitas vezes não são bem sucedidas.
Você já pensou qual é o custo para a sua instituição por um não comparecimento? E mais, quantos pacientes deixaram de marcar um horário porque sua agenda estava bloqueada indevidamente?
Nós pensamos e, por isso, levantamos as principais vantagens dessa funcionalidade que otimizam este processo e entregam eficiência. Confira:
Fidelização de pacientes com confirmação de consultas automática
A organização é fundamental para o melhor andamento dos processos internos das instituições e, esse bom gerenciamento pode ser demonstrado até mesmo aos pacientes por meio da sistematização de serviços operacionais.
A preocupação da instituição em enviá-lo um lembrete e um pedido de confirmação de uma consulta/exame é também um agregador de valor, que será, sem dúvidas, visto com bons olhos pelo paciente.
Além disso, organizar a agenda, evitará dias mais movimentados que outros, o que acarretará em menores filas, tempo de atendimento e por consequência, maior confiança por parte dos colaboradores, que conseguirão administrar melhor a sua rotina.
Isso tudo viabiliza uma imagem de profissionalismo, respeito e organização da instituição na prestação de seus serviços, pois além de atender ao paciente, você estará mostrando total compromisso com a presença dele na data e hora agendada.
A confirmação de consultas automatizada ajuda a sua instituição de saúde a se adequar ao paciente 2.0
Estamos sempre falando do paciente 2.0 no blog da CM, isso porque as instituições de saúde estão percebendo cada vez mais as diferenças de comportamento que essa nova geração trouxe.
Este perfil de paciente advém da expansão tecnológica e das facilidades que ela traz no cotidiano das pessoas. Hoje, estamos muito mais acostumados com a facilidade de resolver situações do dia a dia, principalmente, agregando maiores responsabilidades aos nossos celulares, por exemplo.
Portanto, preocupar-se com a jornada do paciente e sua experiência de relacionamento em cada etapa do processo, principalmente no pré-atendimento, em que é necessário entregar conforto e comodidade ao paciente, faz parte da modernização e da nova cultura de comportamento do paciente 2.0.
Redução de custos gerados pela não automatização da confirmação de consultas
Os custos pelo não comparecimento de pacientes podem decorrer de diversos motivos, um deles é devido a hora do aluguel de equipamentos, que muitas vezes são necessários para a consulta ou exame.
No caso de custos gerados por equipamentos alugados, especificamente para procedimentos e exames, há por lei o direito da instituição reivindicar um percentual correspondente à perda financeira. Você pode encontrar essas informações com maiores detalhes em um artigo já produzido no blog da CM.
Além disso, é sabido que a automatização está se tornando cada vez mais comum, e os trabalhos operacionais poderão ser substituídos por ferramentas que fazem este serviço em segundos, por valores muito menores. Neste sentido, não se faz mais necessário que uma atendente fique à inteira disposição de ligações de confirmação de consultas, podendo a instituição designá-la à realização de tarefas mais complexas.
Ainda, vale salientar que a eficiência de um sistema gestão de No-show, poderá ser muito maior que a ligação realizada pela atendente em horário comercial, uma vez que a probabilidade de o paciente não poder atender por estar em horário de trabalho é alta e, por meio de uma mensagem em seu e-mail, SMS e Whatsapp, o mesmo poderá respondê-la no momento que lhe for conveniente.
Ademais, outro motivo que acarreta em perdas financeiras, é devido ao não reconhecimento da importância do retorno. Portanto é necessário educar o paciente reforçando essa comunicação. Você pode até mesmo inserir essa informação na mensagem a ser enviada junto da confirmação automática.
Vale ressaltar também que, após confirmar, é mais difícil da pessoa não comparecer à consulta ou exame, visto que ela se comprometeu previamente a este fim.
Produtividade de médicos e da equipe de atendimento
É claro que o comparecimento dos pacientes acarretará na maior produtividade dos profissionais de sua instituição, pois estarão com a agenda cheia e poderão atender mais pessoas.
Além disso, os atendentes poderão ser mais produtivos pois não irão perder muito tempo para se organizar e tentando realizar ligações, que podem não ser atendidas.
Por outro lado, mais que um maior número de pacientes confirmados, a motivação dos profissionais é um dos principais fatores que agregará em sua produtividade, pois as agendas cheias farão com que sintam que seu trabalho está fazendo a diferença para a vida de outras pessoas.
Melhoria no nome da instituição
A boa visão da marca diante do mercado não é uma preocupação apenas do marketing das empresas, mas sim de todos os setores. Isso porque é o conjunto de ações, que surpreendem positivamente o paciente e os colaboradores, que fará com que mais pessoas indiquem sua instituição ou queiram fazer parte do corpo de funcionários.
Utilizar de processos automáticos também viabilizará uma visão, por parte do paciente, de maior modernidade da instituição, além de mostrar que a mesma se preocupa com o bem-estar de seus pacientes.
Tudo isso, por fim, agrega em profissionais de saúde e atendentes mais satisfeitos com o seu trabalho, e melhora a imagem da instituição para as pessoas de fora.
Conheça o CM Confirma para confirmação automática de consultas e exames
Quer usufruir de todos esses benefícios citados acima? Apresentamos o CM Confirma, nossa aplicação ideal para hospitais, clínicas e laboratórios que desejam reduzir consideravelmente os custos pelo não comparecimento de pacientes em agendamentos.
Somente no último trimestre, o CM Confirma aumentou em 60% a taxa de respostas de confirmação de consultas e exames de instituições de todo o Brasil!
Por meio dele, sua instituição poderá enviar mensagens de confirmação de procedimentos através de umas das principais redes sociais, tais quais Whatsapp, e-mail e SMS.
E para melhorar ainda mais, temos um portal exclusivo para acesso aos dados de envios de mensagens, as respostas obtidas, positivas e negativas, além de poder visualizar os status das marcações de forma individual.
Se interessou? Solicite agora uma demonstração clicando aqui!
Esperamos que tenhamos conseguido mostrar a você todos os benefícios da automatização de envios de confirmação de consultas e exames, que à princípio, pode parecer apenas uma ferramenta de otimização, mas no fundo, irá acarretar em diversas vantagens para a sua instituição.