Se você atua na gestão em saúde e nunca se deparou com problemas relacionados às glosas hospitalares, é provável que seja uma grande exceção. Isso porque o tema é uma das maiores dores de cabeça de quem está envolvido com hospitais, laboratórios e clínicas — e com razão. Afinal, o não pagamento por parte das operadoras de saúde ainda segue sendo um grande desafio para quem trabalha no atendimento aos pacientes.
Na maior parte das vezes, tais inconformidades de pagamentos, cobranças inadequadas e o cancelamento da remuneração por parte das operadores costumam ocorrer por meras falhas na comunicação com o hospital. Também é comum que, no momento de preencher as guias, por exemplo, as atendentes digitem o documento do paciente de forma errada ou confundam os valores cobrados por um exame, inserindo o errado.
Assim, estar atento ao modo como os procedimentos são registrados é fundamental para evitar mais um peso no bolso da sua instituição. Mas, afinal, o que ter em mente para evitar as glosas hospitalares? Quais cuidados são necessários para reduzir sua ocorrência no dia a dia institucional? É sobre isso que falaremos hoje.
Entenda como evitar glosas hospitalares em 3 dicas
Capacite seus colaboradores
Mais do que recorrer a sistemas de conferência, é importante ter funcionários capacitados para dar adeus aos faturamentos não recebidos. Portanto, se certifique de que os colaboradores que faturem os procedimentos médicos conhecem os preços, orçamentos e relatórios de variadas atividades de saúde. Treinamentos constantes significam, no fim das contas, serviços muito melhor executados!
Junto de atividades de capacitação profissional, vale realizar auditorias frequentes para verificar os processos internos e prontuários médicos, conferindo se os valores orçados estão em conformidade com os procedimentos efetuados. Dessa forma, o acompanhamento é regular e o controle das glosas mais eficaz.
Aposte no prontuário eletrônico
O prontuário eletrônico é um grande aliado quando o assunto são as glosas. Isso porque, hoje, boa parte dos problemas de faturamento acontece devido à descrição incorreta dos procedimentos, erros de anotação ou grafias ilegíveis. Sem contar que preencher tudo de maneira manual é muito mais trabalhoso para quem realiza essa função.
O modelo eletrônico, por sua vez, reconhece possíveis erros automaticamente quando configurado para tal, além de permitir que qualquer um de seus colaboradores acesse o histórico dos pacientes. Como resultado, você tem não só menos falhas (que se materializam em procedimentos não identificados), mas exames e medicamentos padronizados — que, inclusive, podem ser acessados em qualquer dispositivo e lugar.
Invista em softwares específicos para isso
Assim como os prontuários eletrônicos, há uma série de outras ferramentas por aí focadas em combater as glosas. Softwares de gestão médica como o nosso verificador automatizado de elegibilidade e autorização de convênios, por exemplo, podem ser uma ótima pedida para mandar para longe os pagamentos incorretos de procedimentos médicos.
No caso da nossa solução, fica muito mais fácil controlar os exames e consultas registrados no ERP da sua instituição. Isso porque, por meio de uma interface unificada, seus atendentes conseguem verificar automaticamente a elegibilidade do paciente e a autorização do seu exame/procedimento. Ou seja: ainda há o plus que é reduzir o tempo preenchendo guias de forma manual no dia a dia.
Trata-se de uma aplicação de grande capacidade de armazenamento, que organiza um histórico com todas as validações prévias de procedimentos liberados por cada operadora. Assim, forma um conjunto de dados que contribuirão para a tomada de decisões futuras. Essa conferência eletrônica permite maior atenção com a prescrição de procedimentos críticos e, desta maneira, reduz as incorreções de faturamento.
E então, nossas dicas para evitar glosas foram úteis? Para mais textos sobre gestão em saúde, acesse nosso blog!