Uma oportunidade de redução de custos dentro de uma instituição de saúde é com o agendamento de consultas e/ou exames. Ao longo do texto você entenderá como isso acontece.
Ainda mais em tempos econômicos difíceis como o atual em que o Brasil está passando, a oportunidade de reduzir custos é sempre muito bem-vinda, não é mesmo?
Te falarei como isso acontece e, porque você deve buscar soluções como essa para se destacar no setor de saúde. Além de representar um diferencial competitivo frente a sua concorrência.
Antes de falarmos sobre a Central de Marcação Online, trarei uma breve explicação sobre como funciona o agendamento de um procedimento na maioria das instituições de saúde brasileiras.
Atual panorama de agendamento de consultas
O agendamento de uma consulta, geralmente é feito via call center, área essencial para qualquer instituição que presta atendimentos.
Nosso intuito é auxiliar o call center para que ele funcione de maneira mais eficiente e produtiva trazendo mais retorno financeiro e eficiência nos processos.
Além do grande investimento financeiro, outro problema é o congestionamento das linhas nos horários de pico. Grande parte dos pacientes não conseguem marcar seus procedimentos, e isso faz com que a instituição perca cada vez mais “clientes”.
Esse paciente que não conseguiu agendar seu procedimento acaba agendando com outra instituição e se gostar, fideliza.
Muitas instituições acreditam que a única solução para resolver esse problema é aumentando a quantidade de atendentes dentro do call center. Essa estratégia consegue resolver o problema a curto prazo, mas acaba gerando um custo que as instituições dificilmente conseguem manter.
Uma prática comum no mercado (apesar de inadequada) é a marcação via pré-agendamento, como veremos no tópico seguinte.
Pré-agendamento
Pré-agendamento nada mais é que o preenchimento de um formulário onde o paciente manisfesta interesse em agendar um horário.
Não consideramos o pré-agendamento viável, por dois motivos:
- O paciente acaba desistindo de usá-lo quando descobre que alguém ainda terá que entrar em contato com ele para só então confirmar o agendamento;
- É necessário que a instituição mantenha um bom número de atendentes para responder e confirmar o agendamento.
Ou seja, pré-agendamento não é agendamento online, essas ferramentas são completamente diferentes.
Com o pré-agendamento o volume de marcações acaba sendo muito baixo pelos motivos supracitados.
Uma dúvida muito frequente entre os nossos clientes, era se a quantidade de agendamento de consultas e exames aumentaria com se fosse realizado online.
A resposta para essa pergunta é SIM!
No agendamento online, assim que o paciente for marcar a consulta, ele saberá se existem horários disponíveis e se seu procedimento está confirmado.
Agendamento de consultas online
O agendamento de consultas online é um passo necessário para as instituições que desejam:
- Propiciar um novo canal de agendamento de consultas e exames;
- Aumentar a rapidez e satisfação da marcação;
- Reduzir os custos com agendamento de consultas.
A redução de custos citada no título acontece por não haver mais a necessidade de alguém operar o sistema já que ele é 100% automatizado.
A Central de Marcação Online funciona 24 horas, dia 7 dias por semana e o paciente pode marcar sua consulta independente do horário comercial.
Para que você possa calcular o quanto você gasta por procedimento no seu call center, desenvolvemos uma calculadora. Basta preencher algumas informações e ela dirá o quanto em média você tem gasto com a equipe.
Acesse a nossa calculadora e descubra quanto você gasta em call center.
Uma estratégia que gera resultado, é combinar o agendamento online com a confirmação automática de consultas e exames.
Combinando o agendamento de consultas online e confirmação automática
O agendamento online tem trazido grandes resultados para os clientes que utilizam a nossa Central de Marcação Online(CMO). Entretanto, o desenvolvimento de um produto capaz de fazer a confirmação automática dos procedimentos ajudaria ainda mais a área do atendimento.
Então a CM decidiu dar mais esse passo e inovou outra vez criando o CM Confirma e atualmente já temos relatos de clientes que reduziram 34% do no show.
O grande diferencial da confirmação automática é que você não precisará de mais atendentes para realizar essa tarefa.
Todo call center apresenta problemas como:
- Acumulo de tarefas;
- Alta rotatividade da equipe;
- Alto nível de stress;
- Congestionamento das linhas telefônicas e outros.
Com a confirmação automática será possível agregar valor e evitar que o paciente falte aos procedimentos agendados. O mais interessante é que a plataforma é extremamente intuitiva com um layout amigável para gestores e pacientes.
Durante, e depois, da integração o sistema continua operando normalmente. Não sendo necessário que a equipe pare de trabalhar para que o sistema seja implantado.
Conclusão
O agendamento de consultas online é uma solução para as instituições que desejam ter ganho operacional e reduzir seus custos. Isso sem contar com o grande diferencial competitivo que o agendamento de consultas online proporciona já grande parte da concorrência pensa apenas em melhoras pontuais.
Combinando o agendamento online com a confirmação automática de procedimentos, o ganho para a instituição cresce de maneira catastrófica.
Ficou interessado em nossas soluções ou quer saber mais sobre a CM Tecnologia? Fale conosco, teremos o maior prazer em conversar com você.