Por vezes, as health techs são vistas como as salvadoras do setor de saúde mundial.
É inegável a força das empresas que investem esforços na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida.
Nessas horas, basta se lembrar do alcance de instituições como a Laura, robô nacional que detecta as informações do paciente a cada 3,8 segundos e gerencia continuamente o risco de infecções.
Junto dela, são milhares as iniciativas que compõem um segmento novo, dividido entre serviços de gestão, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças via tecnologia.
A proporção é tamanha que, somente nos últimos anos, o tema virou pauta de grandes veículos. Em 2019, revistas como a Forbes, Silicon Republic e Infinit Research o destacaram em diversos artigos.
Além de chamarem atenção para as mudanças provocadas no setor médico, todos os portais fizeram questão de elencar alguns nomes que estão elevando a saúde a outro patamar.
Pensando no seu conhecimento, fizemos um trabalho de curadoria nas principais pesquisas sobre health techs inovadoras e, abaixo, trazemos para você grandes marcas para ficar de olho atualmente.
Desta forma, elas são as responsáveis por modernizar ainda mais a relação entre unidades de saúde, assim como os pacientes!
5 health techs inovadoras para ficar de olho!
Dabadoc
Quando falamos de health techs inovadoras, é comum que se pense em projetos europeus ou norte-americanos. Empresas como a Dabadoc, mostram que outros continentes também estão atualizados em inovação na saúde.
Fundada em 2014 em solos africanos, tal iniciativa vem para conectar médicos e pacientes de regiões como Marrocos e Tunísia de forma prática. Na África, a Dabadoc é a primeira plataforma online para gerenciamento de consultas médicas.
Apesar disso, segundo a OMS, países africanos suportam 24% da carga global de doenças, as potencialidades da instituição se tornam ainda maiores.
Por meio do aplicativo é possível encontrar profissionais de saúde próximos, juntamente como consultar os comentários deixados lá. Depois, tudo ocorre tranquilamente: basta selecionar o médico e agendar seu procedimento!
Logo, ninguém precisa recorrer a pesquisas trabalhosas para descobrir quem poderá atendê-lo em determinada região.
Sky Labs
A Sky Labs, é responsável pelo Cart, um monitorador de frequência cardíaca (mais precisamente a arritmia).
Antes de falarmos de seu caráter inovador, é importante saber que a arritmia, mesmo sendo bastante comum, é uma característica de difícil detecção médica. Com isso em vista, o produto garante uma precisão de mais de 98%, tudo graças a uma espécie de anel que o paciente avaliado deve usar.
De forma geral, sua utilização permite que os profissionais de saúde detectem diversas nuances dos batimentos cardíacos, como sua frequência e alterações.
O interessante é que a peça é feita de um tipo de metal não alérgico, além de possuir uma bateria que dura 60 horas. Os dados são protegidos e podem ser acessados por computador ou celular. Incrível, não?
LunaPBC
No site da LunaPBC, da Califórnia, a companhia explica bem seu ramo de atuação: pesquisas em saúde por meio de dados dos pacientes.
Dessa forma, a empresa oferece uma plataforma onde as pessoas podem cadastrar seus dados, fornecê-los para pesquisas e, posteriormente, receberem por isso. Vale mencionar que a remuneração só vale para estadunidenses.
O objetivo tem sido, além de fomentar o mercado de pesquisas de saúde, incentivar os pacientes a compartilharem suas informações em prol do bem da comunidade médica.
Desde já, as apostas são grandes! Segundo PR Newswire, novos investidores têm entrado em cena para impulsionar a plataforma de dados. Em maio de 2019, a instituição até chegou a anunciar o fechamento de US$ 4,6 milhões em novos financiamentos, algo que elevou o total da empresa para US $ 7,6 milhões.
AiCure
Outra grande apontada por alguns veículos é a AiCure, que também investe em Inteligência Artificial para melhorar o atendimento do paciente.
Por exemplo, em um aplicativo, o software recolhe dados corporais dos pacientes para que as instituições entendam como diferentes públicos reagem a tratamentos e doenças específicas.
Tomando por ponto de partida a expressividade dos sujeitos, ele vê, ouve e detecta sinais de como as pessoas reagem a determinado procedimento — e, com isso, compara os dados filtrados aos demais.
No fim, os profissionais da saúde conseguem visualizar, de forma clara, detalhes como as reações ao gosto de um medicamento e seus impactos nos cinco sentidos do paciente.
Memed
Imagine a seguinte possibilidade: em vez de quebrar a cabeça prescrevendo medicamentos toda vez, um médico consegue acessar um banco virtual com mais de 60 mil apresentações detalhadas de fármacos e substâncias. Imaginou? É o que a empresa brasileira Memed permite!
Fundada em 2012 e com um público com mais de 50.000 pessoas, a companhia oferece uma plataforma que permite prescrições mais ágeis e inteligentes a profissionais de saúde. Para utilizá-la, basta que o médico a acesse pelo celular e prescreva tudo digitalmente, com informações atualizadas em tempo real. A melhor parte: o documento é enviado por SMS!
Por exemplo, é possível acessar o histórico com os medicamentos, bem como orientações e solicitações anteriores. Além de editar ou reimprimir uma prescrição feita, tornando o tempo se torna mais otimizado.
Para o paciente, há a vantagem de, por receber as prescrições via smartphone, ter tudo seguro — e sem chances de se perder.
Por último, você conhecia os nomes citados acima? Na sua visão, que outras empresas têm mudado o setor de saúde mundialmente? Conte para a gente! Vamos adorar saber.