Quem trabalha com atendimento ao público na área da saúde sabe que a qualidade dos serviços prestados geralmente é baseada no engajamento e nos esforços pessoais da equipe de funcionários. E as clínicas de exames não ficam de fora desse contexto, sendo, portanto, imprescindível contar com uma equipe motivada, bem treinada e capaz de realizar produtivamente seu trabalho. Mas não sabe ao certo como motivar sua equipe? Pois nós podemos ajudar nessa tarefa! Então confira agora mesmo algumas dicas valiosas:
Garanta a produtividade dos processos
O primeiro segredo para contar com uma equipe de atendimento realmente motivada está em oferecer aos colaboradores as ferramentas necessárias para que eles realizem um bom trabalho. Afinal de contas, não faz sentido esperar produtividade e qualidade no atendimento se seus funcionários não têm computadores que funcionam adequadamente ou se a quantidade de funcionários não é o suficiente para atender à demanda da clínica, por exemplo. Então trate de oferecer à equipe os mecanismos essenciais para que se possa desempenhar um bom trabalho.
Ofereça treinamento a seus funcionários
Procure oferecer treinamentos, palestras, oficinas e workshops sobre os mais diversos temas a seus funcionários. Acredite: investir nos recursos humanos de sua clínica faz com que os colaboradores se sintam reconhecidos, motivando-os para o trabalho. Isso sem contar que esse tipo de iniciativa ainda aprimora seu conhecimento, o que só agrega mais valor aos serviços prestados na clínica.
Ensine técnicas de motivação a líderes
Os líderes das equipes devem ser plenamente capazes de disseminar a cultura de motivação entre seus colegas de trabalho. Como fazer isso? Treinando-os para gerenciar melhor suas equipes, saber delegar tarefas, medir resultados e fornecer os feedbacks adequados aos colaboradores.
Estabeleça métodos de reconhecimento
Sua clínica conta com algum tipo de tática de medição da qualidade de atendimento, como avaliação dos clientes ou caixas de sugestões e críticas, por exemplo? Pois é essencial implantar esses métodos para então poder estabelecer programas motivacionais, como premiações, brindes e planos de progressão de carreira para funcionários que atingirem suas metas.
Ofereça feedbacks a seus funcionários
Não adianta cobrar resultados sem fornecer a seus funcionários críticas e sugestões construtivas sobre como eles podem melhorar sua performance. Então ofereça a eles feedbacks constantes sobre a qualidade de seu trabalho, quais aspectos precisam ser aprimorados e como chegar nesse ponto de excelência na prestação de serviços. Afinal de contas, com um pouco de orientação tudo fica muito mais fácil, não é mesmo?
Estimule o clima de integração e coleguismo
Está mais que comprovado que equipes de atendimento que perpetuam rodas de fofoca, revanchismo, competitividade e clima de individualismo são as menos produtivas. E nesse contexto consequentemente há uma maior rotatividade de empregados e insatisfação. Procure evitar isso em sua clínica ao incentivar ações conjuntas, em benefício do bem-estar de toda a equipe.
Celebre cada vitória de sua equipe
Sua equipe bateu uma meta, conseguiu boas críticas e avaliações do público ou teve o trabalho reconhecido por outros profissionais? Que tal celebrar essas vitórias? Assim, por menor que a conquista realmente seja, demonstre aos colaboradores que seu bom trabalho não passa despercebido e será reconhecido.
Crie um ambiente de trabalho agradável
Aproveite também para criar um ambiente de trabalho agradável, investindo na qualidade do dia a dia de sua equipe. Você pode, por exemplo, providenciar cadeiras ergonômicas confortáveis e adequadas para o trabalho, implementar pausas programadas de descanso, oferecer um lanchinho de qualidade para a equipe e proporcionar um ambiente com temperatura agradável, dentre outras tantas medidas possíveis. Nessa hora também faz bem ouvir as reivindicações de seus funcionários, dando prioridade ao que mais os incomoda.
Você vai ver como, com essas dicas em mãos, ficará muito mais fácil aumentar a produtividade em sua clínica de exames. Ainda tem dúvidas ou quer acrescentar outras sugestões sobre como motivar sua equipe de atendimento? Comente aqui e as compartilhe conosco!